domingo, 27 de julho de 2014

Tema de hoje: Heresias, o que é afinal?

O que se entende como uma heresia?

Parece-me importante saber definir este termo para poder entender quanto mau e prejudicial pode chegar a ser a existência desse tipo de manifestações dentro de uma comunidade especial como é uma congregação local. Heresia segundo o site WIKIPEDIA é: Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema religioso que pressuponha um sistema doutrinal organizado, ortodoxo. Podemos entender então que “uma heresia” são todos os desvios que em matéria de doutrina ou fé se manifestam dentro de um determinado grupo, geralmente religioso. Quando alguém muda, desvirtua, ou perverte os princípios e bases originais de crença do mesmo. Por tanto não podemos ver como heresia os ensinos contrários que podem surgir em outros grupos alheios àquele de que se está falando.

     Temos de recordar que a congregação, aquela que Yahushua, o Mashiach, reformulou e estabeleceu por meio de seu santo sacrifício no madeiro, desde o tempo em que foi restabelecida tem uma estrutura doutrinal bem definida. O Mashiach mesmo deu esses ensinos aos seus seguidores que se encarregaram de os propagarem entre todos os novos discípulos, à medida que esses iam ingressando ao grupo de convertidos (as congregações locais). Esses ensinos em conjunto formaram a base doutrinal desse grupo de escolhidos. Quando as congregações se espalharam e se estenderam por muitas partes do mundo antigo os convertidos levaram a doutrina que haviam recebido para continuar a obra do Mashiach (Atos 8:4); eles levaram sempre a mesma doutrina que haviam recebido, como o Mashiach havia indicado (1Coríntios 11:23; 15:1-3). Foi somente após algum tempo que começaram a aparecer ensinos diferentes, contrários a doutrina original aparecendo assim um evangelho pervertido. Ao conhecer a definição acima alguém poderia pensar: Mas é possível que em uma instituição de origem divina como as congregações de UL poderia haver esse tipo de problemas? Mas sim, isso é assim. Mas seria então essa a verdadeira congregação? Na verdade, para muitas pessoas, quando veem que algum dos pregadores da congregação caem em um erro pensam logo que “essa não pode ser a congregação verdadeira”. Porque X ou Y não falam de acordo ou não estão nessa verdade. Mas é bom que todo aquele que estuda ou lê a Palavra de Elohim leve em conta o que esta nos diz e adverte, para que com entendimento possa discernir o que vê.

Uma advertência muito importante do Mashiach   


  O Mashiach Yahushua, em uma ocasião deu este ensino aos seus seguidores, por meio de uma parábola, aquela conhecida como a parábola do Joio (Mateus 13: 24-30). Nela o Messias disse que esse reino “é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo”. Na parábola está fazendo alusão a obra que Ele estava fazendo entre os homens (Mateus 13:36-38). Essa obra que traria como resultado a aparição dos “filhos do reino”. Porém depois que esse homem havia semeado a boa semente, seus servos dormiram e “um inimigo veio e semeou a má semente nesse mesmo campo”. Na explicação que o Mashiach deu acerca de seu ensino ele nos disse: o joio é o produto dessa má semente [o contrário da boa semente semeada por ele], o joio é uma semente ou ensino que trás como resultado uma conduta equivocada entre os homens, a conduta do pecado e da maldade. (Mateus13:41). A parábola também diz que os servos do homem que semeou a boa semente lhe perguntaram se deviam arrancar da terra a erva produzida pela má semente, mas ele disse que não o fizessem, mas que deixassem crescer juntamente com a boa até o fim dos tempos, quando chegar o tempo da colheita. Com isto o Mashiach estava ensinando aos seus discípulos a realidade que eles haviam de ver no mundo em tempos posteriores. O que também os ensinaria em outra ocasião. No capítulo 24 de Mateus, quando lhe perguntaram a cerca dos sinais que ele lhes poderia dar sobre o tempo de seu retorno a Terra, lhes disse que tivessem muito cuidado porque se levantariam muitos falsos profetas (Mateus 24:4-5,11,23,24). Esses falsos profetas ou pregadores, não somente enganariam as pessoas do mundo [os do mundo já vivem em engano], mas também os escolhidos seriam o alvo do diabo, quer dizer, a Israel de YHWH. Esses que receberiam a palavra do engano são representados como o joio da parábola anteriormente citada.

     Porém o engano e os enganadores não podem ser evitados, é necessário que estejam aqui, porque assim como diz a parábola, se fossemos retirar o joio poderíamos danificar a boa semente, entendemos que na parábola o joio tem certa utilidade. O ministro Paulo disse alguns anos mais tarde: “E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós”. [1Coríntios 11:19].

A aparição da doutrina falsa ou joio    


      Nos dias do ministro Paulo já havia esse tipo de problema nas congregações locais e com certeza eram aquelas as verdadeiras congregações de UL. O ministro nos garante através de seus escritos que apesar de todos os problemas que apresentasse alguma congregação, a de Corinto em particular, essa era também parte da Israel de YHWH. Existia entre eles alguns problemas de divórcio, poderia haver também algum quanto a maneira de crer, um assunto de fé. Porém isso não fazia com que essa não fosse uma congregação verdadeira, porque para ela ele estava escrevendo sua carta, para que aquelas diferenças fossem corrigidas. E se não se corrigissem seriam tidos como joio. O mesmo ministro advertiu também aos discípulos sobre essa realidade. Em sua dissertação do capítulo 20 do livro dos Atos dos apóstolos, onde exortando a um grupo de presbíteros, lhes admoestou que tivessem cuidado com a doutrina que ensinavam, porque logo se infiltrariam entre eles homens perversos, e dentre eles mesmos se levantariam alguns que ensinariam doutrinas contrárias, para levar os discípulos para fora da congregação (Atos 20: 28-31). Era importante que os irmãos estivessem prevenidos contra tais riscos? É óbvio que sim, pois tanto o Mashiach como o ministro Paulo e também Pedro e João o dizem.        

Algumas heresias nos tempos apostólicos


    Nos dias dos apóstolos existiram heresias as quais eles tiveram que combater para evitar que se propagassem e colocaram-se a evitar que o mal se espalhasse. O caso que ocorreu na Galácia e em alguns outros lugares foi a pretensão de alguns “irmãos” judeus que queriam que os não judeus fossem circuncidados, para que pudessem ser reconhecidos dentro da comunidade dos salvos (Atos 15:1). Paulo lutou arduamente conta essa heresia ensinando nas congregações que esse rito não poderia ser parte das práticas do convertido, pois é contrário a realidade do caminho (Gálatas 5:1-5).   

     Outra heresia que Paulo combateu foi “o caso da ressurreição”. Alguns “irmãos” andavam ensinando que: “a ressurreição já ocorrera, e que o convertido já não tinha que esperar uma ressurreição do corpo [eles entendiam a ressurreição num sentido espiritual] (1Timóteo 1:19,20; 2Timóteo 2:16-18). Também existiram outros desvios, como o caso que menciona o apóstolo João: “alguns ensinavam que a presença do Mashiach na terra não havia sido em carne”. Quer dizer, que o Mashiach de UL não tinha nascido como homem, como ser humano. Aquela velha doutrina praticada por gente que antes havia seguido filosofias dos gregos, que cria que o Mashiach de UL somente aparentava ser um homem, porem na realidade não o era. Podemos dizer que ainda hoje perdura alguma coisa dessa crença, quando alguns creem e pregam que Yahushua além de ser homem também era um deus ou ainda o próprio deus. O apóstolo João disse que esse ensino é do espírito do anticristo (1João 4:1-4). João disse que devemos provar os espíritos se são de UL ou não.

     Estas foram algumas das manifestações das heresias daqueles dias. Porém não as únicas, no capítulo 2 de Apocalipse se fala de um terrível mal que começou a aparecer nos tempos finais daquele século: 1) A contaminação dos irmãos com os ídolos (Apocalipse 2:14,20). Desta doutrina hoje está refém a cristandade, com sua ampla gama de celebrações pagãs com uma tênue casca de biblicismo, as que se praticam continuamente de forma generalizada são os resultado da obra da Jezabel mencionada na mensagem do apocalipse para aqueles dias, porém também para os dias de hoje, pois o perigo de contaminação segue presente. Muitos dos ídolos antigos seguem sendo honrados pela cristandade, através de festividades, e quando não há firmeza de fé, acabam sendo consumidos sem cuidado algum. Um grande exemplo disso é a festa pagã do natal. 2) Nicolaitismo.

Há Heresias também em nossos dias?


    A resposta do Mashiach a essa pergunta de seus discípulos em Mateus 24 inclui também o tempo do fim. Porque a heresia não foi só o que se viu naqueles dias quando os apóstolos “já haviam partido” (Atos 20:29), se não também as que viriam nos dias anteriores ao regresso do Messias. Naqueles dias ouve apenas alguns brotos de doutrinas falsas, como advertiu o ministro Paulo: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça do Messias para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho do Messias” [Gálatas 1:6,7]. Porém ali mesmo o ministro fez uma advertência muito importante para os verdadeiros discípulos: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. [Gálatas 1:8]. O verdadeiro seguidor do Mashiach há de fechar seus olhos aos ensinos contrários aos da Palavra de YHWH.

     Mas o aparecimento de crenças heréticas não significa que as congregações autênticas permaneçam indiferentes, que suportem, apoiem ou consintam em seu ceio a existência dessas crenças contrárias e equivocadas. Mas deve sim demonstrá-las como erro, corrigi-las e apartar-se daqueles que caem em erro. Quem for surpreendido por esses falsos mestres deve reconhecer seu erro e corrigir-se, pois se não o faz se verá fora da Israel de YHWH, ele o retirará de entre os seus. Hoje em dia, os filhos do reino devem se identificar plenamente com a verdade e não confundir-se com os filhos do mal, de outra maneira o Mashiach não haveria feito advertência nenhuma. Ele disse que aqueles que são fruto do mau ensino são filhos do mal.
    
 Hoje parece que o inimigo está muito ocupado em fazer que essa má semente brote dentro das congregações locais (1Pedro 5:8). Que os discípulos verdadeiros se veem cercados por práticas e crenças que os desviam para o pecado, a levar uma vida de libertinagem ou carnalidade, contraria a vontade de UL (Romanos 8:5-8). O ministro Paulo disse que “tendo aparência de piedade”, levariam uma vida cheia de pecado e impiedade (2Timóteo 3:5); homens que seguindo o espírito do erro e ensinos de demônios assim estariam: “Mas o espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. [1Timóteo 4:1,2].

     Por isso é necessário que o discípulo hoje leve muito em conta todas as advertências escritas na Palavra de YHWH, pois elas não foram só para aqueles dias em que foram escritas, foram ditas pelo Mashiach, ou por alguns de seus apóstolos, a admoestação vem do Mashiach. A palavra do Messias é: “Seja anátema”, “a estes evita”, “olhe por vós e por todo o rebanho...”.

Quanto interesse do Mashiach pelos seus!



   Ele não economizou admoestações para seus seguidores, o discípulo deve tomá-las em conta para não perder-se. Para que não seja enganado pelo diabo, que é mentiroso (João 8:44), sua especialidade é o engano, a falsidade. Engana com coisas aparentes, como se essas fossem a realidade. Porém os seguidores de Yahushua têm que ser como seu Mashiach, capazes de identificar o diabo para expulsá-lo. Tem de identificar os ensinos falsos e rechaçá-los, venham de quem vier, mesmo que dos apóstolos, ou daqueles que se tem visto como os grandes mestres nas congregações.

     Porém, também com essas advertências, tem de tomar-se conta para não rechaçar a congregação. Que não se pense que se nela vermos alguma falha, algum mau pregador, uma publicação equivocada, que a congregação verdadeira não existe. Rechacemos ao mau pregador, evitemos seus ensinos equivocados, porém não rechacemos a congregação. Rechaçar a congregação é muito perigoso porque esta é a obra preciosa de UL. Rechaçar a congregação é rechaçar ao Eterno.   

O perigo de cair na heresia

     Quando o discípulo é descuidado não pensa no grande risco em que se põe ao dar ouvidos a ensinos errados que geralmente são introduzidos por um “irmão”, ou por um de “nossos presbíteros ou instrutores da congregação”, de outra maneira não seria uma heresia. Esse discípulo descuidado não entende que esse desvio, que a ele parece insignificante, é o princípio da apostasia. Como aconteceu nos primeiros anos do caminho. Aquelas doutrinas que começaram a aparecer, e que foram recebidas por muitos, que descuidadamente foram aceitas e praticadas e rapidamente levaram aqueles a “grande apostasia”. Então para Roma foi muito fácil impor suas condições a esse grupo numeroso sem uma fé firme. Hoje o perigo segue sendo o mesmo. Satanás segue usando suas mesmas estratégias: o engano, a falsidade, a aparência. Usa a mesma Escritura para confundir os escolhidos. E com sua falsidade os aparta de YHWH. Yahushua, o Mashiach não é o Senhor de todos os humanos, sendo que todos deveriam servi-lo. Ele é o Senhor daqueles que pela graça divina são levados até ele por YHWH (1Coríntios 12:1-3), aqueles que de todo coração estão dispostos a obedecer e a servir a YHWH assim como ele próprio o fez.

     Ele advertiu que somente aqueles que fazem a sua vontade e a vontade de Seu Pai podem ser tidos como seus servos. Que são eles que podem ser bem-vindos ao Reino de UL, quando este for estabelecido na terra (Mateus 7:21-23; Lucas 6:46). O mandamento do Mashiach é muito claro, ele ordenou aos seus seguidores: “ide... fazei discípulos, em meu nome... ensinando-os que guardem todas as coisas que os tenho mandado” (Mateus 28: 19,20; Atos 2:38). Para ser um discípulo é necessário aprender a guardar tudo o que ele mandou, não mais, nem outra coisa. O que é fora disso deve ser tomado como heresia.

Presbítero Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...