domingo, 30 de dezembro de 2012

Ligar e Desligar


“Eu te darei as chaves do Reino dos céus; tudo o que ligares na terra, será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus” Mt 16. 19; 18. 18;Os termos “ligar” e ”desligar” aplicam-se no sentido de proibir e permitir com referência ao ensinamento da palavra de Deus, ou seja, o ensino fundamental e doutrinário dos profetas e dos apóstolos. “Eu te darei as chaves do Reino”. O povo pode ter certeza, que o termo ligar e desligar devem ser aplicados no sentido de ligar a palavra de Deus, e desligar as doutrinas de homens. Tem povo que por falta de conhecimento de causa, aplicam no sentido de desligar pessoas da Igreja quando essa passa a discordar do sistema centralizado de governo deles…
O povo pode crer que o Mestre não falou isso no sentido de desligar pessoas da Igreja. Esse é um velho costume de BABILÕNIA, que passou para as Igrejas da reforma religiosa… Jesus Cristo deu a chave da palavra primeira ao apóstolo Pedro. Ele foi o primeiro apóstolo a receber aquela autoridade que mais tarde é conferida aos seus companheiros. O Mestre ainda estava com eles, quando “ordenou não ausenteis de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai At 1. 4. Mas recebereis poder, quando o espírito santo descer sobre vós” At 1. 8 Jo 14. 15 a 17, 26; 16. 13.
Pedro foi o primeiro apóstolo a receber autoridade para ligar a palavra no coração dos judeus, e desligar doutrinas que faziam parte daquele sistema de coisas cerimoniais e temporário que Cristo aboliu na sua morte. Ele sabia também que o batismo de João havia cortado o judaísmo como povo de Deus. E sabia que com o sacrifício de Cristo, e com o estabelecimento da Igreja e do batismo de ligação, as coisas para o povo judeu mudaram. Ou seja, Israel como nação foi representante legítimo de Deus entre as nações até o surgimento da Igreja na Galiléia.
Ele era conhecedor de que na antiga aliança”, todos os sacerdotes eram da casa de Arão. E sabia que João batista tinha linhagem de Arão e passou a linhagem para a Igreja. Batizando os apóstolos e também o próprio Messias. Pedro e os demais apóstolos sabiam que “Nos dias de Herodes, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, e sua esposa descendente de Arão, se chamava Isabel” Lc 1. 5. Abias pai de Zacarias era sacerdote da casa de Arão, nos dias do rei Davi. E que aquele sacerdócio se dividia em vinte e quatro turmas. “A sétima turma; era para Abias” 1 Cr 24. 10.
Pedro era sabedor de que Arão pai genético de Zacarias e de Isabel, foi o primeiro sumo sacerdote em Israel. E foi dele que se originou a linhagem que João passou para a Igreja na Galiléia. Sabia que foi João batista que abriu caminho para Jesus reunir os primeiros discípulos na Galiléia e enviá-los a Jerusalém, Judéia e Samaria, no objetivo de evangelizar os israelitas a aceitar o Senhor Jesus, o batismo de ligação, e selar os cento e quarenta e quatro mil com o batismo de João.
Os judeus que até o surgimento da Igreja, tinham um sacerdócio como nação, e recebiam o perdão de pecados através do sacrifício de cordeiros vindos das ovelhas e das cabras. Com o surgimento da Igreja passaram a ter que aceitar individualmente o Cordeiro de Deus, o batismo e as demais condições para voltar a ser povo de Deus. Era isso que os apóstolos deveriam ligar no povo israelita… Pedro e os demais apóstolos sabiam que foi Moisés que estabeleceu o sacerdócio que realizava sacrifícios de cordeiros para perdão de pecados do povo! Ex 4. 16; Ex 28.1; 40. 12 a 16.
E a missão deles seria desligar do coração do povo judeu a fé em sacrificar cordeiros vindos das ovelhas e das cabras… E aceitar o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Por isso ordenou aqueles judeus que creram a se batizarem em nome de Jesus Cristo para remissão de pecados. Ligando o batismo em lugar da circuncisão. VER O BATISMO APOSTÓLICO. Para que todos possam ter uma idéia, só nos primeiros doze anos de mensagem da Igreja, eles selaram cento e quarenta e quatro mil com o batismo de João. Ap 7. 1 a 7. VER OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL. Eles desligaram os sacrifícios de cordeiros… E ligaram o Cristo e o batismo.
Pedro foi o primeiro a chamar ao caminho da fé tanto judeus, como gentios. “Pedro então se levantou com os onze e, em voz alta, dirigiu-se á multidão: Homens judeus e todos os habitantes de Jerusalém tomem conhecimento disto e prestem atenção as minhas palavras At 2. 14. Quando ouviram isto, se compungiram em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos irmãos. Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vos seja batizado em nome de Jesus Cristo At 2. 37, 38. Os que aceitaram a sua palavra foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas At 2. 41 Não há salvação em nenhum outro nome, pois debaixo do céu não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” At 4. 12.
O mesmo aconteceu com os gentios. “Levanta-te, pois, desce e vai com eles sem duvidar; porque fui Eu quem os enviou At 10. 20, Quando Pedro entrou na casa, de Cornélio lhe saíram ao encontro At 10. 25. Falando com Cornélio, Pedro entrou, e se encontrou ali muitas pessoas reunidas At 10. 27, 28. Então ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo At 2. 38. Vós, intérpretes, porque tomastes a chave do conhecimento” Lc 11. 52.
Todos podem ter certeza que Jesus Cristo, também recebeu do Pai a chave do conhecimento para poder ligar e desligar. “E colocarei a chave da casa de Davi sobre seu ombro, e Ele abrirá e ninguém fechará, e fechará e ninguém abrirá Is 22. 22. Aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém pode fechar, que fecha e ninguém pode abrir” Ap 3. 7.
Ele rogou aos apóstolos não se preocuparem com a palavra, porque no momento certo lhes seria dada. ”Não fiqueis preocupados como, ou o que haveis de falar; porque no momento vos será dado o que deveis falar” Mt 10. 19; Mc 13. 11. Os apóstolos cheios do Espírito Santo, ao receberem a chave da palavra cumpriram a missão. Nos judeus que aceitavam eles desligaram as leis cerimoniais abolidas, e ligaram o Cristo, e o batismo. Os mandamentos os judeus conheciam, mas o Cordeiro verdadeiro e o batismo não.
Para os gentios “Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava diante da idolatria dominante na cidade” At 17. 16 Ele ligava a Jesus e a ressurreição At 17. 18. “Podemos saber que nova doutrina é esta que falas”: Ou seja, que ligas? At. 17. 19VER IDOLATRIA, ÍDOLOS E IMAGENS DE ESCULTURA
“A lei foi ordenada Por meio de anjos, pela mão de um mediador”, ou seja, Moisés. Para o povo que ele tirou do Egito, ele ligou os mandamentos e a lei de Deus, em lugar das leis de Faraó. VER A LEI DE DEUS. Estamos vivendo os últimos dias e ainda têm povo seguindo normas da BABILÕNIA Ap 17. 5. Desligando pessoas da Igreja como se tivessem poder sobre elas. Parece estar praticando uma inquisição espiritual por conta própria. Eles sem conhecimento de causa aplicam o texto para desligar pessoas da Igreja e até pastores, como se tivessem poder para este fim. Agem com base nos textos iniciais do estudo Mt 16. 19. Sem saber que a aplicação do texto deve ser no sentido de ligar o Único Deus, o Cristo, o Batismo, o Reino e a lei…
“Em verdade vos digo, que tudo o que ligares na terra, será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado nos céus” Mt 18. 18. É inadmissível fazer uso do nome de Deus em benefício próprio, praticando o abuso de autoridades em nome de Deus como se tivessem direito sobre as almas. O que todos precisam fazer é aprender com Jesus, com os apóstolos e com os profetas. E passar a desligar as heresias que predomina, e ligar os mandamentos e a lei de Deus no coração das pessoas que dão ouvido à palavra. É por isso que muita gente conhece e observa uma parte da lei de Deus, e por falta de conhecimento profana uma parte dos mandamentos.
Entendemos que todas as Igrejas de Deus em cada cidade espalhada pelo mundo, Deus colocou governos em cada uma delas para ministrá-las. E não deu autoridade para um governo que não tem um sumo, desligar quem quer que seja. Assim eram as Igrejas nos dias apostólicas, cada uma ministrava diante de Deus.
“Na Igreja de Antioquia havia profetas e mestres At 13. 1. Eles estavam adorando ao Senhor e jejuando quando O Espírito Santo disse: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado. At 13. 2 Então, depois de jejuarem e orarem; impuseram as mãos sobre eles, e os despediram” At 13. 3. Vemos ai os governos da Igreja de Antioquia resolvendo um assunto importante. Quando uma Igreja local tem o seu governo local, e por leis humanas, tem que levar assuntos de sua responsabilidade e competência, a um poder central resolver os assuntos que compete a Ela, a tal Igreja está sendo coagido a aceitar o poder central resolver e fazer aquilo que compete a ela.
O povo precisa saber e entender, que o fato de Cristo colocar alguém em determinada função, em um governo é uma coisa. E esse alguém centralizar o governo para tirar proveitos da situação é outra coisa bem diferente e profana. E é isso que os tais governos centralizados vem fazendo. E é pelo fato de o povo ser passivo a estes governos ilegítimos, que eles continuam explorando o povo e fazendo o povo errar. VER O GOVERNO ECLESIÁSTICO E CENTRALIZADO DE ARÃO, OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS, OS SÁBADOS CERIMONIAIS, OS DÍZIMOS CERIMONIAIS DE ARÃO QUE FORAM ABOLIDOS; E O DÍZIMO DOS LEVITAS QUE PERMANECE ATÉ HOJE.
Uma Igreja com poucos membros que não foi estabelecido ainda um presbítero, tem direito de solicitar a Igreja mãe que gerou a missão naquela cidade, para ajudar resolver os seus assuntos importantes. Este trabalho só é legítimo quando é feito de uma Igreja mãe para uma filha, ou seja, aquela Igreja que iniciou a missão, e da assistência a missão na tal cidade. A mesma também tem o direito de solicitar ajuda a uma da mesma fé. Mas nunca por imposição de um poder central. Ao estabelecer um presbítero ela fica em condições de resolver os seus assuntos, tanto espirituais como materiais.
Deus colocou na Igreja, “Uns para apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres Ef 4. 11, para a preparação dos santos”. Porque foi para a ”preparação dos santos”, que Ele colocou todos na Igreja, Ef 4. 12. E não um para controlar os outros como se fosse sumo. Jesus é o sumo da Igreja. “Ele promoveu em cada Igreja a eleição de presbíteros” At. 14. 23.As Igrejas locais que têm um Presbítero devem resolver os seus assuntos, tanto espirituais como materiais. Assim deve ser em todas as Igrejas de Deus. (Igreja de Deus do 7º dia em Joiville)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...