quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Os crentes sem igrejas


Não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia (Hb 10:25).


Os “ crentes sem igreja” são  denominados de “desviados” por outros crentes pois não são oficialmente filiados a qualquer instituição convencional de culto religioso cristão, mas nem por isso se consideram desviados e menos ainda excluídos do Reino de Yahweh. O entendimento destes destes é que eles que se desvincularam da “igreja dos homens” e do profano sistema religioso de Babilônia, preconizado e denunciado no Livro das Revelações.

"E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Yahushua" (At 5:42).

Eles não se filiam com termos como evangélico, protestante, tradicional, pentecostal, carismático e neopentecostal. Na concepção dos “sem igreja”, foi necessário despojarem-se desses sistemas, concílios, dogmas, lideranças e responsabilidades de membresia local que caracterizam a igreja constituída para enfim, alcançarem o verdadeiro sentido de crer e viver como a eclésia de Yahushua nesta terra.

Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito de Yahweh vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Yahu'l, que ele resgatou com seu próprio sangue (At 20:28).

O conceito de igreja baseado no modo de ser da igreja primitiva (os crentes se reuniam geralmente em casas) e nas cartas paulinas e joaninas formando o conceito tradicional de “igreja entendido e praticado por nósA base para sustentação desse pensamento  quando afirma que a grande maioria de cristãos que ainda permanece nessas “assembleias do sistema religioso  devem também desligar-se daí o quanto antes e como embasamento profético para tal conclamação o texto de Apocalipse 18:4 – “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas

 Mas isso não significa que sejamos contra ter um lugar para se reunirem para adorar e reverenciar ao grande Yahweh:

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que em outra parte mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Yahu'l, a habitar nas tendas da perversidade" (Sl 84:10).

Pois sabemos que biblia nos mostra quanto ao fundamento da igreja (Mt 16:18; 1 Co 3:11), sua composição mística e universal (Hb 12:23) e sua presença organizada como congregação local de cristãos (At 11:26). "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor "(Sl 122:1).

A igreja universal de Yahushua (que não é a denominação), é composta por crentes vivos e até mortos (mas que no dia de sua vinda ressuscitarão)"mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pe 2:9) e mesmo assim, existe a inegável realidade da igreja local organizada com cultos, liturgias, ministérios, lideranças, coletas, contribuições e etc. (At 2:46,47; 1 Co 14:6; 6:1-6; 13:1-2; Ef 4:11-12;  Hb 13:17; 1 Co 16:1; Rm 15:26; 2 Co 9:1-13; Hb 7:8; Lc 11:42). Mas se existir realmente a necessidade justificável de desligar-se, recomendo-vos a buscarem em oração e em visitação outra igreja que prega verdadeiramente a Palavra do Yahu'lr, para lá continuarem a servir a verdadeiro Yahweh. 

(Texto extraido  dos comentários de , mas com algumas modificações, pois o mesmo me parece  no meu entender que faz parte das idéias e do sistema religioso que aí está).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...