quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os desafios para nos conduzirmos de maneira coerente.



Desafios à congregação de YHWH e ao verdadeiro seguidor de Yeshua

A palavra desafio tem como significado provocação a alguma ação. Qualquer coisa que lhe provoque, chamando-o a uma tomada de atitude, uma ação, é um desafio. Nesse sentido, a vida daquele que segue o que está na Palavra está repleta de desafios. Todos que somos crentes hoje o somos porque em algum ponto do passado atendemos ao desafio de tomar a atitude de arrependermo-nos de nossos pecados e depositar nossa fé em Yeshua, entregando-lhe a vida. Fomos desafiados através do chamado de YHWH, depois pela palavra de um parente, ou um amigo, ou um folheto, ou através da leitura da Bíblia, ou através de uma pregação... E depois que atendemos a esse primeiro desafio, muitos outros se nos apresentaram, se nos têm apresentado e se nos apresentarão ainda. Pensemos em três importantes desafios que temos que encarar como membros da congregação, mas também como crentes individuais.

1. O Desafio de nos Conduzirmos de maneira Coerente com a Vida do verdadeiro discípulo de Yeshua

Em 1 João 2.6 lemos: “Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou”. Em Tito 1:16 lemos sobre determinado grupo de pessoas: “Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra”. Esses não são os fiéis, e sim os infiéis. Em Ezequiel 33:31 YHWH fala, reprovando Seu povo: “E eles vêm a ti, como o povo costuma vir, e se assentam diante de ti como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza”.
Amados, depois de sermos convertidos pela fé, requer-se de nós uma vida de acordo com os padrões do evangelho, uma conduta excelente diante de YHWH e dos homens. Vejamos 4 razões para isso:
a) É ordem emanada de YHWH, conforme o registro de todas as Escrituras;
b) É exigência do mundo que nos observa. Ele cobra de nós uma conduta pura, santa e reta e ainda valoriza o evangelho pela medida do nosso comportamento;
c) A boa conduta deve ser também exigência da congregação da qual somos parte;
d) É um imperativo de nossa própria consciência. O verdadeiro discípulo de Yeshua não se sente bem no seu mundo interior, se não anda pelos caminhos traçados pelos padrões de YHWH.

2. O Desafio de Sermos Perseverantes na Fé e nas Coisas que Dizem Respeito à Nossa Fé

Ser perseverante significa permanecer em um estado, atividade, pensamento... mesmo havendo dificuldades, oposição... Nós os discípulos, somos desafiados a sermos perseverantes em nossa carreira. Hebreus 12:1 diz: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”.
Em 1Coríntios 16:13 Paulo orienta os crentes: “Vigiai, estai firmes na fé...”.
Em 2Coríntios 13:5, fazendo uma repreensão, Paulo diz: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos...”.
Em Romanos 12:12 e Colossenses 4:2 encontramos que devemos ser perseverantes na oração: Romanos 12:12 - “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” / Colossenses 4:2: “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”.
2João 1:9  fala sobre perseverar na doutrina de Yeshua: “Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho”.
E Atos 2:42 diz sobre os primeiros discípulos, aprovando essa atitude, tomando-a como positiva, que eles “perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. E para perseverar na doutrina de Yeshua e dos apóstolos é preciso tomar conhecimento dela de alguma maneira. Depreende-se daí, portanto, que é necessário ser perseverante também no estudo da Palavra. Além disso o texto diz que eles perseveravam na comunhão, isto é, eles estavam sempre juntos, reunidos como congregação. Hebreus 10:25 também fala sobre isso em forma de repreensão. Vejamos em três versões: “... não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia”. (RC)
Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando”. (NTLH)
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”. (NVI)
Vemos então, irmãos, que devemos ser perseverantes na fé, mas também nas coisas que dizem respeito à fé: oração, estudo da Palavra, participação nas reuniões da congregação, obediência e pratica das leis de YHWH e outros.
3. O Desafio de Sermos Agentes de YHWH na Comunicação das Boas Novas da Salvação no Messias Yeshua

Anunciar o evangelho, as boas novas da salvação possível no Messias Yeshua é um imperativo claríssimo na Palavra de YHWH.

Veja 2Coríntios 5:18-20 - “E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus”. – Nesse texto Paulo estava falando dele mesmo em sua função de apóstolo, mas essa palavra é também aplicável a toda a congregação, ou a todos os discípulos individuais. Vejamos o que temos aqui:
a) YHWH nos reconciliou consigo mesmo por Yeshua o Messias – Isso significa, falando de maneira bem simples que YHWH fez o que não podíamos, por falta de recursos, fazer, isto é, Ele removeu as causas da separação entre nós e Ele. Só YHWH podia fazer isso, e Ele fez. Não fosse isso nosso destino seria inevitavelmente a perdição.
b) YHWH nos deu, a nós que já fomos reconciliados, e dará a tantos quantos o forem, a alguns de forma especial, a outros não, mas a todos, o ministério da reconciliação, isto é, a responsabilidade de tornar conhecida de outros a possibilidade da salvação no Messias Yeshua. Em outras palavras, todos recebemos de YHWH a responsabilidade de desenvolver o serviço evangelístico.
c) Assim, somos embaixadores da parte do Messias, isto é, somos representantes por intermédio de quem o Messias roga, exorta, conclama, apela, encoraja as pessoas que ainda não o fizeram a se reconciliarem com YHWH.
Vou ficar só com esse, mas há muitos textos, os quais, pelo menos a maior parte, se não a todos, os irmãos conhecem bem, que nos mostram que anunciar o evangelho é um imperativo de YHWH para nós.

Conclusão

Vimos então, amados, três desafios para nós: 1) O Desafio de nos Conduzirmos de maneira Coerente com a Vida de discípulo de Yeshua; 2) O Desafio de Sermos Perseverantes na Fé e nas Coisas que Dizem Respeito à Nossa Fé e 3) O Desafio de Sermos Agentes de YHWH na Comunicação das Boas Novas da Salvação em Yeshua o Messias.

Na verdade, são mais que desafios são imperativos de YHWH para nós. O Eterno não simplesmente nos propõe essas formas de agir, Ele no-las ordena. E, sendo assim, vamos colocá-las em prática urgentemente, ou, se já somos praticantes, continuarmos como tais, aperfeiçoando-nos dia a dia.

Adaptação de texto de Walmir Vigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...