segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

O diaconato à luz do Novo Testamento:Eles nem sabem o que seja ser um diácono.


''Sei que o diaconato é uma ordenança divina, mas hoje, quando se fala nesse cargo a maioria das pessoas só pensa em alguém para cuidar da ordem dos cultos.”
Origem
No Novo Testamento os diáconos apareceram pela primeira vez na igreja de Jerusalém. Conforme vemos em Atos 6:1-6, as viúvas helenistas estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Uma murmuração começou a surgir. Fazia-se necessário tomar prontas medidas para restaurar a paz e a harmonia entre os cristãos.Foi então surgiu um método pelo qual os apóstolos poderiam ficar isentos da tarefa de repartir com os pobres ou tarefas similares, pois deviam ser deixados livres para pregar a Cristo.” Assim surgiu o ofício cristão do diaconato. “Sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria”, foram escolhidos para auxiliarem os apóstolos. A decisão agradou a igreja. Após a imposição das mãos, saíram eles para cumprir sua função. Sabemos que fizeram um bom trabalho pelos resultados que se seguiram: “crescia a palavra de Deus e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos, também muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé” (Atos 6:7).
O termo no Novo Testamento
Em Atos 6:2 lemos: “Então os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas”. Aqui encontramos a palavra diakonein que significa “servir”, particularmente “servir as mesas”. Este é o significado original da palavra “diácono”, embora a própria palavra não seja aqui usada. O conceito de servir expresso por esta palavra é bastante esclarecedor. Representa um serviço feito em genuíno amor, uma atividade significativa para a edificação da comunidade.
E esses oficiais atendiam as necessidades individuais dos membros bem como os interesses financeiros da igreja. Sua atuação foi muito importante para manter a igreja unida. As igrejas primitivas eram sociedades de caridade, tomando conta das viúvas e órfãos, dispensando hospitalidade aos estrangeiros e aliviando as necessidades dos pobres. A tarefa dos diáconos era atender as necessidades dos pobres e dos doentes. E infelizmente não é isso que estamos vendo nas igrejas atuais.
O objetivo claro na eleição dos primeiros sete diáconos foi a promoção do bem-estar dos que faziam parte da igreja. Os membros precisavam e ainda precisam saber que são amados e apreciados de uma maneira real. Necessitam ser atendidos em suas necessidades básicas de alimento, vestuário e moradia. Algumas vezes necessitam instrução e encorajamento. Os diáconos nisto podem prestar excelente serviço.
(Extraido do site Equipe Biblia.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...