segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Aprendendo com a história: Bendizer segundo os custumes Judaicos.


Para os judeus, o dia é repleto de orações e bênçãos - berachot, em hebraico. Ao acordar, começam o dia abençoando a D'us por nos ter devolvido a alma, após o intervalo do sono; e o terminamos, à noite, agradecendo-Lhe por todos os atos de bondade que recebemos durante o dia. Em outras palavras, há bênçãos para cada um dos eventos e ocasiões do ciclo da vida judaica. Há berachot específicas para as cerimônias religiosas, casamentos, Brit Milot - circuncisões, Pidyon Haben - resgate dos primogênitos, ou para o Kidush e as festas judaicas.
Além dessas, Os sábios Judeus instituíram diversas outras bênçãos de louvor ao Eterno, de acordo com as diferentes situações em que se encontram, e estas se dividem em três categorias. Uma destas compreende aquelas bênçãos que é proferido antes de realizar qualquer mitzvá, como por exemplo, ao colocar o Talit e o Tefilin, ou antes de acender as velas de Shabat ou Chanucá, antes de comer Matsá, de ouvir o Shofar ou de sentar na Sucá, para citar algumas. Outra categoria é a das bênçãos que proferem antes de ingerir qualquer alimento ou bebida, ou de cheirar alguma fragrância agradável. Há, também, as de louvor, instituídas especificamente para louvar e agradecer o Eterno em todas as situações. Nesta categoria incluem-se a maioria das bênçãos proferidas nas orações e, também, aquelas que são recitadas quando testemunhamos fenômenos naturais, como os raios e trovões, o arco-íris, a lua nova, ou ao completar o ciclo do sol, entre outras.
De modo geral, cada bênção interliga e conecta o homem com seu Criador. Quando proferimos uma delas, segunda a lei Judaica ,na realidade estamos reconhecendo e testemunhando que D'us é o Criador do Universo. Através das berachot, agradecemos por Ele prover todas as nossas necessidades e fornecer nosso sustento. Louvamos, também, a magnitude de Suas obras e admitimos que Ele é a Fonte de todos os acontecimentos naturais.
Fonte extraida:MORACHÀ-Rabino Avraham Cohen é rabino da Sinagoga Beit Yaacov

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...