segunda-feira, 21 de julho de 2014

Enoque, Moisés e Elias. Onde estão?

O estudo a seguir é muito interessante e esclarece uma questão controversa sobre Enoque, Moisés e Elias e  fará você repensar a partir de hoje este tema. Quero desde já deixar meu agradecimentos ao irmão e presb. Sérgio que me permite colocar esses temas através do seus artigos. E espero que vocês façam bons estudos. Vamos começar com a dúvida de alguns: qual a condição de Enoque e de Elias?

Alguns ensinam que tanto Enoque como Elias, devido às circunstâncias misteriosas dos seus desaparecimentos, ou da pouca informação e do significado que devemos atribuir a certas palavras que nos são transmitidas na Bíblia Sagrada, terão ido para o céu. Resta saber a que céu se referem, os que assim ensinam. E, se eles afirmam, convictos ou não, que estes servos do Altíssimo foram para o céu (entenda-se o Reino de Yahweh), não estarão a ensinar a mentira? Certamente que estão, pois quando assim ensinam estão a contrariar o que a Palavra nos ensina em muitas passagens como iremos ver de seguida.

Vamos analisar as passagens bíblicas que nos falam destes casos extraordinários. Procuremos nos princípios bíblicos fundamentais que se aplicam a todo o ser humano a compreensão do que nos é ensinado na Palavra de Yahweh a respeito dos acontecimentos que rodearam o fim dos dias de cada um destes homens.

Paulo na sua carta aos Hebreus diz-nos: Hebreus 9:27 – “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Este servo de Yahweh esclarece que aos homens está destinado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo do Altíssimo Juiz. Ora, como sabemos pela mesma Palavra, haverá duas exceções, a saber: estiverem vivos na segunda vinda do Rei. a morte na vitória”. os fiéis, na Sua segunda vinda.

1. A primeira e maior de todas foi a do Senhor Yeshua que, sem pecado, mesmo assim morreu como qualquer outro homem, e sendo ressuscitado ao 3º dia (no sábado antes do por do sol) após estar na sepultura, tornou-se as primícias (O primeiro) entre todos os que morreram. Este princípio, o da primazia de Yeshua, O Messias, em tudo, é-nos ensinado em 1Coríntios 15:20 – “Mas de fato Yeshua ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem”. Mais adiante, Paulo também nos confirma: 1Coríntios 15:22-23 – “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Yeshua. Mas cada um por sua ordem: o Messias as primícias, depois os que são do Messias, na sua vinda”. Estas palavras confirmam-nos de forma inequívoca que todos os que morreram na fé de Yeshua, mesmo os que viveram antes da Sua primeira vinda, esperam no pó da terra a sua recompensa…mas só quando ele vier para reinar sobre todos os povos da terra.
Isto mesmo também nos é confirmado nas palavras de Paulo em Hebreus 11:40 – “Provendo Yahweh alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles [os que morreram na fé] sem nós não fossem aperfeiçoados”. Ou seja, os justos que, desde o princípio da criação, viveram e morreram aguardam no pó da terra o prêmio que lhes será entregue na segunda vinda gloriosa de Yeshua, o Rei do milênio. Assim, os justos da antiguidade não herdarão o Reino até ao dia da vinda do Rei, momento em que serão ressuscitados em conjunto com todos os fiéis que “dormem” no pó da terra até aquele momento. Primeiro, todos os que estão no pó da terra e, logo de seguida, os justos que estiverem vivos na segunda vinda do Rei.

2. A outra exceção é a que irá ocorrer com todos os remidos em Yeshua que estiverem vivos no momento da sua segunda vinda. Estes não passarão pela morte, mas os seus corpos terrenos serão transformados em corpos incorruptíveis, num abrir e fechar de olhos, como nos é ensinado em 1Coríntios 15:51-54 – “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Vemos assim, de forma muito clara, que o prêmio da vida eterna que está reservado para todos os remidos no sangue de Yeshua, O Cordeiro de Yahweh, só será concedido a todos os fiéis, na sua segunda vinda.

Na sua defesa perante o Governador Festo, Paulo confessa: Atos 26:23 – “Isto é, que o Yeshua devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios”.
Pelo que já foi apresentado até aqui podemos facilmente concluir que:

3. A única ressurreição de entre os mortos foi a do Filho de Yahweh, a do Senhor Yeshua.


4. Que todos os homens, sem exceção, uma vez mortos, aguardam no pó da terra pela ressurreição, quer esta seja para a entrega do galardão da vida eterna, quer seja para condenação e destruição eternas. Quer façam parte da 1ª ressurreição, na vinda de Yeshua, o Rei, quer sejam ressuscitados no final do Milênio e façam parte da 2ª ressurreição, até lá, estão na sepultura aguardando esse momento. A sepultura de todos esses tanto pode ser na terra, no mar ou noutra qualquer circunstância em que desapareceram deste mundo.

Na sua carta aos Romanos, Paulo confirma também: Romanos 5:12 – “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Todos os homens, sem exceção, pois nem mesmo Yeshua escapou à morte, embora não a merecesse. Continuemos a analisar o que nos revelam as Escrituras e os Escritos Apostólicos: João 3:13 – “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu [o que foi enviado para uma missão pelo próprio Yahweh], o Filho do homem, que está no céu”.
Aqui temos a confirmação de tudo o que já foi dito e concluído: Um Só subiu ao céu, aquele que foi as primícias dos que “dormem”, dos que se salvam em Yeshua e por Yeshua. Logo, todos os outros estão no pó da terra a aguardar que o Rei venha de novo. Todos, sem exceção, como iremos comprovar pela Palavra.

O que é fonte de confusão na cabeça de muitos? Por vezes a maneira apressada como lêem a Palavra. Por falta de entendimento ou de ponderação ou ainda de cultura, para entenderem o que as palavras realmente significam, muitos tiram conclusões apressadas e erram. Vejamos então, com muito cuidado, o que está escrito para que não sejamos enganados com leituras apressadas:

5. Muitos dizem que Moisés e Elias já assumiram a sua condição celestial porque “apareceram” a Yeshua no monte quando Yeshua se transfigurou e ali os discípulos lhes quiseram construir um tabernáculo para cada um. Não convém tirar conclusões apressadas deste episódio. Para além de Yeshua se ter revelado a três dos seus discípulos na Sua glória futura, com ele também se apresentaram dois grandes servos do passado: Moisés e Elias. Quer isto dizer que estes dois já estavam a usufruir da glória da vida eterna, se o próprio Senhor Yeshua ainda não tinha sido sacrificado e não tinha ressuscitado, e não tinha sido glorificado nos céus? Sendo Yeshua as primícias entre todos, como era possível que Moisés e Elias já tivessem recebido o prêmio da vida eterna, se o Messias ainda não a tinha recebido?


O que é que nos relata o evangelho de Mateus? Mateus 17:1-3 – “Seis dias depois {1}tomou Yeshua consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”.

{1} Seis dias depois de Yeshua ter dito (Mateus 16:28): “Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino”. Ora os três discípulos que estavam com Yeshua no monte não experimentaram a morte sem terem visto a glória do Filho de Yahweh quando, em luz, se transfigurou perante eles e lhes mostrou, em visão, a presença de Moisés e Elias – ler Mateus 17:9.
Ora, para Yahweh, o tempo não existe. Yeshua revelou aos seus discípulos ali presentes como será no Reino (o milênio) do Filho de Yahweh, após a ressurreição dos mortos. Tudo isto lhes foi dado saber através de uma visão, como nos é dito no verso 9: “E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos”. Portanto, a estes três discípulos de Yeshua foi-lhe dado o privilégio de “verem” o futuro através de uma revelação espiritual, uma visãoVejamos agora o relato bíblico acerca das circunstâncias em que se produziram a morte de Enoque, Moisés e Elias. Comecemos pelo primeiro.

Enoque:

Diz-nos em: Hebreus 11:5 – “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte [a corrupção], e não foi achado, porque Yahweh o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Yahweh”. O que se passou com Enoque repetiu-se depois com Moisés, como veremos adiante, pois foi Yahweh que trasladou os corpos destes santos. Será que o corpo de Enoque “viu” a corrupção? Podemos ser levados a concluir que assim foi pela expressão “para não ver a morte”. Porém, não podemos ter a certeza de tal coisa.

Quando a Palavra nos fala da trasladação de um corpo, significa que está a falar do corpo de alguém que morreu: Gênesis 5:21-24 – “E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. E andou Enoque com Yahweh, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos [significando que viveu até esta idade]. E andou Enoque com Yahweh; e não apareceu mais, porquanto Yahweh para si o tomou [trasladando o seu corpo]”.

Enoque faleceu com 365 anos. Como qualquer outro ser humano, nasceu, viveu e morreu. Mais adiante teremos a prova do que acabamos de dizer quando voltarmos a ler outras passagens do capítulo 11 de Hebreus.

Moisés:

A Palavra diz-nos de forma muito clara que Moisés morreu e Yahweh mesmo o sepultou: Deuteronômio 34:5-6 – “Assim morreu ali Moisés, servo de Yahweh, na terra de Moabe, conforme a palavra de Yahweh. E [O próprio Elohim] o sepultou num vale, na terra de Moabe, lugar da sua sepultura”. Não restam assim quaisquer dúvidas que Moisés morreu e foi sepultado. A única e grande diferença entre este homem e todos os outros é que o seu corpo foi sepultado pelo próprio Elohim, em lugar que os homens não conheceram, para que não houvesse a tentação (muito humana) de ali fazerem peregrinação/romaria e homenagens a um morto.

Elias:
Uma das passagens bíblicas que mais confusão tem gerado é a que se encontra em: 2Reis 2:1, 11 – “Sucedeu que, quando Yahweh estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu…E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”... O que Yahweh não fez na primeira ocasião, fez na segunda: elevar Elias ao céu num redemoinho, elevando-o num carro de fogo, figurativamente com cavalos de fogo, tendo retirado Elias da companhia de Eliseu.

Não nos deixemos confundir e enredar em filosofias e teorias humanas que não possam ser comprovadas na Palavra de Yahweh. Nada neste texto afirma que Elias foi arrebatado para o céu (o Reino de Yahweh) para ali ficar, estando ali desde então, pois, nesse caso, teria sido Elias e não Yeshua que teve a primazia da ressurreição de entre os mortos e vida eterna, o que sabemos ser um erro. Mas, como podemos a certeza do que aqui afirmamos? É muito simples. Como homem, Elias viveu e morreu. Só que o ter sido “arrebatado” ao céu num redemoinho não significou ter entrado na vida eterna. Porquê? Porque embora ele tenha sido arrebatado naquele momento por Yahweh, Elias continuou a viver na terra, embora já tivesse passado o bordão e a capa para Eliseu, para que este desse continuidade à sua missão de profeta em Israel em Nome do Altíssimo.

Mas como podemos tanta segurança para poder afirmar que este arrebatamento não significou o fim da vida terrena de Elias? É muito simples. Se continuarmos a ler a Palavra, é nos dito que 12 anos após o episódio do seu arrebatamento, Elias escreveu uma carta de repreensão a Jeorão, Rei em Judá, e que se encontra relatada em: 2.Crônicas 21:12-20 – “Então lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz Yahweh Elohim de David teu pai: Porquanto não andaste nos caminhos de Jeosafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste no caminho dos reis de Israel, e fizeste prostituir a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a prostituição da casa de Acabe, e também mataste a teus irmãos da casa de teu pai, melhores do que tu; eis que Yahweh ferirá com um grande flagelo ao teu povo, aos teus filhos, às tuas mulheres e a todas as tuas fazendas… 20 Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e foi sem deixar de si saudades; e sepultaram-no na cidade de David, porém não nos sepulcros dos reis”.

Ora, alguém que já tivesse herdado o Reino celestial, não estaria a escrever cartas doze anos após o seu arrebatamento. Não nos restam pois quaisquer dúvidas que Elias permaneceu vivo após o arrebatamento no carro de fogo, de profeta para Eliseu.

Vejamos outros casos de arrebatamento corporal e espiritual:

Filipe:
Temos episódios parecidos que se passaram na vida de alguns dos discípulos de Yeshua, como o que se passou com Filipe após ter batizado o etíope: Atos 8:27-40. Também neste caso Filipe foi arrebatado depois de cumprir uma missão, e o etíope não o viu mais. Este arrebatamento (mudança de lugar) além de espiritual foi físico também. Depois de ter executado aquela missão junto do etíope que regressava à sua terra, Filipe foi para outra parte movido pelo espírito santo para continuar a anunciar as Boas Novas na pessoa do Salvador, Senhor Yeshua. Depois de ter compreendido as Escrituras e ter sido batizado, o etíope levou essas mesmas Boas Novas para a sua terra – a Etiópia…e assim começou a crescer a congregação de fiéis fora da nação de Israel.

João:

O apóstolo de Yeshua também teve uma experiência de arrebatamento espiritual na altura em que a revelação de Yeshua que Yahweh lhe deus (Apocalipse) lhe foi entregue para que a escrevesse. Esta experiência sublime relata-a ele em Apocalipse 4:1 em diante – Apocalipse 4:1-2 – “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado no espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono”. O apóstolo “viu” de novo o futuro através desta visão, tal como já tinha tido um vislumbre desse Reino glorioso na presença de Yeshua quando estava no monte com o Mestre e ali lhe apareceram Moisés e Elias falando com Yeshua. Por isso Yeshua pediu aqueles três que a ninguém contassem a visão naquele tempo.

Paulo:
Também Paulo relata uma experiência espiritual muito semelhante à de João. Ele diz que foi arrebatado no espírito e viu e ouviu coisas inefáveis, que ele não ousou descrever ou pronunciar (ler também Atos 22:17-21): 2Coríntios 12:1-5 – “Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Yeshua que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Yahweh o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Yahweh o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas”. Agora, falando dos santos que morreram na fé de alcançarem a promessa da vida eterna, o livro de Hebreus diz-nos (neste ponto convém voltarmos a ler a passagem já antes apontada e que está em Hebreus 11:5 e que nos fala especificamente de Enoque): Hebreus 11:13-14, 39-40 – “Todos estes morreram na fé [incluindo Enoque e Elias], sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria [celestial – a Nova Jerusalém]… E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Yahweh alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”.

Não nos restam assim quaisquer dúvidas que somente Yeshua, o Ungido foi, até ao presente, constituído como as primícias (O Primeiro entre todos os santos do Altíssimo) de todos os que adormeceram na fé do Filho, Senhor Yeshua, e andaram em obediência aos preceitos eternos de YHWH, a Sua Lei/Torá, pois são estes os denominadores comuns das vidas dos justos que hão de herdar a vida eterna.

Por todos estes testemunhos inspirados pelo espírito de Yahweh e descritos na Palavra do Eterno, sabemos que a Israel de Yahweh será, em breve, trazida à vida pelo incomensurável poder de Yahweh. Este será o povo remido por Yeshua (mesmo os que viveram antes da primeira vinda do Filho) de que nos fala Apocalipse 7:9. Esta é a tão grande multidão que lavaram os seus vestidos no sangue do Cordeiro de Yahweh.

Apocalipse 14:12 – “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Yahweh e a fé em Yeshua”.

Não nos deixemos pois enganar por doutrinas erradas e por falsos pastores que contrariam a Palavra da Verdade.

Resta acrescentar: algumas passagens em Atos referem que David morreu e foi sepultado conforme seus pais; o mesmo se tendo passado com Moisés. Se houve servos cujo coração era conforme a Yahweh, esses foram David e Moisés, entre muitos outros... e, todos estes, conforme à Palavra, estão no seio da terra a aguardar a vinda gloriosa do seu Rei e nosso Rei, o Senhor Yeshua para receberem o prêmio da vida eterna que lhes foi prometido pelo Eterno.

Depois destes ensinamentos bíblicos e do conforto de crermos na Verdade do Santo de Israel, possamos dizer continuamente em nossos corações: Ora vem, Senhor Yeshua !

AlleluYAH
Vitor Quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...