As árvores têm a capacidade inata de contornar os desafios. Por exemplo, se alguém ergue uma parede de concreto ao lado de uma árvore, o tronco da árvore e seus galhos crescerão em torno dela. Em terreno rochoso, as raízes das árvores sempre encontrarão seus caminhos para a água. Quando as raízes atingem rochas no solo, elas vão ao redor delas para chegar à água. Árvores têm uma bússula inerente para encontrar o que precisam, e são capazes de contornar e ultrapassar os obstáculos. A menos que sejam colocadas restrições extremas sobre o crescimento da árvore, ela se expandirá e crescerá.
As pessoas também têm um código arraigado para crescer, embora deva ser conscientemente nutrido. Nosso trabalho como pais e educadores é facilitar o crescimento - crescimento externo e para cima - de nossos filhos (e não cortar suas asas). Desafios são realmente saudáveis para o crescimento humano. As crianças precisam ser desafiadas em sua educação a fim de transbordar para fora o melhor delas. A capacidade de contornar e atravessar obstáculos é uma qualidade de adultos bem sucedidos, muito mais do que inteligência ou habilidades.
Uma azeitona não produz óleo até que você a pressione. Coisas como pressão, prazos e concorrência ajudam as pessoas a crescer. Se você não tiver a pressão, você nunca experimentará o verdadeiro crescimento. Uma pessoa que não é desafiada não tem necessidade de cavar mais fundo - ela se contentará com a mediocridade.
Desafio revelam para fora as forças mais profundas dentro de uma pessoa.