terça-feira, 26 de março de 2013

As nossas crenças será demonstrada em tudo que fizermos : A disney é satânica?


The Walt Disney Company, maior empresa de entretenimento do mundo, admitiu em janeiro que o até então inofensivo desenho animado Bernardo e Bianca (“The Rescuers”), produzido em 1977, contém imagens subliminares ao longo da fita. A cena acontece aos 28 minutos do filme e é imperceptível em velocidade normal. Os dois ratinhos – engajados em ajudar uma menina a se livrar de seqüestradores – estão viajando sobre um velho albatroz. Na aterrissagem, o pássaro perde altura e passa em frente a vários prédios. As fotos aparecem numa das janelas. A Disney só admitiu o que chama de “imagens de fundo objetáveis” depois que elas apareceram na Internet, a rede mundial de computadores. A empresa informou que recolheu cerca de 3,4 milhões de fitas nos EUA. A cena de nudez explícita e subliminar no desenho animado amplia suspeitas entre milhares de cristãos do mundo a respeito da idoneidade moral da companhia e reabre discussões sobre o mau uso da tevê entre crianças.
Inúmeros cristãos têm se levantado no planeta para denunciar o que chamam de império satânico da Disney. O mais conhecido deles é Josué Yrion, ministro da Assembléia de Deus nos EUA e professor de Missiologia na Universidade de Pasadena, Califórnia, EUA. Yrion já viajou por 57 países, sempre denunciando o mal que a tevê, incluindo desenhos aparentemente inofensivos da Disney, produzem nas crianças. Yrion ficou conhecido no Brasil no início do ano passado. Após suas pregações, certos de que estavam à mercê de um império satânico, centenas de cristãos no País destruíram suas fitas de desenho animado da Disney e queimaram camisetas, adesivos, chaveiros e até cadernos que traziam estampados as imagens dos personagens da empresa. Em razão da polêmica que o assunto despertava, ele foi pouco comentado nas igrejas. A divulgação da cena de nudez escondida durante a aterrissagem estabanada do engraçado albatroz reabriu a questão a respeito do assunto.

Falando em Disney, vamos a uma curiosidade sobre esse senhor:
É simples. Na maioria dos filmes da Disney, se a personagem principal não é órfã de início, sê-lo-á antes de o filme acabar. Se não estão mortos, os pais são inexplicavelmente inexistentes.
A morte ou desaparecimento dos pais permite à personagem crescer, desenvolver-se, dar valor a coisas que não dava antes. É um fato, e é sem dúvida uma lição valiosíssima a dar às crianças. A questão é… será realmente necessário levá-lo ao extremo de o aplicar em praticamente todas as histórias? Não haverá outros caminhos a explorar? Caminhos esses que, quem sabe, pudessem incluir os pais no processo?
O Bambi é talvez o exemplo mais antigo deste fato. Numa das mais chocantes cenas de animação já feitas para crianças, o pequenito perde a mãe quando um caçador a mata. Em O Rei Leão, Simba vê o pai morrer. Em Papuça e Dentuça, a mãe do pequeno raposo Dódó morre logo na primeira cena do filme. O Corcunda de Notre Dame também perde a mãe no início do filme. Os pais de Stitch (Lilo and Stitch) morrem num acidente de carro, e Tarzan, não bastava o rapaz ter visto os pais serem brutalmente comidos por uma chita no início do filme, ainda assistiu à morte a tiros da gorila que o criou.
Nos filmes mais recentes ainda temos o Koda, de Irmão Urso, cuja mãe é morta e o Nemo… que a mãe, coitada, lá se foi também. E o que aconteceu com os pais de Branca de Neve e Cinderela? E as mães de Bela (A Bela e a Fera) e Ariel (A Pequena Sereia)? O Aladdin é órfão. O Mogli foi abandonado e criado por lobos. O Dumbo é arrancado da mãe e não tem pai. A Pocahontas também não tem mãe.
Você pode até pensar “mas isso são só adaptações de histórias que já existiam”. Então como explicar os desaparecidos pais dos três sobrinhos de Donald e a mãe inexistente de Max, o filho de Pateta, que não se sabe o porque que é pai solteiro? E os pais do próprio Pateta? e do Mickey? e do Donald, que só tem o Tio Patinhas???
Dizem que Walt Disney tirou a figura materna de quase todos os seus filmes porque ele nunca conseguiu se recuperar da morte de sua mãe, isso contribuiu para que ele tivesse momentos de profunda depressão, num dos quais criou o vídeo do Mickey Suicida, que segundo a lenda, levou pessoas ao suicídio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...