sábado, 4 de maio de 2013

Relações diretas entre as igrejas locais


Leia: 1Pedro 5:2/Base Bíblica: Atos 15; 2Coríntios 8

Objetivo da lição: O estudante desta lição conhecerá o tipo de relacionamentos que existiam entre as congregações no primeiro século e que eram aprovados tanto pelo Eterno como por Seu filho Yeshua.

1) Relações diretas entre as igrejas locais era uma proposição limitada no Novo Testamento. Em uma ocasião (Atos 15) os irmãos de Antioquia vieram a Jerusalém para certificarem-se de que a igreja de Jerusalém não se punha entre eles e a revelação do Eterno. Outro caso envolvia diversas congregações, cada uma escolhendo seu próprio mensageiro e enviando auxílio aos santos de Jerusalém porque eram objeto de caridade (2 Coríntios 8).

Relações indiretas entre congregações envolviam congregações enviando salários ao mesmo pregador quando ele trabalhava em outra cidade (2Coríntios 11:8). Também cada congregação tinha que obedecer aos ensinamentos dos apóstolos (1Coríntios 4:17; 7:17). Congregações eram usadas como exemplos de generosidade (2Coríntios 8);  de fé (1 Tessalonicenses 1);  e de infidelidade (Apocalipse 3). Elas saudavam umas às outras (Romanos 16; 1 Coríntios 16) e Paulo orava por todas elas. O homem moderno fica estarrecido por ter havido um contato tão pobre entre as congregações em vista da tarefa que estava diante delas. Os apóstolos eram pobres, as igrejas que eles tinham que estabelecer seriam pobres também. Como puderam eles pregar o evangelho a todo o mundo?



2) Primeiro, os apóstolos estavam prontos a dar a cada homem uma resposta pela esperança que havia neles (1Pedro 3:15). Segundo, os primitivos convertidos eram zelosos como os apóstolos, pois eles "iam por toda parte pregando a palavra" (Atos 8). Esta era uma busca séria por almas. Como estes professores trabalhavam cada dia, publicamente e de casa em casa! Em terceiro lugar, havia congregações locais envolvidas em espalhar a palavra: leia 1Tessalonicenses 1:8. Fica-se surpreso ao saber que não havia sociedades missionárias ou congregações patrocinadoras para ajudar na obra. Não havia conferências estaduais da juventude ou retiros para discípulos, nenhum evento esportivo regional para congregações, etc. Certamente, na mente de muitas pessoas verdadeiramente comprometidas de hoje, todos estes programas deveriam estar funcionando, por achá-los imprescindíveis. Esta simplicidade não era acidental. Hebreus 7:14 assume que conhecemos a regra que estabelece as fronteiras do Eterno. Ele diz que os homens da tribo de Judá não podiam ser sacerdotes. YHWH nomeou especialmente os filhos de Arão para serem sacerdotes. Seu mandamento específico tinha um efeito limitado. Exatamente assim, a autoridade dos presbíteros é confinada a cada rebanho, pela mesma regra. "Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós" (1Pedro 5:2). A centralização da obra das congregações estava fora da autorização dada pelo Eterno.


3) Estas congregações cooperavam? Naturalmente. Cada congregação (e discípulo) estava trabalhando com a mesma tarefa todo o tempo: pregar o evangelho ao mundo. O mundo estava em toda a parte, e cada criatura era o alvo. Cada congregação estava trabalhando no mesmo projeto - "todos" - todo o tempo. Cada congregação, cada irmão ou irmã, e cada pregador, estava levando a palavra do Eterno ao mundo. Isso era cooperação, na maneira bíblica. Uma congregação era tida como fiel, dependendo de sua relação com o Eterno, mesmo se ela não soubesse da existência de nenhuma outra congregação no mundo.

Os dois exemplos no Novo Testamento de congregações sustentando pregadores não envolvem nenhum contato entre as congregações: leia 2Coríntios 11:8 e Filipenses 4:15-16. Estes eventos ocorreram em ocasiões diferentes. Isto é visto pela diferença em: a linguagem, "congregações" contra "somente vós"; o lugar, "Corinto" contra "Tessalônica"; e o tempo, "no início do evangelho" contra o fim, em "Corinto”. Isto significa que o exemplo de sustentar pregadores sempre foi direto, era cuidar de suas necessidades, era apreciado e relatado pelo pregador, e também ajudava o doador tanto quanto aquele que recebia. Este modelo responde às necessidades da pregação sustentada pela congregação e não levanta nenhum problema para o futuro.


4) A verdadeira independência era a razão de haver tão poucos contatos entre as congregações. Cada congregação ficava na mesma relação de igualdade com a grande missão como qualquer outra congregação. Cada congregação planejava seu próprio trabalho, para ser financiado pelo seu próprio dinheiro. As Escrituras são notavelmente silenciosas com respeito a qualquer congregação fazendo planos para gastar fundos de outra congregação, a não ser que isso fosse para o bem da obra. Tal planejamento teria enchido o Novo Testamento com mapas de organização e regulamentos.

O presidente de uma companhia de seguros disse ao seu pessoal que os seus 100.000.000 de clientes tinham comprado suas apólices individualmente uma por uma. Isto ilustra para nós que ensinamento, e não grandes organizações, é a chave do crescimento. É, também, eminentemente de acordo com as Escrituras.


A simplicidade do modelo do Eterno!  Cada congregação local sendo cuidada por seus próprios presbíteros (1Pedro 5:2). Cada congregação sustentando pregadores de sua própria escolha, com a aprovação do espírito de YHWH. Cada congregação cuidando de seus próprios necessitados, com seus próprios servos. Eficaz? O mundo ouviria o evangelho em uma única geração (Colossenses 1:23).

As congregações do Novo Testamento – Erigidas sobre Pedra Angular, sobre o Senhor Yeshua sem criar denominações àquilo que o próprio Eterno não denominou.


5) A congregação que Yeshua estabeleceu era universal, abrangendo todos os que serão salvos (Atos 2:47). Todos os futuros salvos numa certa comunidade eram a congregação local naquela comunidade. A nível local, elas eram organizadas para adoração e trabalho sob o comando de presbíteros (Atos 14:23). Esta era a única organização que Yeshua deu à sua congregação. Ele era e é a única cabeça da congregação universal e a única cabeça de cada congregação local.><><><><><><><><><><><><><><><>
Escola do Ministério
Congregação Unitarista em Ferraz de Vasconcelos – SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...