sábado, 29 de dezembro de 2012

A Respeito do Sábado


Sábado: cessação do trabalho, ou seja, descanso. A lei do descanso foi instituída para benefício do homem. O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Mc 2. 27O sábado foi o dia da semana estabelecido por Deus para o descanso do homem, e não outro dia da semana. A instituição de guardar depois de seis dias de trabalho, o sétimo dia como dia de descanso, veio da parte de Deus e faz parte do concerto, ou seja, da “aliança”. Foi estabelecido e requerido pela lei de Deus com a obra da criação. “Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda sua obra que fizera e criara” Gn 2. 3, 4.
“Porque o Senhor criou o céu e a terra, o mar e tudo o que há neles, durante seis dias, mas descansou no sétimo dia; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado, e o santificou” Ex 20. 11. Estando a Lei do descanso contida no quarto mandamento da Lei de Deus. “Lembra-te do dia de sábado para descansar. Trabalharás durante seis dias, e o farás todo teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem teu escravo” Ex 20. 8 a 10.
Tem mensagem que aplica os textos e contextos da Bíblia, concernente a abolição das festas cerimoniais, dos sábados cerimoniais e festivos, dos sacrifícios de cordeiros, dos dízimos cerimoniais e festivos, dos dízimos dos dízimos, das luas novas, e da circuncisão que foi substituída pelo batismo. VER O BATISMO APOSTÓLICO Para dizer: Que Jesus aboliu o santo sábado do Senhor, e que Jesus purificou animais imundos… Os povos podem ter certeza que a lei cerimonial antes de o Cordeiro nascer e ser sacrificado, Deus havia falado pela boca do profeta Isaias e de Oséias que faria cessar com todo aquele sistema. “E acabarei com toda a sua alegria suas festas, suas luas novas, seus sábados e todas as suas solenidades”Is 2. 13, 14; Os 2.11.
Os povos podem ver que só nas três grandes festas, e no dia da expiação, continham seis sábados cerimoniais, que cessaram com o último sacrifício do Cordeiro de Deus Lv 23.7, 8, 21, 27, 35, 36. Aqueles sábados cerimoniais que cessaram com a morte de Cristo, eram além dos sábados do Senhor Lv 23.38. Ou seja, os sábados cerimoniais para os judeus, a Bíblia aplica de “vossos sábados”,foram eles que Paulo mandou não julgar ninguém por causa deles. E foram eles que Cristo aboliu na sua morte Gl 4.9; Cl 2. 16, 17.
Aplica-se para a lei que Cristo aboliu, cravando-os no madeiro Ef 2.15; Cl 2.14.Aqueles sábados festivos que Cristo cravou no madeiro, foram os sábados que Paulo falou: Que foram abolidos com o último sacrifício, o de Cristo. Eles não tinham, e nem poderiam ter nada a ver com o santo sábado do Senhor, e nem com a lei dos alimentos… Pelo fato de o santo sábado fazer parte dos dez mandamentos básicos da lei que Deus estabeleceu para sempre. E os animais que a Bíblia repugna Lv 11. 1 a 47; Dt 14. 1 a 21. Continuam imundos. VER O PORCO E OUTROS ANIMAIS IMUNDOS. Excéto os gentios que os judeus tinham eles por imundos e Deus purificou At 10. 11. 9.
O texto aplica-se para Cornélio e os da sua casa. Deus mandou Pedro matar e comer, ou seja, batizar e aceitá-los como irmãos na Igreja. A mensagem que aplica para orientar os povos a comer o imundo é injusta, pelo fato de que a palavra ali se refere aos povos estrangeiros que os judeus tinham eles por imundos, e não de animais impuros.
Todos podem ter certeza que os sábados festivos que Paulo falou que Cristo aboliu na forma de ordenanças, não tinham, e nem poderiam ter nada a ver com o santo sábado do Senhor, e nem mesmo com os mandamentos que Deus estabeleceu para sempre. A lei que Cristo aboliu é restrita ao sistema cerimonial de coisas contidas nas festas e nos dias festivos dos judeus. E foi aquele sistema cerimonial de coisas que Cristo cravou na cruz Cl 2. 14 a 17.
João disse que: “Sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o “conheço”, mas não guarda, é mentiroso, e a verdade não está nele” 1 Jo 2. 3, 4. Ele se refere aos mandamentos antigos, ou seja, os mandamentos que Moisés entregou para o povo de Israel, que algumas mensagens modernas dizem: Que não serve para a Igreja 1 Jo 2. 7. Para que todos possam ter uma idéia, concernente ao santo sábado, as santas mulheres repousaram no dia santo conforme o mandamento Lc 24. 54 a 56. O mandamento que elas procuraram obedecer quando repousaram foi a “aliança” que Deus entregou no monte Sinai, ali estava contido também o santo sábado Ex 20 1 a 17; Dt. 31. 24 a 26; Gn 2. 3; Ex 20. 8 a 10.
Os povos precisam saber que “o dragão irou-se contra a mulher para fazer guerra contra a sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus Cristo Ap 12. 17; 14. 12. Ou seja, contra aquilo que Jesus testemunhou. A mensagem que aplica os textos e contextos da abolição daquele sistema cerimonial de coisas, para convencer os povos a profanar o santo sábado do Senhor, comer alimentos imundos, e profanar outros mandamentos que foram estabelecidos para sempre, diz: Que Jesus aboliu por serem leis que Moisés entregou para o povo judeu, e segundo a mensagem não serve para a Igreja.
E depois que a mensagem consegue os seus objetivos, ela passa a apresentar para o povo observar quase todos os mandamentos que Moisés entregou para o povo de Israel. E todos que são orientados pela mensagem não se dão conta de que se Cristo fosse o fim da lei, como a mensagem diz: Deveria valer para toda a lei, e não para alguns mandamentos que eles são faltosos. Os povos podem crer que Cristo é o fim da lei cerimonial. E podem acreditar que o santo sábado e a lei da alimentação… Não tem, e nem poderiam ter nada a ver com aquele sistema de lei cerimonial abolida por Cristo.
Tanto é que Paulo disse: Que “Não são justos diante de Deus os que ouvem a lei, mas os que praticam é que serão justificados” Rm 2. 13. Ele falou isso porque tinha conhecimento de que a lei que Cristo aboliu foi a cerimonial. Ele falou mais,“Anulamos a lei pela fé? Não de modo nenhum! Antes estabelecemos a lei Rm 3. 31. Por ai todos podem ver que a lei que Cristo aboliu foi a lei cerimonial e festiva, porque Jesus disse: Que “mesmo que o céu e a terra passem, não será omitido um jota ou um til da lei, até que tudo seja cumprido” Mt 5. 18. Lc 16. 17.
Os povos podem ver que a mesma mensagem que coloca o povo contra o santo sábado, e faz o povo comer alimentos impuros… Depois que a mensagem consegue o seu objetivo, com falsa argumentação de que Moisés entregou a lei para o povo judeu, e não para a Igreja; depois que a mensagem consegue fazer o povo se desviar do mandamento do santo sábado, e faz o povo comer alimentos que a Bíblia repugna… A mensagem passa a orientar o povo a observar quase toda a lei que Moisés entregou aos israelitas.
Os povos podem crer que os mandamentos que Cristo removeu na sua morte, foram às festas cerimoniais, os sábados cerimoniais, os sacrifícios de animais, os dízimos festivos, os dízimos dos dízimos, as luas novas e a circuncisão. E acabarei com toda a sua alegria suas festas, suas luas novas, seus sábados e todas as suas solenidades” Os 2.11; Is 1. 13,14. Os textos aplicam-se para as leis cerimoniais que cessaram com o último sacrifício do Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!
A lei do descanso adverte os povos que o santo sábado é o quarto mandamento da lei de Deus, e diz para eles: Que aquele que transgride a lei morrerá no Juízo final por conta da rejeição e transgressão. “Observa o sábado, porque é santo para vós; quem o profanar, este morrerá; porque se alguém fizer nele algum trabalho, aquela alma morrerá Ex 31. 14 a 16. Quando os filhos de Israel estavam no deserto, encontraram um homem apanhando lenha no dia de sábado e trouxeram-no a Moisés. E foi colocado em prisão porque ainda a lei não determinava o que fazer com ele. E o Senhor disse a Moisés: O tal homem, deve morrer apedrejado” Nm 15. 32 á 35.
“Guardai os meus sábados, e reverenciai meu santuário. Eu sou o Senhor Lv 19. 3,30 E lhes dei minhas leis, e fiz-lhes conhecer minhas decisões, por cujo cumprimento o homem viverá Ez 20. 11. Mas também os filhos me desobedeceram; não seguiram minhas leis nem observaram nem cumpriram minhas decisões, por cujo cumprimento o homem viverá; eles profanaram meus sábados” Ez 20. 21. E a lei da alimentação também diz para eles que aqueles que comem alimentos imundos também perecerão Is 66. 17.
A morte dos povos que violam a lei, ficará para o Juízo final Ap 20. 11 a 15. Porque “o salário do pecado é a morte Rm 6. 23. Nesse sistema de coisas, os justos também morrem em função de que pelo pecado de Adão passaram a morrer os injustos e também os justos Rm 5. 12; 1 Co 15. 21. Mas naqueles dias, apenas os que violam a lei perecerão.
Guarda o dia de sábado, para santificar, como te ordenou o Senhor Dt 5. 12 á 15. E lhes fizeste conhecer o teu santo sábado; e lhes ordenaste mandamentos e estatutos e uma lei, por intermédio de teu servo Moisés Ne 9. 14. E eu contendi com os nobres de Judá e lhes disse: que mal é este que fazeis, profanando o santo sábado Ne 13. 15 a 22 Todos os que guardarem o sábado, sem o profanar, e os que guardarem a minha aliança. Eu os levarei para o meu santo monte” Is 56. 1 a 7; Is 58. 13.
“Também lhes dei meus sábados, para que seja um sinal entre mim e eles Ez 20. 11 a 21. Desprezaste minhas coisas santas, e profanastes meus sábados 22. 8.Seus sacerdotes escondem seus olhos dos meus sábados, e assim sou profanado no meio deles Ez 22. 26. Não carregueis cargas no dia de sábado Jr. 17. 21 a 24.
O sábado como dia de descanso é santo, porque “O Senhor criou o céu e a terra, o mar, e tudo o que neles há, durante os seis dias, mas descansou no sétimo dia, por isso o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou” Ex 20. 11; Gn 2. 3. Asalvação é alcançada sob condições de obediência aos mandamentos e a lei de Deus completa. VER A LEI DE DEUS. Guardai os meus sábados, e reverenciai meu santuário. Eu sou o Senhor” Lv 19. 3,30A Bíblia fala para os povos: Que negar a lei, equivale a negar o Cristo. Tiago disse: Que “quem obedece toda a lei, mas tropeça em um só ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente” Tg 2. 10.
Leia Também
A IGREJA
A BÍBLIA
A DIVINDADE
JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS
A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO
A ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO
JESUS CRISTO MEDIADOR
JESUS CRISTO DESCENDENTE DE ABRAÃO
A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
A RESSUREIÇÃO DOS JUSTOS
A REGENERAÇÃO DOS JUSTOS
O TRONO DE DEUS
O TRONO DE DAVI SEU PAI
IDOLATRIA
ÍDOLOS E IMAGENS DE ESCULTURA
A PÁSCOA
O BATISMO APOSTÓLICO
A LEI DE DEUS
O SANTO SÁBADO
A TERRA FOI DADA AOS HOMENS
O JURAMENTO DIVINO
O REI
A ANTIGA ALIANÇA
A NOVA ALIANÇA
A CASA DO PAI
A SANTA CIDADE
A CIDADE MURADA
OS REIS E OS SACERDOTES DO REINO
OS REMANECENTES DE ISRAEL
DESVIO
COMO ERA OBTIDO O PERDÃO DE PECADOS NA ANTIGA ALIANÇA
COMO OBTER O PERDÃO DE PECADOS NA NOVA ALIANÇA
OUTRA FORMA DE OBTER PERDÃO DE PECADOS É PELO BATISMO EM SEU NOME
REBATISMO
NÃO RESTA MAIS SACRIFÍCIO
O PORCO E OUTROS ANIMAIS IMUNDOS
O SACRIFICIO NÃO FOI ABOLIDO
A CIRCUNCISÃO NÃO FOI ABOLIDA
O CASTIGO DOS IMPIOS
O TEMPLO DE DEUS
O NOVO NASCIMENTO
LIGAR E DESLIGAR
USO DE JÓIAS NA NOVA E NA ANTIGA ALIANÇA
USO DE JÓIAS NA ” ANTIGA ALIANÇA”
USO DE JÓIAS NA “NOVA ALIANÇA “
VESTUARIO MASCULINO E FEMININO
VAIDADE
A TRINDADE
O INFERNO DE FOGO
A MORTALIDADE DA ALMA ANTES DA RESSUREIÇÃO
IMORTALIDADE DA ALMA DEPOIS DA RESSURREIÇÃO
O REINADO DO MESSIAS
O JURAMENTO QUE DEUS FEZ COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓO REI E OS FILHOS DO REINO
AOS VENCEDORES EU LHES DAREI AUTORIDADE SOBRE AS NAÇÕES, QUEM SÃO ELES?
O DIZIMO DO SENHOR

A ORIGEM E LIGITMIDADE DA IGREJA
OS CENTO E QUARENTA E QUATRO MIL

OS AMANTES DA TERRA
A VERDADE SOBRE O REINO DOS CÉUS
A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL
O ARMAGEDOM
O GOVERNO ECLESIÁSTICO E CENTRALIZADO DE ARÃO, OS DÍZIMOS DOS DÍZIMOS, OS SÁBADOS CERIMONIAIS, OS DÍZIMOS CERIMONIAIS DE ARÃO QUE FORAM ABOLIDOS; E O DÍZIMO DOS LEVITAS QUE PERMANECE ATÉ HOJE.
(Fonte: Igreja de Deus (7º dia) em Joinville)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...