sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A semente e o pássaro no caminho (Parte 2)


                                                                                                                     
II- Em segundo lugar, vamos notar por um momento seu PODER. "E tira de seu coração a palavra". Não se diz que intenta fazê-lo, se não que realmente o faz. Olha, vem e vence.           
A palavra esta ali, e o inimigo a tira facilmente, como o pássaro leva a semente que esta junto ao caminho. Ai! Que influência tem o inimigo sobre a mente humana, e qual ineficaz é a obra do pregador, a menos que ela vá acompanhada de um poder divino. Talvez algo da verdade se fixe na memória pela impactante maneira que foi expressa, mas o inimigo a saca inteiramente para fora do coração; e assim, a parte mais importante, o único de real importância de nossa obra, é arruinado. Nós podemos ser suficientemente insensatos para apontar a cabeça unicamente, porem ele que é astuto mais adiante de toda astúcia, tem como alvo o coração. Se alguém convence os afetos, estará mais que contente. Para o coração do homem, a boa semente esta perdida, pois as aves do céu a devoram; voltou-se para ele uma nulidade, não permanecerá nenhum sinal da semente que foi semeada junto ao caminho, depois que os pássaros a levem: assim eficaz é a obra do príncipe das potestades do ar. Quando o inimigo pensa que vele a pena vir, vem em seguida, e vem com um objetivo, e cuida para que sua missão não falhe.

     Seu poder deriva em parte de sua natural sagacidade. Caído como esta agora, uma vez foi um anjo de luz, e suas faculdade superlativas, ainda que pervertidas, viciadas e diminuídas pela excessiva influência do pecado, são, todavia, consideravelmente superiores as dos seres humanos sobre quem exerce suas artes. Ele é um rival superior ao pregador e ao ouvinte juntos, se o espírito de santidade de YHWH não esta ali pra frustrá-lo. Também há adquirido uma renovada astúcia mediante a grande experiência em seu maldito ofício. Ele conhece o coração humano melhor que ninguém, exceto seu Fazedor; por milhares de anos tem estudado a anatomia de nossa natureza, e é versado em nossos pontos mais débeis. Nós todos somos jovens e ineptos comparados com esse antigo tentador; todos somos estreitos em nossos focos e limitados em nossas experiências, comparados com esta velha serpente (o dragão) que é mais astuta que todas as alimárias do campo: não deve nos surpreender que tire a palavra que é semeada nos corações de pedra.


     Ademais, ele deriva seu principal poder da condição da mente do homem: é fácil que os pássaros recolham a semente que esta exposta sobre um caminho trilhado. Se o solo houvesse sido bom e a semente houvesse penetrado nele, haveria tido maior dificuldade, a tal ponto, que poderia haver sido anulado o intento; todavia um coração endurecido faz em grande medida a obra do inimigo; não necessita usar de violência nem de astúcia; a palavra que não há sido recebida permanece ali sobre a superfície da mente, e ele a toma. Os poderes do maligno provem grandemente de nosso próprio mal.


     Oremos para que o YHWH renove o coração, para que o testemunho de Yahushua seja aceito de todo coração, e não possa nunca ser tirado. Grande é a necessidade de uma oração assim. Nosso adversário não é um ser imaginário. Sua existência é real, sua presença constante, seu poder imenso, sua atividade infatigável. Mande longe a mais imunda das aves do céu, e quebra o solo da alma, e permite que tua verdade viva verdadeiramente e cresça graciosamente em nós.


III - Nosso breve artigo conclui-se com o terceiro ponto, que é o PROPÓSITO do inimigo. Ele é um grande teólogo, e sabe que a salvação é pela fé no Mashiach Yahushua; e por isto teme, mais que tudo, que os homens "creiam e seja salvos". A essência do Evangelho está radicada nestas poucas palavras. "Creia e serás salvo", e na proporção que o inimigo odeia o Evangelho, nós devemos valorizar o Evangelho. Ele não teme tanto as obras como a fé. Se ele pode conduzir aos homens a trabalhar, ou a sentir, ou a fazer qualquer coisa em lugar de crer, estará contente; porém ele tem medo da fé, porque YHWH há tem vinculado a salvação. Cada ouvinte deve saber disso, e, por esta causa, deve colocar sua atenção no ponto que o inimigo considera digno se sua atividade mais importante. Se o destruidor labora para impedir que o coração creia, os sábios deverão estar alertas, e ver a fé como a única coisa necessária.

     "Para que não creiam e se salvem" O inimigo tira a palavra de seus corações. Nisto há também sabedoria: sabedoria oculta na astúcia do inimigo. Se o Evangelho permanece em contato com o coração, sua tendência será produzir fé. A semente que permanece no solo brota e produz fruto, e assim o Evangelho desdobrará seu poder vivo se permanece no homem, e, portanto o inimigo se apressa em tirar a semente. A Palavra de YHWH é a espada do espírito de santidade de YHWH, e o inimigo não gosta de ver que permaneça perto do pecador por temor do que a mesma o fira. Ele sente medo da influência da verdade na consciência, e se não pode impedir que o homem a ouça, se esforça por impedir que medite nela. "assim que a fé é por ouvir, e ouvir, pela palavra de YHWH": destruir isso que há ouvido é o método satânico para impedir a fé.


     Aqui temos, outra vez, uma palavra prática para o ouvido da prudência: Mantenhamos o Evangelho perto da mente dos inconversos; na medida do possível, semeemos uma e outra vez, por que vai saber uma semente penetre e de raízes. Os campesinos só iriam plantar certas sementes para por "uma para o bicho, e uma para o corvo e logo uma terceira para que com segurança crescesse", e nós devemos fazer algo parecido.


     No livro de Jeremias, YHWH descreve Sua própria ação assim: "Ainda que falei-lhes desde cedo e sem cessar, não ouvistes, e os chamei, e não respondestes": certamente, se YHWH mesmo tem continuado a falar a uma raça que não responde, não necessitamos murmurar porque muito de nossa pregação pareça vã. Há vida na semente do Evangelho, e crescerá se pode ser introduzida na terra do coração; devemos, portanto, ter fé nela e não sonhar como obter uma colheita exceto pelo método fora da moda de semear a boa semente. O inimigo evidentemente odeia a Palavra, porem nós, nós aferremos nela, e semeemos ela por todo lado.

     Amado leitor, muitas vezes você já ouviu o Evangelho, porem, o ouviu em vão? Então o inimigo tem que a ver contigo mais do que você imagina. É esse pensamento agradável a ti? A presença do inimigo é corrupta e degradante, e ele tem estado pairando sobre ti como faz as aves sobre um amplo caminho, e pousando em você para tirar a Palavra. Pensa nele. Esta se perdendo da comunhão com YHWH e com o Seu Mashiach Yahushua por tua incredulidade, e em lugar disso estás tendo comunhão com Satanás. Não é isto horrível? Em vez de que o espírito de santidade de YHWH more em você como mora em todos os crentes, o príncipe das trevas está convertendo a você em seu abrigo, entrando e saindo de tua mente a seu gosto. Você recordará o sonho de Jacó, de uma escada, e os anjos que subiam e desciam entre o céu e o lugar onde ele se encontrava: a experiência da Sua vida, irmão, poderia ser expressa por outra escada que desce ao escuro abismo, e os espíritos imundos vão e vem e sobem e descem por seus passos e chegam-se a você! Por acaso não te sobressalta isso? Que YHWH te conceda que te sobressaltes. Desejas uma mudança? Que o espírito de santidade de YHWH converta teu coração em boa terra, e então a semente da misericórdia divina crescerá em ti, e produzirá fé no UL YHWH.
Charles Haddon Spurgeon
A CONGREGAÇÃO 
   www.acongregacao.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...