quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Produzirá a semente do evangelho alguma colheita, ou cairá em terreno improdutivo? (Parte 1)




     É um grande consolo que tão grandes multidões estejam dispostas a ouvir a Palavra de YHWH. Ainda que muitos resultem ser como a pedra, ou como o solo junto ao caminho, ou como terra da qual brotam espinhos, no entanto, é uma circunstância alentadora que a semente possa ser semeada abundantemente sobre uma vasta extensão da terra; Porém, não todos os pensamentos provocados pelo espetáculo de uma nutrida congregação são gratos, pois naturalmente surge a pergunta: O que resultará de toda essa pregação e toda essa audiência? Produzirá a semente do evangelho alguma colheita, ou cairá em terreno improdutivo?
     
Ao considerar esta pergunta, o discípulo verdadeiramente comprometido toma em conta a condição das pessoas à quem está dirigida, e recorda que muitos não estão preparados para o Evangelho. Longe de ser um campo sulcado para receber a semente, são como uma senda muito transitada. Ouvem o Evangelho, e até o presente aconchegamos esperanças por eles, ainda que não tenham a menor intenção de permitir à semente sua entrada ao íntimo de suas mentes. O solo de seus corações está já demasiadamente ocupado; outros pés o trilharão e rapidamente apagarão as pisadas do semeador, e quanto à boa semente, vai ficar onde ela caiu, mas não vai ser acomodada no homem interior.
     
E isso não é tudo. O observador perspicaz recorda que há, todavia outra dificuldade; o arqui-inimigo de YHWH e do homem, se opõe à salvação dos humanos, e, portanto está presente com seu poder destrutivo onde quer que a semente da Palavra esteja sendo semeada. É deste tema que vamos falar agora: a atividade de Satanás durante a pregação do Evangelho. Ele esta fora de vista, mas não podemos permitir-lhe que passe desapercebido; Se faz um maior prejuízo se os homens dormem. Volvemos atentamente nossos olhos até ele, e demonstremos que não ignoramos seus ardis.
     
Nas palavras que temos diante de nossa consideração, nosso More Yahushua recordou a seus ouvintes a pontualidade do inimigo: “logo vem o diabo“; recordou-lhes seu poder: “e tira de seus corações a palavra"; e seu propósito, que é impedir a fé salvadora: “para que não creiam e se salvem". Nestes dias, quando tem lugar nossos serviços especiais, é recomendável trazer esses pontos a sua consideração, para que todos sejam advertidos contra do maligno, e assim, pela misericórdia de YHWH, se frustrem seus desígnios.

I - Primeiro, observem A PONTUALIDADE DO INIMIGO. Tão pronto como a semente cai junto ao caminho, as aves do céu a engolem. Nosso texto diz "e logo", isto é nesse mesmo instante, “vem o diabo". Marcos o expressa: em seguida vem Satanás. Qualquer outro poderia ser ocioso, contudo Satanás não o será nunca. Tão pronto como um camelo cai morto no deserto, os abutres se precipitam sobre ele. Nenhum pássaro era visível, nem parecia possível que houvesse algum em um raio de muitos km, mas pronto se vê umas manchinhas no céu, e em seguida os engolidores estão abarrotando-se de carne: de igual modo, os espíritos do mal espreitam a sua presa de longe, e se apressam a cumprir seu trabalho destruidor. Um lapso poderia dar oportunidade ao pensamento, e o pensamento poderia conduzir ao arrependimento, e, por isso, os inimigos se apressam para impedir que o ouvinte considere a verdade que há ouvido.

    Quando o Evangelho afeta aos ouvintes em alguma medida, quando ainda um mínimo grau penetra seus corações, em seguida a pontualidade do diabo é mais veloz que o voo da águia, para tirar de seus corações e mentes a palavra. Uma pequena demora poderia colocar a semente mais longe do poder satânico, e aquém da prontitude da atividade diabólica. Oh! , que fossemos a metade de velozes e ativos no serviço de nosso Mashiach; que fossemos a metade de prontos para aproveitar cada oportunidade para bendizer as vidas dos homens!


     Sem dúvida Satanás atua às vezes diretamente nos pensamentos dos homens. Ele pessoalmente sugeriu para Judas que vendesse seu More, e há inculcado muitas outras negras insinuações nas mentes dos homens. Como o insaciável abutre que comia saborosa e constantemente das entranhas de Prometeu, assim o diabo arranca os bons pensamentos que seriam a vida de um homem. Insaciavelmente malicioso, não pode suportar que uma só verdade divina bendiga ao coração. O diabo envia na mente blasfêmias espantosas, imaginações impudicas, incredulidades indesculpáveis, ou vãs frivolidades como granadas infernais para destruir qualquer pensamento recém-nascido que olhe para o Mashiach e a salvação. Num momento seduz a mente, e em seguida a aterroriza; Seu único objetivo é desviar do homem os pensamentos do Evangelho, e impedir que se alojem na consciência e no coração.
   
  

Como Satanás não pode estar presente em todas as partes toda vez, frequentemente leva a cabo sua obra maligna por meio de seus serventes, enviando seus espíritos inferiores para que atuem como aves do céu, que engulam a semente, e estes a sua vez empregam diversos "agentes". Incidentes comuns da vida são usados com grande astúcia na transação maligna, de tal forma que mesmo por coisas indiferentes em si mesmas, cumprem-se os propósitos do adversário. Talvez o pregador tenha algo especial em sua maneira, em suas expressões, ou em sua aparência, e isto se converte no pássaro que devora a semente: o ouvinte fica tão atraído em algum raso insignificante do ministro, que esquece a verdade que foi pregada. Talvez o pregador referisse alguma anedota, ou usou um exemplo, ou utilizou uma palavra que despertou uma recordação no coração do ouvinte, e a Palavra foi-se para longe de seu coração, para dar lugar a uma mera vaidade. Ou se o sermão foi preservado até sua conclusão, então encontrou um novo perigo; perdeu um guarda-chuva, uma confusão sem precedentes no Hall de entrada, um escárnio sem sentido surgido da multidão, ou o vestido absurdo de alguma pessoa desconhecida; qualquer destes elementos pode responder ao propósito do inimigo e arrebatar a Palavra . Não significa muito se a semente é devorada por corvos negros ou pombas brancas, por grandes aves ou por diminutos pardais: se não permanece no coração, não pode produzir fruto, e daqui que o inimigo toma medidas para levar a semente de imediato, de qualquer maneira. Não cuida de muitas congregações, porem quando um homem sincero começa a pregar, "em seguida vem Satanás".(continuação...)

Revisto e postado em 05/09/2012


A CONGREGAÇÃO 
   www.acongregacao.org.br 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...