terça-feira, 5 de novembro de 2013

Heresias do cantor gospel Thalles Roberto



O que tem me chamado atenção agora foi o vídeo  “Filho Meu” cujo Thalles fala na primeira pessoa demonstrando uma tentativa do próprio Yahweh de se relacionar com um suposto filho, porém ainda não convertido. Pode até ser que a intenção do cantor  ter sido boa, mas, sinceramente tanto ela quanto o vídeo foram (para mim) de uma péssima fundamentação teológica, quando desqualifica a soberania e onipotência de “Yahy'l” nunca vista antes.




“Filho meu/ Ta fugindo de mim, é?/ Ja tentei, procurei e outra vez/ Você me rejeitou, porta na cara doeu…”

1) A Palavra nos ensina que é Yahu'l quem realiza tanto querer quanto o efetuar na vida de todos nós. (Fp 2.13). Charles Spurgeon bem disse que a Graça de Yahweh não viola a vontade humana, mas triunfa docemente sobre ela. Sinceramente não consigo compreender esse “Deus” da canção que tanto procura,tenta e não consegue realizar sua vontade, e além disso ainda leva porta na cara e sente a dor pela rejeição.

“ Filho meu/ Ta correndo de mim, é?/ Ontem eu me lembrei/ De uma antiga oração
Que você fez no monte/ Lembra filho? Eu chorei!”

2) Não dá pra encontrar nas Escrituras um “Deus” que tem esporádicas lembranças de orações e se põe a chorar porque se sente rejeitado por alguém. 

“Eu acho que paguei/ Um preço alto demais/ Eu tenho tantas coisas/ Pra viver com você/ Promessas e promessas/ Arquivadas te esperando, filho!”

3) Este trecho acima é um retrato do que ultimamente tem ocorrido com muitas das canções evangélicas: a centralidade no homem. A infelicidade do Thalles foi tanta que se prestarmos bem atenção, as palavras compostas por ele montam a ideia de um “Deus” que se humilha e tenta reatar o relacionamento a partir de uma barganha: oferece coisas boas para viver, “Promessas e Promessa” para que o pecador se volte para Ele. Note que em nenhum momento há o convite ao arrependimento, nem a verdade cristã que o caminho de Yahu'l não é um “mar de rosas”!

Uma pergunta ainda fica no ar: “Yahu'l arquiva promessas”? 

Você ta dirigindo cego/ Em alta velocidade/ Daqui de cima eu vejo/ A pancada que vem
Então passa sua vida pro meu/Nome que eu assumo tudo/Tudo, tudo, tudo”

4) Afinal, esse FILHO da canção é convertido ou convencido? Note, nas estrofes acima “Deus” se refere a um filho, tanto é que o chama assim. Agora me parece que ele ainda não é, já que acima “Yahweh” diz: “passa sua vida pro meu nome”, deixando a entender que ainda não há filiação entre ele e o personagem FILHO. 

Veja a próxima estrofe:

“Faz o seguinte, oh/ Levante a mão agora/ E me aceita/ Como o seu salvador/ Depois me abraça/ E a gente vence/ Junto essa parada”

Acima, “Yahweh” faz um apelo ao personagem e definitivamente revela que ele não era filho como mencionou as duas primeiras estrofes; além do mais, este convite de “Yahu'l” não traz a consciência de pecado e a condição de arrependimento, do contrário, ratifica que é um convite a vitória e ao deleite das promessas “arquivadas”.

Quanta  confusão para uma só canção.

 Lamento dizer,mas senti pena desse “Deus” da canção. Um “Deus” que implora, oferece promessa arquivada, leva porta na cara e sente dor na rejeição.

A Palavra diz que Yahushua foi o sacrificio pelos nosso pecados, viu o fruto penoso do seu trabalho e ficou satisfeito (Isaías 53:10-11). . É o próprio Yahu'l quem chama, traz e abre a porta. As  ovelhas de yahushua ouvem a Sua voz e o seguem, e ninguém as arrebatará de suas mãos (Jo 10.27-28).

Fonte: Texto  retirado de Antognoni Misael ( Arte de Chocar).

2 comentários:

  1. Primeiramente a paz do Senhor!
    Vejo que a publicação é antiga, mas é sempre bom opinar sobre a palavra de Deus, fazendo isso com respeito e serenidade, afinal há tantas interpretações de uma mesma palavra. Lembrando sempre, que respeito a sua opinião. Ok?

    Amigo(a) blogueiro(a),

    Não podemos imaginar Deus, como um ser soberano que pouco se importa com a nossa escolha de estar ou não nos caminhos Dele, na verdade ele se entristece sim, com a nossa decisão de fugir Dele e continuamente está a nos procurar sim, a bíblia diz que ele bate a nossa porta e se abrirmos Ele entrará! Thales não faz menção a versículos bíblicos, como outros levitas, mas tudo o que ele compõem tem fundamento, por isso vou ajudar o meu irmão com as disposições bíblicas que baseiam suas canções:

    1º Trecho: “Filho meu/ Ta fugindo de mim, é?/ Ja tentei, procurei e outra vez/ Você me rejeitou, porta na cara doeu…”

    "Gênesis 6: (5) E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. (6) Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e PESOU-LHE em seu CORAÇÃO."

    "Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso AMIGO, dorme, mas vou despertá-lo do sono. João 11:11"Jesus CHOROU.
    Disseram, pois, os judeus: Vede como o AMAVA. João 11:35-36"

    "Eis que ESTOU A PORTA, e BATO; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20"

    "Porque o Pai PROCURA a tais que assim o adorem (em espírito e em verdade). João 4:23"
    "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
    Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
    Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
    Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Salmos 139:7-10"

    (...)

    ResponderExcluir
  2. Jonas fugiu do Senhor, mas Ele não deixou que escapasse de suas mãos, pois a bíblia diz que Ele é Deus e não poderá nada escapar das suas mãos, agindo Ele quem impedirá? Ainda caro, Deus é fiel e poderoso para se lembrar das alianças, orações, súplicas e propósitos que temos como Ele, como em várias referências bíblicas. Ele é Deus e não se esquece de uma só palavra, pois antes que as digamos, Ele as conhece e em seu livro registra todas as páginas das nossas vidas.

    2º Trecho: “ Filho meu/ Ta correndo de mim, é?/ Ontem eu me lembrei/ De uma antiga oração que você fez no monte/ Lembra filho? Eu chorei!”

    A palavra do Senhor veio a Jonas, filho de Amitai, com esta ordem:
    "Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença". Jonas 1:1-2 Mas Jonas FUGIU da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis.O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites. Jonas 1:17 E o SENHOR DE ORDENS ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme. Jonas 2:10

    "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde FUGIREI da tua face?Salmos 139:7 - Se habitar nas extremidades do MAR, até ali a tua MÃO me GUIARÁ e a tua destra me SUSTENTARÁ. Salmos 139:9-10"

    "Não havendo ainda PALAVRA alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, TUDO CONHECES. Salmos 139:4 - Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu LIVRO todas estas COISAS FORAM ESCRITAS; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus PENSAMENTOS! Quão GRANDES são as somas deles! Salmos 139:16-17"

    Então, LEMBRAR-ME-EI da minha ALIANÇA com Jacó, da minha Aliança com Isaque e da minha Aliança com Abraão, e igualmente me RECORDAREI da TERRA PROMETIDA. Levítico 26:42

    ResponderExcluir

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...