terça-feira, 12 de novembro de 2013

Liderança



Yahushua comparou alguns mestres com cegos: “Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?” (Lucas 6:39). Ulohim enviou Seu Mashiach para dar vida aos pecadores, mas os construtores (os líderes religiosos) rejeitaram a principal pedra (1Pedro 2:7-8 – “E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina. E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados”). Yahushua bem identificou o problema de cegueira dos líderes.


Em João sete, encontramos um exemplo de líderes com os olhos fechados à verdade. Eles mandaram guardas para prender Yahushua. Os guardas ficaram tão maravilhados com o ensinamento do Mashiach que não o prenderam. Quando voltaram aos chefes, estes os rebaixaram: “Será que também vós fostes enganados?” (7:47). Com toda a arrogância de homens que se julgavam sábios na Palavra de YHWH, eles recorreram à sua suposta superioridade espiritual: “Porventura, creu nele alguém dentre as autoridades ou algum dos fariseus?” (7:48). O ponto deles é óbvio: somente as pessoas formadas em “teologia” teriam capacidade para julgar a palavra do Mashiach. O mesmo erro arrogante reprimiu o povo comum durante séculos na história católica. Hoje, muitos líderes protestantes, também, se exaltam por causa de diplomas de seminários e de cursos de teologia. Outros se dizem em Teshuva, mas creem em doutrinas helenistas judias/greco/romanas. Falam hebraico, pregam as festas e a Torah, mas ao mesmo tempo apregoam doutrinas construídas nos concílios ecumênicos dos séculos 3º ao 5º bem como tradições e fábulas judaicas, principalmente dos séculos 16º ao 18º.

Confiando em sua própria sabedoria, os líderes desprezam o povo comum. Os líderes judeus olharam para a multidão e disseram: “Quanto à plebe que nada sabe da lei, é maldita” (7:49). Mas, o contexto bem mostra que os próprios líderes não estavam examinando as evidências. Recusaram considerar os milagres de Yahushua (João 5:36 – “Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou”). Não interpretaram as Escrituras de modo correto (João 5:39-40,45-47 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida (...) Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais. Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?”). Eram líderes religiosos, mas espiritualmente cegos como morcegos.

  

   Hoje, muitas pessoas têm medo de contrariar os seus líderes religiosos. Confiam tanto em pastores e padres que não estudam a palavra por si. Embora outros homens podem nos ajudar a entender algumas coisas da Palavra de YHWH, jamais devemos confiar em homens acima da Palavra de YHWH. Cada um será julgado por isso, cada um deve se preocupar com a Palavra que nos julgará (João 12:48-50 – “Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia. Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar. E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito”).
Quem são os "guias" de Hebreus 13?

Hebreus 13 menciona, três vezes, os "pastores" (versículos 7,17,24). A palavra usada aqui (gr., hegéomai) descreve pessoas que conduzem os discípulos. Algumas traduções trazem "líderes" (veja, por exemplo, BLH e NVI). A mesma palavra grega é usada em outros lugares para descrever governadores (Mateus 2:6 – “E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel” e Atos 7:10 – “E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiugovernador sobre o Egito e toda a sua casa”).

  

   Quem são estes guias ou líderes entre os discípulos de Yahushua, e que tipo de liderança é praticada por eles? Hebreus 13:7 fala de guias que já haviam falecido. Este versículo pode incluir os apóstolos, que guiaram as congregações nos primeiros anos (veja Hebreus 2:3 – “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Mashiach, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”; Filipenses 3:17 – “Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam”; e os primeiros capítulos de Atos). Hebreus 13:17 e 24 falam de guias ou líderes vivos, e assim inclui os ancião/presbíteros/bispos, que foram escolhidos para pastorear as congregações locais (veja Atos 14:23; 15:6,22; 20:17,28; Filipenses 1:1; 1Timóteo 3:1-7; 5:17-19; Tito 1: 5-9 e 1Pedro 5:1-3). São as únicas pessoas nas congregações hoje que têm alguma função de governar (1Timóteo 3:4-5 – “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da congregação de YHWH?”).

No mundo religioso atual, há muitos abusos nesta área de "liderança" nas congregações. Algumas pessoas vão ao extremo de negar que "líderes" existem. Mas, como já observamos, os guias são um tipo de governador ou líder. O problema não está na palavra, mas nas ideias erradas sobre o papel destes líderes ou guias. Algumas observações podem nos ajudar:

   

  Os líderes no reino de YHWH são servos, não dominadores (Lucas 22:26 – “Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve”; 1Pedro 5:3 – “Nem como tendo domínio sobre a herança de YHWH, mas servindo de exemplo ao rebanho”). Os líderes alimentam o rebanho pelo ensinamento da Palavra de YHWH. O homem que não sabe ensinar não pode ser ancião/presbítero/bispo (1Timóteo 3:2 – “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”; Tito 1:9-11 – “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância”). Estes guias lideram pelo exemplo de uma vida reta, e somente na congregação local (Hebreus 13:7; 1Pedro 5:3). O relacionamento dos líderes com as ovelhas é comparado ao de pai e filhos (1Timóteo 3: 4-5). Assim entendemos que os líderes vigiam (Hebreus 13:17) e disciplinam (1Timóteo 3:4), e que os outros discípulos lhes dão honra, respeito e submissão (1Timóteo 5:17; Hebreus 13:17). A responsabilidade de ser "submissos" em Hebreus 13:17 descreve a disposição do verdadeiro discípulo a ser convencido pelo ensinamento dos líderes/guias. Não devemos segui-los cegamente, mas também não devemos mostrar uma atitude de rebeldia em relação aos nossos anciãos/presbíteros/bispos. Homens que pastoreiam bem são bênçãos de YHWH, encarregados com uma enorme responsabilidade (Efésios 4:11-16 – “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo do Mashiach; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Mashiach de YHWH, a homem perfeito, à medida da estatura completa de HaMashiach, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”).
Imitemos Bons Homens

  

   A perspectiva de YHWH sobre tudo é diferente da do homem. Por isso, ele avalia as pessoas de modo diferente da do homem. Por exemplo, no final do período dos juízes, o povo de Yisrael clamava por um rei que lutasse nas suas batalhas. YHWH lhes deu primeiro o tipo de rei que eles desejavam: um moço alto, bem apessoado, que era filho de um guerreiro (1Samuel 9:1-2 – “E havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afia, filho de um homem de Benjamim; homem poderoso. Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Yisrael não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo”). Ainda que o povo ficasse exultante com este homem, Saul (1Samuel 10:23-24 – “E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo; e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima. Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem YHWH escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei!”; 11:14-15 – “E disse Samuel ao povo: Vinde, vamos nós a Gilgal, e renovemos ali o reino. E todo o povo partiu para Gilgal, onde proclamaram a Saul por rei perante YHWH, e ofereceram ali ofertas pacíficas perante YHWH; e Saul se alegrou muito ali com todos os homens de Yisrael”), ele se mostrou ser um desastre espiritual. Então, YHWH escolheu um rei de acordo com seu próprio coração (1Samuel 13: 14 – “Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado YHWH para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado YHWH, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que YHWH te ordenou”), e mandou Samuel a Belém para ungi-lo. Samuel disse a Jessé que o novo rei seria um dos seus oito filhos, mas o escolhido entre eles surpreendeu a todos. Ulohim selecionou este moço, David, porque YHWH "não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém YHWH, o coração" [1Samuel 16: 7]. YHWH olha as pessoas de modo muito diferente dos homens.

     Quando nos tornamos discípulos, precisamos chegar a compartilhar da perspectiva de YHWH sobre as pessoas, uma vez que esta é uma parte do sermos novas criaturas em HaMashiach. Sha’ul escreveu: "Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos HaMashiach segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo" [2Coríntios 5:16]. As pessoas não devem mais ser avaliadas de acordo com a carne; isto é, nem riqueza, nem raça, nem habilidades, nem inteligência, nem personalidade, nem eloquência, nem qualquer coisa externa é o critério que devemos usar para julgar outros. Afinal, na base das características carnais, Yahushua seria julgado como um fracasso.

    

Costumamos usar aqueles por quem temos alta estima como modelos para nossas vidas; portanto, devemos usar o padrão correto para avaliar os outros. Sha’ul exortou os filipenses a imitarem as pessoas certas (Filipenses 3:17-18 – “Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos do madeiro de HaMashiach”). João descreveu Diótrefes, um homem egoísta e arrogante, e descreveu Demétrio, um homem de excelente caráter. Entre suas descrições destes dois, João escreveu: "Amado, não imites o que é mau, senão o que é bom" [3João 11]. Quem são os nossos modelos de conduta?

     Em 2 Coríntios, Sha’ul descreveu os falsos mestres de lá e escreveu extensivamente sobre seu próprio ministério. Os dois eram radicalmente diferentes. As descrições de Sha’ul dos falsos irmãos e suas afirmações sobre si mesmo nos dão um modelo a evitar e um exemplo a ser seguido.

A CONGREGAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...