terça-feira, 15 de abril de 2014

SÁBADO NA CRIAÇÃO


É inapropriado falar de sábado sem começar por este ponto: para sabatistas devemos guardar o sábado porque YaHuh (D-us no secular) o santificou, abençoou e descansou no sétimo dia da criação:

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gen. 2:2 e 3
Quero aqui fazer uma primeira observação: todos sabem que o pentateuco foi escrito por MeHuShua (Moisés no secular), portanto, hoje nós sabemos em detalhes o que se passou no evento da criação por causa de MeHuShua que nos informou quais foram os sentimentos que HaShem teve com cada etapa da criação. É o mesmo processo de uma biografia, o autor irá contar fatos da vida de outra pessoa, fatos que foram estudados, foram pesquisados, entrevistados para se conseguir a informação, mas veja a importância de uma biografia autorizada em que a pessoa -foco da obra – está participando do processo, ela passa o que sentiu, seus sentimentos são apresentados, pois ela mesma está ali dando a informação adicional e que faz toda a diferença para uma biografia. Da mesma forma, nós hoje, só sabemos o que YaHuh sentiu na criação, porque está “biografia” tinha o principal personagem presente. Se não fosse por isso, nos nunca saberíamos quais foram os sentimentos de YaHuh na criação. E quando isso aconteceu? Somente depois que MeHuShua escreveu o pentateuco, antes disso, o que se sabia era o que era passado verbalmente de geração a geração, histórias sem este tipo de detalhe, pois era impossível saber este tipo de detalhe antes do pentateuco.
Este é o caso do versículo acima, só sabemos o que YaHuh sentiu e fez porque a revelação foi dada a MeHuShua, se não fosse isso, nunca saberíamos o que YaHuh pensou em cada etapa da criação. Os sabatistas alegam que os versículos de Gênesis são confirmados com o quarto mandamento:

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Ex. 20:8-11
A alegação é bem simples, o “Lembra-te” do inicio do mandamento se refere aos versículos de Gênesis. Em um estudo ou discussão com um sabatista você irá ouvir que antes mesmo de os mandamentos serem dados ao povo de Israel, eles já guardavam o sábado, pois Yahuh já havia dado este mandamento a Adomah e Havváh (Adão e Eva) e eles passaram para seus filhos que passaram para os seus, de geração por geração. Como argumentação, quero fazer um desafio aos sabatistas; mostrar qualquer versículo bíblico que diga que alguém antes do êxodo tenha guardado o sábado fora Yahuh na criação. Você não vai encontrar nem um único versículo dizendo isso, e por um motivo, isso não existiu.

Como foi supracitado, o povo não podia lembrar-se de algo que não conhecia até então. Eles não tinham estas informações, MeHuShua escreveu o pentateuco muito tempo depois.(Existem controvérsias a respeito disso, mas não é o ponto agora).

Mas então a que se referindo quando manda o povo lembrar no quarto mandamento? A resposta é bem simples, no capítulo 16 de Êxodo, YaHuh introduz o sábado para o povo, quando dá a orientação para o povo colher maná todos os dias da semana, menos no sábado.
Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não. E acontecerá, no sexto dia, que prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor… E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado… Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo… Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim repousou o povo no sétimo dia. Êxodo 16:4-30
Perceba que o texto é bem claro em informar que YaHuh manda o maná para provar o povo. Então vem as instruções, todos os dias cairia o maná do céu, e eles não deveriam guardar pois no outro dia iria cair novamente, aí está a provação por parte de YaHuh, Ele queria provar o povo para ver se eles teriam fé, se eles creriam na promessa diária. Mesmo assim, o relato informa que alguns colheram maná a mais e guardaram, e ele amanheceu estragado e com insetos. Então YaHuh diz para que no sexto dia eles deveriam colher em dobro, pois no sábado não cairia, e veja que interessante, no versículo 27 o texto relata que mesmo assim alguns ainda foram colher no sábado. Perceba que esta informação deixa claro que o povo não tinha familiaridade nenhuma com o sábado, e nunca haviam considerado o sábado como uma lei divina. Os sabatistas alegam que o sábado era passado verbalmente de geração em geração entre os hebreus, que só não havia sido escrita, mas o texto prova que eles não tinham intimidade nenhuma com o sábado. Quando o texto do mandamento ordena lembrar-se do sábado, ele está justamente se referindo a algo que eles haviam recebido há pouco tempo, no capítulo 16, por isso precisavam lembrar-se, pois não era algo natural a eles, este procedimento foi a forma que YaHuh usou para fazer que o sábado virasse algo corriqueiro para os hebreus a partir daquele momento.
Que Yahuh nós abençoe. Amém.
Obs.: O assunto é muito complexo, exige muito volume de conteúdo, portanto, ele será dividido em vários tópicos diferentes. O próximo será: “A questão sabática – Para quem?”
 (FONTE:Foco na Verdade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...