sexta-feira, 18 de julho de 2014

Pastores questionam a construção de réplica do Templo de Salomão da igreja Universal


O  presbiteriano Augustus Nicodemus Lopes em um culto na igreja que ele faz participa em Santo Amaro, questionou em uma pregação a construção do Templo de Salomão, o megatemplo que será inaugurado no dia 31 de julho em São Paulo pela Igreja Universal do Reino de Deus, afirmando que não entendia  motivo que faz um cristão desejar construir uma réplica do templo bíblico. “O único interesse que um cristão deve ter no templo é arqueológico e histórico, nunca religioso”, afirmou ele.
“Era no templo que se fazia todas as coisas que Jesus (Yahushua) já fez por nós”, explicou o reverendo Augustus Nicodemus citando o ritual de purificação e os sacrifícios de animais.Explicou também a diferença do templo do Antigo Testamento com os dos dias atuais, lembrando que o espaço de culto como conhecemos hoje não são a morada de Yahweh, mas sim o coração de cada ser humano.(Noticia de Leiliane Roberta Lopes)
“Isso aqui [a igreja] é uma construção para conter apropriadamente o verdadeiro templo que somos nós. Deus (Yahu'l) habita em nós, nós é que somos o templo do Espírito Santo.”
O Templo de Salomão erguido pela Igreja Universal do Reino de Deus vem sendo duramente criticado por parte dos líderes cristãos brasileiros, que dizem não haver coerência na ideia de erguer um megatemplo semelhante ao que foi construído pelo rei Salomão.
O pastor e teólogo Bruno dos Santos afirmou num artigo que o “projeto não é bíblico”, e apontou razões teológicas para sua análise. Anteriormente, pastores já havia apontado oito razões para não visitar o megatemplo da Igreja Universal.
“Deus ( Yahweh) jamais pediu ou disse que Salomão ergueria um templo para Ele”, diz Santos em seu artigo, antes de reproduzir um trecho do livro de 2 Samuel, em que o profeta entrega a Davi uma mensagem divina. Muitos teólogos apontam para essa mensagem como uma profecia messiânica, em que Yahu'l fala de Yahushua como o responsável pelo novo templo.
“Agora, pois, diga ao meu servo Davi: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei das pastagens, onde cuidava dos rebanhos, para ser o soberano do meu povo Israel. Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. Agora eu o farei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra. E providenciarei um lugar para o meu povo Israel e os plantarei lá, para que tenham o seu próprio lar e não mais sejam incomodados. Povos ímpios não mais os oprimirão, como fizeram no início e têm feito desde a época em que nomeei juízes sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos os seus inimigos. Saiba também que eu, o Senhor, lhe estabelecerei uma dinastia. Quando a sua vida chegar ao fim e você descansar com os seus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e eu estabelecerei o reino dele. Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. Eu serei seu pai, e ele será meu filho. Quando ele cometer algum erro, eu o punirei com o castigo dos homens, com açoites aplicados por homens. Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho. Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre’. E Natã transmitiu a Davi tudo o que o Senhor lhe tinha falado e revelado (2 Samuel 7:8-17)”.

“Além de Yahu'l não permitir que Davi construa um Templo em seu nome, Deus ainda afirma pelo profeta que depois da morte de Davi, Deus levantaria alguém da sua descendência para erguer um Templo que honrasse o Senhor, e que este seria tratado como Filho de Deus. Davi deveria morrer para que este Escolhido do Senhor surgisse. Devemos lembrar que nesta época Salomão já havia nascido da união de Davi com Bate-Seba”, frisa o pastor Bruno Santos, antes de acrescentar que “o próprio Salomão, mesmo após ter construído o templo, declara que Deus não pode habitar nele”, fazendo referência à passagem de 2 Crônicas 6:16-18.
O pastor segue a linha de raciocínio e afirma que “obviamente a mensagem dada por Natã a Davi não se tratava de Salomão, mas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Yahushua)”, que humanamente falando, descende da linhagem real e que ergueu “um templo espiritual em honra ao Senhor” quando foi crucificado.
“Edir Macedo está reforçando uma heresia pagã chamada ‘templocentrismo’, onde o conceito de adoração a uma divindade está relacionada apenas com o templo físico, assim como se fazia no Egito antigo e em outras religiões e culturas politeístas. Devemos lembrar que o templo era destinado apenas para atos religiosos e sacrifícios, e administrado pelo sumo sacerdote. Já as sinagogas eram várias, e eram destinadas à oração, ensino, leitura da Palavra, e interpretação do Velho Testamento. Muito mais parecido com qualquer igreja séria de nossos dias. O templo apenas reforçava a religiosidade do povo, coisa que Yahushua repreendeu veementemente em seus dias”, afirmou o pastor Bruno dos Santos.
No texto, o pastor ressalta que na Nova Aliança, não há lugar restrito para adoração a Yahwh, ou local onde as orações tenham mais efeito ou o poder divino se manifeste de forma mais intensa: “Yahushua revolucionou conceitos e padrões impostos pela interpretação da Lei e o rigor religioso judaico. Yahushua usava as sinagogas, mas também os campos e os montes. Ele jamais impôs um lugar apropriado para adorar a Yahu'l. Por isso temos a liberdade de adorarmos o Senhor num templo ou mesmo em nossos lares. Em uma fazenda ou dentro da mais humilde e simples igreja construída. Jesus não aprovou um lugar específico. Por isso podemos ser discípulos de Jesus onde estivermos”, orientou Santos.
Em sua conclusão dos motivos que considera o Templo de Salomão uma construção alheia à Bíblia, Santos afirma que o megatemplo se encaixa no provérbio popular que diz “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”: “Isso é o que significa para a fé cristã paulista este monumento à ignorância bíblica financiado pelas campanhas da IURD. É um retrocesso cristão, compreender que qualquer coisa neste templo está relacionada com Jesus de Nazaré, que pregou uma ética de justiça social, e de envolvimento com os necessitados em todas as áreas. A IURD não zomba apenas da fé judaica, como fez uma vez com a fé católica,mas principalmente com a fé evangélica, que não pode estar relacionada com este exibicionismo egocêntrico e grotesco de poder e força financeira”.Fonte: Gospel Mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...