sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Princípios Básicos



Leia: 1Timóteo 2:5

Base bíblica: Atos 2:42-47; 4:32-37; 11:26-30; 14:23; 20:7; 1 Coríntios 16:1-2; Hebreus 10:24-25





Objetivo da lição: Através do estudo dessa lição o estudante aprenderá alguns princípios básicos sobre o que é uma congregação e a quem deve lealdade, bem como o caminho que deve tomar se quiser agradar ao Eterno.

1) Mantenha a ênfase no Eterno. Em nossa sociedade, a lealdade às “igrejas/organizações” toma o lugar da lealdade ao Eterno. Algumas pessoas colocam a “igreja/organização” acima do Eterno e servem a “igreja/organização” acima de tudo. Estas pessoas pensam sobre seu serviço ao Eterno em termos de encontrar a “igreja/organização”, juntar-se à “igreja/organização”, e permanecer fiéis à “igreja/organização”. Apostasia, para eles, é deixar a “igreja/organização”. Em termos bíblicos, a congregação (“igreja”) é simplesmente aqueles que estão seguindo a Yeshua, a família do Eterno. Nosso foco, ênfase, e lealdade são para com o Eterno.Outras pessoas colocam a “igreja/organização” entre o Eterno e o homem, pensando nela como uma instituição através da qual o Eterno fala ao homem e o homem ao Eterno. Mas o homem Yeshua, o Messias é o único mediador entre o Eterno e o homem (1Timóteo 2:5). Nós não procuramos o Eterno através da “igreja/organização”; a congregação (“igreja”) é o povo que está procurando seguir ao Eterno. É o próprio Eterno quem deve dominar nossas vidas, não a “igreja/organização”.  

2) Veja o lugar da congregação no plano do Eterno


YHWH planejou que os discípulos de Yeshua haveriam de serví-lo com outros discípulos, como uma parte de um grupo de discípulos. Ele esperou que as congregações se reunissem para adorar, juntar seus recursos para trabalhar na Sua obra, procurar homens qualificados para ensinar, e encorajar uns aos outros à fidelidade (Atos 2:42-47; 4:32-37; 11:26-30; 14:23; 20:7; 1 Coríntios 16:1-2; Hebreus 10:24-25; etc.).

Eu sou parte de uma congregação porque o Messias lá me colocou. Tentar ser um discípulo sozinho, sem fazer parte de uma congregação, é ignorar as instruções de quase todos os livros, desde Atos até Apocalipse, os quais foram escritos para as congregações, ou para dar instruções sobre a determinação do Eterno para as congregações. Não podemos colocar a “igreja/organização” no lugar do Messias como Senhor e cabeça da congregação. Mas, antes, em obediência ao Eterno, submetermo-nos ao plano que Ele revelou a respeito das atividades dos discípulos.


Evite pensamentos errados. O conceito de uma estrutura hierárquica entre igrejas, penetra de tal maneira em nossa sociedade que é difícil evitarmos. A Bíblia não ensina o conceito de uma congregação sendo parte de um grupo de congregações (organizações/denominações). Assim como não devemos pensar que a “igreja/organização” seja a mediadora entre o homem e o Eterno, não devemos pensar em alguma organização como mediadora entre a congregação e o Eterno. Cada congregação, que segue ao Messias, vai seguí-lo diretamente, sem lealdade a qualquer grupo ou rede de “igrejas/organizações/denominações”.


3) Faça parte de uma congregação que segue o padrão da Bíblia

Já no tempo em que João escreveu o livro da Revelação (Apocalipse), algumas congregações estavam se extraviando do padrão (Apocalipse 2-3). Visto que eu não posso participar, nem encorajar práticas fora das Escrituras (Efésios 5:11; 2 Coríntios 6:14-7:1; 2 João 9-11), eu também não posso fazer parte de uma congregação que não é fiel à palavra do Eterno.

Graças ao Eterno, temos, ainda, a semente pura. É possível a uma congregação seguir a palavra do Eterno e voltar ao caminho de YHWH, como os israelitas fizeram em muitas ocasiões. É ainda possível para indivíduos se reunirem e começarem uma congregação conforme a vontade do Eterno. Os apelos e exemplos de muitos homens do Eterno foram relatados na Bíblia, para nos ensinar e nos motivar a seguir o caminho de volta ao padrão do Altíssimo Criador. Voltemos e sirvamos ao Eterno exatamente como os discípulos o fizeram no primeiro século.




Tem havido muitos esforços de "restauração" desde que os apóstolos saíram pregando. Estes esforços surgiram mais frequentemente quando as pessoas perceberam que as “igrejas/organizações” que declaravam ligação com Yeshua tinham se deixado levar para longe dos ensinamentos dele. Elas foram vistas como tendo cessado de ser o que o evangelho exigia delas e, ainda que permanecessem de portas abertas no mesmo ponto, a "mercadoria" tinha sido radicalmente alterada.

A presença do Novo Testamento no mundo tem continuado como uma lembrança perturbadora de como se esperava que as coisas fossem "no começo", e como deveriam ser ainda. Por isso, sempre e onde quer que a Bíblia comece a ser levada a sério entre os discípulos nominais, pode-se esperar que alguém diga, com preocupação: "Deixamo-nos levar para longe do Eterno e é necessário que retornemos à sua Palavra".


5) A idéia da restauração não é estranha à Bíblia. Ela presume duas coisas: que há um padrão imutável pelo qual espera-se que o povo do Eterno opere e que um afastamento desse padrão exige arrependimento e retorno. YHWH deu um modelo de vida e de adoração a Seu povo no Monte Sinai. O projeto para a "tenda da congregação" foi minuciosamente pormenorizado e esperava-se que não houvesse desvio dele, uma vez que era uma expressão da sabedoria do Eterno (Êxodo 25:9; 40:16). Exatamente assim, de modo cuidadoso e fiel, YHWH queria que seus estatutos e Leis fossem guardados. Ele queria um povo que O amasse absolutamente (Deuteronômio 6:4-5) e manifestasse esse amor guardando todos os Seus mandamentos sempre (5:29) sem alteração (4:2) e sem desvio (5:32). Estes mandamentos envolviam pureza moral e justiça, e também a adoração e o arranjo de Seu povo para essa adoração. O povo do Eterno foi punido por causa da imoralidade (Números 25) e por causa dos desvios das ordenanças referentes à adoração e ordem (Números 15:32-36; Levítico 10:1-2; Números 16).

A história de Israel é uma história de contínuos afastamentos da Lei do Eterno (Atos 7:51-53) e de apelos semelhantes repetidos por profetas de YHWH para que retornassem (Jeremias 3:22; 6:16). Quando o povo era restaurado na fidelidade, era sempre o resultado do redescobrimento da palavra do Eterno e uma reaplicação de Seus princípios às suas vidas. Assim, foi nos dias de Josias rei de Judá (2 Reis 22,23). Naturalmente, com muita frequência, os apelos dos profetas eram rejeitados pela maioria, mas sempre havia um restante que respondia (Romanos 9:27).
 
6) Leia o que diz o apóstolo Paulo comentando sobre estes eventos: 1Coríntios 10:11. Nesta última era da história humana, o Eterno nos deu, não por profetas, mas por seu próprio Filho, Yeshua, um modelo da verdade que é calculado não somente para redimir as almas dos homens perdidos, mas para governar sua vida e serviço, como seu povo. Não era por acidente que os discípulos de Yeshua se reuniam em congregações locais independentes (1 Coríntios 11:16;  Romanos 16:16), ou que elas eram semelhantes em suas formas de adoração e organização (Hebreus 10:24-25; Atos 20:7; 1 Coríntios 16:1-2;  Atos 2:42; Efésios 5:19). 


7) Yeshua tinha entregado toda a verdade aos apóstolos (João 16:13); os apóstolos tinham-na ensinado (Atos 20:26-27) e as congregações tinham-na seguido (Atos 2:42). Os apóstolos não variavam seus ensinamentos de acordo com suas tendências ou os desejos de seus ouvintes, mas, guiados pelo espírito de YHWH, ensinavam a mesma coisa "por toda parte,”…em todas as igrejas" [1 Coríntios 4:17; 7:17]. Paulo fala da forma ou modelo deste ensinamento (Romanos 6:17) e insiste com Timóteo para que mantenha "o padrão das sãs palavras que de mim ouviste" [2 Timóteo 1:13] “e as confie a outros homens fiéis’ (2:2). Quando homens ou congregações se desviaram desse modelo, foram reprovadas e chamadas ao arrependimento (Apocalipse 2:1-5,14-16; 3:1-3). Pedro nos assegura que a palavra do evangelho que eles pregavam permaneceria para sempre verdadeira (1Pedro 1:25). É por esta razão que procuramos restaurar as congregações (ou pelo menos a nossa) concordando com o padrão do Novo Testamento no século vinte e um, sendo nós mesmos restaurados no caminho do Eterno e convidando outros a fazerem o mesmo. Mesmo que quase a totalidade dos ditos seguidores de Yeshua não estejam fazendo isso, não será fracasso para aqueles que o estão fazendo. Ainda que eles sejam apenas um restante, o Eterno sempre terá seu povo.


Escola do Ministério
Congregação Ferraz de Vasconcelos – SP - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...