terça-feira, 12 de novembro de 2013

Discórdias, Dissensões e Facções = Obras da Carne


Discórdias, dissensões e facções. Aqueles que praticam tais coisas não herdarão o reino. A advertência de Sha’ul em Gálatas 5:19-21 é clara – “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,  Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de YHWH”. YHWH não aceita o espírito partidário divisor que domina tantas pessoas religiosas de hoje. Estes pecados correm diretamente contra a oração de Yahushua e a verdadeira natureza de YHWH (João 17:20-23 – “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti [em propósito]; que também eles sejam um em nós [em propósito e fé], para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um [se fossemos ser um neles, assim como é ma ensinado por ai, que eles são uma mesma pessoa, acabaríamos fazendo parte de Ulohim]"). Yahushua quer que seus seguidores sirvam juntos em harmonia nesta vida e na eternidade, com uma mesma fé e propósito, assim como ele e YHWH. Para nos ajudar a evitar ou superar estes pecados em nossas vidas, olhemos para algumas coisas que a Palavra de YHWH ensina sobre problemas entre irmãos e sobre a paz com YHWH e outros discípulos, e então veremos o que separa pessoas religiosas.

umascoisas que não devem causar divisão:
Diferenças de opinião não destroem a comunhão. Homens bons podem diferir sobre vários pormenores de como fazer a obra de YHWH [pois a estrada é longa e cada um está engatinhando em uma parte dela] sem perder seu respeito mútuo. Um exemplo claro disto é a discordância entre Sha’ul e Barnabé em Atos 15:36-41. Dois ministros devotos e experientes tinham uma diferença de opinião sobre se levavam João Marcos na sua viagem de pregação. Ambos tinham boas razões para suas posições. Sha’ul lembrou que Marcos tinha-os abandonado quando o caminho se tornou difícil em sua primeira viagem (Atos 13:13). Barnabé, já conhecido por sua habilidade para encorajar e edificar seus irmãos, ainda tinha esperança de que Marcos viria a ser um companheiro confiável. Este otimismo mostrou-se correto (2Timóteo 4:11), mas as preocupações imediatas de Sha’ul também eram compreensíveis. Como estes dois homens maduros lidaram com suas diferenças? Eles permitiram um ao outro a liberdade de fazer sua obra sem sentir a necessidade de ataque pessoal ou denúncia do caráter de seus camaradas soldados. Foram cada um para um lado... do contrário a Palavra estaria errada quando afirma:” Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3)


Diferenças de níveis de maturidade e de consciência pessoal não causam divisão. Enquanto as pessoas continuarem a nascer na família de YHWH, haverá diferenças de níveis de maturidade. Isto é natural e não deverá causar divisões (isso sem falarmos que muitos ali estarão sem serem eleitos). Sha’ul abordou especialmente este assunto em Romanos 14. Quando há diferenças de opinião, aqueles que sentem uma liberdade maior deverão respeitar a consciência do irmão sincero que não reconhece essa mesma liberdade. Assim como os membros maduros de uma família física protegem os mais novos, aqueles discípulos com entendimento mais maduro procurarão proteger as consciências de seus irmãos mais fracos. Aqueles que são mais fracos se amam verdadeiramente a YHWH, naturalmente buscarão crescer. Tais diferenças são frequentemente resolvidas com estudo paciente, quando o corpo todo busca edificar-se em amor (Efésios 4:15-16 – “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, HaMashiach, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”). [Nota: isso não quer dizer que cada um tenha a sua crença por tempo indeterminado, cabe aos que já possuem um pouco mais de conhecimento ensinar aos demais].

Algumas coisas que causam divisão:


Falsas doutrinas causam divisão. Doutrinas que contradizem as Escrituras, pregadas frequentemente pelas organizações/denominações religiosas da cristandade, messiânicas e do judaísmo, que são na verdade a grande prostituta de Apocalipse criam divisão (Romanos 16:17-18 – “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Mashiach Yahushua, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples”). Aqueles que espalham tais erros são fortemente condenados e devem ser evitados (Tito 1:10-16 – “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância. Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicasnem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Ulohim, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra”; 3:10-11 – “Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado”). Falsos ensinamentos conduzem à divisão porque não poderá haver comunhão entre a luz e as trevas ( Leia 2Coríntios 6:14-7: 1). YHWH espera que os justos se separem dos desobedientes. Esta é uma forma de divisão que tem que ser instigada pelos fiéis para se manterem livres da impureza da falsa doutrina e das práticas pecaminosas. Nem todas as separações ou divisões são erradas porque a palavra de YHWH exige que nos separemos daqueles que persistem no erro.


Desrespeito pela consciência de um irmão (chamado e escolhido) causa divisão. Em Romanos 14:13-17, Sha’ul falou de coisas que não eram erradas em si, mas disse que é divisor e falta de amor insistir em exercer liberdades se elas farão um irmão tropeçar. Este princípio frequentemente exige que nos abstenhamos de práticas que poderíamos considerar lícitas de modo a manter paz com nossos irmãos até que eles conheçam melhor o caminho. Determinação egoísta em fazer o que queremos do modo que queremos, sem respeito para com as dúvidas honestas de nossos irmãos, reflete uma arrogância sem amor que inevitavelmente cria discórdia. Sha’ul ensina que deveremos buscar amorosamente entender nossos irmãos mais fracos e manter a paz com eles, ensinando-os a verdade diligentemente, a tempo e fora de tempo.


Sectarismo territorial causa divisão. Pessoas religiosas em nossos dias estão demasiadamente preocupadas com "nós" e "eles" e "nosso" e "deles" e pouco preocupadas com as coisas de YHWH. Yahushua ofereceu uma solução simples e direta para tal atitude arrogante: "Falou João e disse: Mashiach, vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Yahushua lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós" ou "... quem não é contra nós é por nós" (Lucas 9:49-50; Marcos 9:40). Essas palavras de Yahushua não devem ser mal interpretadas para dizer que devemos aceitar cegamente a todos, veja o que diz em Mateus 12:30 – “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha, mostrando claramente que não podemos ficar neutros sobre a Verdade pois ou somos a favor, ou somos contra ela. Mas estes textos de fato mostram que não devemos rejeitar alguém só porque ele não pertence ao nosso grupo. Muitas pessoas estão ocupadas em julgar as raízes quando devem estar julgando os frutos (Mateus 7:15-16).


Muita das coisas escritas em nossos dias sobre a herança religiosa de vários grupos deve soar, para YHWH, como tolice sem propósito. Sha’ul tinha uma linhagem religiosa tão boa como qualquer um à volta dele, mas dizia que considerava isso tudo "perda por causa de HaMashiach" porque ele punha total confiança em Yahushua e sua justiça (Filipenses 3: 7-11 – “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por HaMashiach. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Yahushua HaMashiach, por YHWH; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar ao Mashiach, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em HaMashiach, a saber, a justiça que vem de YHWH pela fé; Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos”). Sha’ul não estava preocupado com a aprovação ou a permissão de qualquer homem ou organização humana (Gálatas 1:10-12,17), somente com a pregação e a prática da pura Palavra de YHWH. Em vez de agir como políticos que precisam fazer uma pesquisa de opinião para saber de que lado o vento está soprando, precisamos estar firmemente assentados sobre a rocha da verdade de YHWH (Efésios 4:11-16,24). Se estivermos firmes com YHWH, não importa quantos homens estejam contra nós. Certamente os relatos de Gideão e os midianitas, Davi e Golias, e Elias e os falsos profetas são suficientes para nos convencer de que a força não está em nos acharmos alinhados com a facção mais forte da cidade. YHWH sempre vence, e a vitória é garantida para aqueles que permanecem com ele (Romanos 8:31-39 – “Que diremos, pois, a estas coisas? Se YHWH é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu Mashiach poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os escolhidos de YHWH? É YHWH quem os justifica. Quem é que condena? Pois HaMashiach quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de YHWH, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de HaMashiach? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de YHWH, que nos é dado por intermédio de Yahushua HaMashiach”).


Orgulho e inveja causam divisão. Nenhuma carta da segunda aliança fala mais sobre divisão do que 1Coríntios. As facções na congregação coríntia eram o resultado de comportamentos carnais de pessoas que estavam mais preocupadas com suas próprias reputações e influências do que estavam com o povo de YHWH (leia cuidadosamente 1Coríntios 3:1-17). Quando os homens são apanhados na carnalidade de tentar mostrar que nossas congregações são maiores do que as congregações deles, que nossos projetos são melhores do que os projetos deles e que nossos pregadores são mais eloquentes do que os pregadores deles, as contendas são inevitáveis. Se pensarmos que somos maiores e melhores, seremos dominados pelo orgulho. Se temermos que outros estejam ganhando a corrida, seremos dominados pela inveja e o ciúme. Não importa quem está na frente; todos que estão na corrida estão errados! Vergonha para aqueles que rebaixarem a obra de YHWH ao nível de uma competição atlética. Deixem as competições e a busca de reconhecimento humano na planície de Sinear e retornem à pregação da mensagem simples do madeiro de Yahushua (1Coríntios 2:1-5; veja Gênesis 11:1-9).

A surpreendente chave para a paz real


É interessante que Yahushua frequentemente nos diga para buscarmos as bênçãos que ele promete em lugares inesperados. Àqueles que queriam ser exaltados, ele disse que olhassem para baixo e lavassem os pés de seus irmãos (João 13:14-15 – “Ora, se eu, senhor e mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”). Àqueles preocupados com necessidades físicas, ele disse que buscassem as coisas espirituais (Mateus 6:31-34 – “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de YHWH, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”). E àqueles que querem a paz com os homens, ele diz que busquem a sabedoria pura que vem de cima. Se começarmos a buscar a paz, é bem provável que acabemos com nada mais do que alianças impuras com pessoas infiéis. Mas se partirmos para buscar e seguir a Verdade, receberemos o benefício extra da paz com YHWH e seu povo. “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” [Tiago 3:17]. Não podemos reverter a ordem. Se pusermos a paz acima da pureza na pregação e na prática, terminaremos em desavença com YHWH. Mas se nos devotarmos a proclamar e a seguir a pura mensagem da Palavra de YHWH, gozaremos paz eterna com YHWH e seu povo (1Coríntios 1:10; Efésios 2:11-22).

"Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros[Romanos 14: 19]

Adaptado e escrito por Presbítero Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...