sábado, 22 de fevereiro de 2014

O VERDADEIRO NOME DO ALTÍSSIMO YAHWEH


"Rendei graças ao Senhor Yaweh, invocai o seu nome..." - "Gloriai-vos no seu santo nome..." ICr.16:8,9



O ponto crucial neste estudo não está apenas na forma (desenho) da letra hebraica, e sim no som da palavra. Digamos que você se chama Mário, mora no Brasil e seu pai se chama Onofre. Você vai trabalhar num outro país distante e de uma língua  completamente diferente do nosso português.Você se casa por lá, gera filhos e após mais de 40 anos, já aposentado, resolve vir passear no Brasil. Seus filhos não conhecem a nossa língua, passam a chamar eu pai de "Ostorvôfre" (misturando e trocando palavras do nome e parentesco -avô-) e você não chama a atenção "dos meninos". Como você acha que seu pai se sentiria, ao ouvir seu nome pronunciado por um som cacófano? (desagradável de ser ouvido). Ainda que seu pai fosse passear no país em que voces estão morando, o nome dele não deveria ser mudado.

Seus filhos (netos de seu pai) é que deveriam aprender a pronunciar o som correto do nome dele, e para isso teria de ser feito uma transliteração da escrita da sua lingua - Ô-NÓ-FRE - Apenas como exemplo.

Ora, considerando que a língua usada no Jardim do Èden foi o hebraico arcaico (antigo) e que os mandamentos dados a Moisés e escritos em tábuas de pedra também o eram, devemos concluir que tanto as letras como a pronúncia (o som original) do TETRAGRAMA inefável, as 4 (quatro) letras do NOME do Altíssimo não poderiam ser mudadas. Contudo, qualquer estudante de primeiro ano de Teologia sabe que o nome de Yahu'l está mudado em nossas Bíblias.


Já agora entramos num tema de grande magnitude espiritual, pois vamos aprender juntos como invocar corretamente em nossas orações o nome real do Criador (como os Patriarcas e Profetas o pronunciavam) Então, descobriremos com espanto que nossas orações estão sendo ouvidas quase que instanteneamente e á princípio ficaremos um pouco confusos.

Os fatos que passam a ocorrer em nossas vidas, em nosso dia-a-dia, mostrarão que estamos debaixo da onipotente proteção do Criador Eterno.

O que é um nome?

 Um nome é um conjunto de sons (os fonemas) e estes sons, ou fonemas, podem ser representados por diferentes caracteres (em qualquer edioma) desde que tais sons não soframalteração de um edioma para outro ( do hebraico para o inglês; do hebraico para português; do hebraico para chinês...).
O processo de transpor som a som de um edioma para outro chama-se transliteração. Os nomes próprios não podem ser Traduzidos e devem ser transliterados: O NOME do TETRAGRAMA; O NOME do filho unigênito do Altíssimo; de Jerusalém; dos Patriarcas e Profetas bíblicos; das mulheres citadas na Bíblia; dos Apóstolos...

O que é importante sabermos é que: independente destas duas formas de escritas, mesmo com o passar dos séculos, o nome do Altíssimo Todo-Poderoso Criador, no TETRAGRAMA sempre foi pronunciado com o som idêntico do NOME.

Ocorre que com o passar dos séculos os massoretas (escribas judeus)compreenderam que como no idioma hebraico não havia vogais (a-e-i-o-u) eles criaram os sinais massoréticos que serviriam para produzir o som correto.

Mas então... para que o NOME do Altíssimo não fosse blasfemado entre os gentios, os escribas passaram a escrever (e pronunciar o som) do TETRAGRAMA de diversas formas, até que o nome de D'us, o verdadeiro NOME do Altíssimo só fosse conhecido por alguns previlegiados catedráticos em Teologia, e infelizmente até mesmo por Ordens e Associações Fraternais Secretas.

 Esta é a triste realidade. Nós, os cristãos evangélicos que amamos a Bíblia, não temos nas Escrituras Sagradas o NOME correto do TETRAGRAMA e nem o NOME correto de nosso manso e misericordioso Salvador. Os irmãos notaram que escreví D'us, e não Deus no texto em vermelho? Pois bem, é assim que nossos irmãos judeus escrevem. Eles sabem que se trata do TETRAGRAMA e mesmo, apesar de não ser o nome de Deus (TETRAGRAMA) eles não pronunciam nem escrevem a palavra completa.



OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: São inúmeras as profecias na Bíblia já cumpridas fiel e literalmente sobre o NOME de Deus que seria "...profanado entre as nações..." mas basta lêr Ezequiel 36, dos versos 20 até 23 - Leia e comprove.

No próximo estudo daremos a conhecer a pronúncia correta do TETRAGRAMA inefável. Vejam no quadro acima, à direita, a transliteração correta (escrita em azul)do NOME do Pai e do filho. (Leman Cereja Garcia Fonseca)

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente, o sistema religioso governado por satanás é perverso, quanto menos pessoas invocar o nome de YHWH (yahu) será salvo e o império mundial de religiões falsas estão ai pra isso a serviço do deus desse mundo.

    ResponderExcluir

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...