sábado, 30 de junho de 2012

O discurso de Idácio (Parte 2)


Assim como o priscilianismo, a questão ariana também não se resolveu com a morte de seu líder Ário em 335 d.C.. Estas doutrinas continuaram a se propagar, ganhando força principalmente entre os povos bárbaros, o que trazia um problema grande no que tange a unificação do cristianismo no Império Romano.

 No século V d.C. o exército romano já era amplamente composto por povos bárbaros, os quais eram extremamente importantes para a defesa de seu território. Segundo nosso estudo, Idácio sabia dessa importância dos estrangeiros nas fileiras do exército, mas temia que essa diferença de crença entre os soldados atrapalhasse o espírito de coesão deles dentro deste exército e por causa disso o mesmo acabasse desestruturando-se.

Averil Cameron ao analisar a produção dos discursos cristãos na Antiguidade, afirma que a história do desenvolvimento deles constituiria parte da história política do período. 

A construção do novo mundo pretendida pela Igreja buscava edificar a nova realidade através dos textos. (CAMERON, 1991, p. 146). Segundo J. H. G. W. Liebeschuetz6 (1990, p.3) o cargo de bispo transformava o religioso em um político de grande influência, graças principalmente a relação direta que este tinha com a população, privilégio antes apenas desfrutado pelo imperador. Portanto através de seus discursos os bispos podiam expor suas visões e defender suas concepções a um número grande de indivíduos.

Concordamos com as afirmações de Cameron e ebeschuetz, e em nossa visão Idácio escreveu sua crônica motivado também por interesses políticos e não apenas para relatar os acontecimentos de sua época. 

Ela foi um meio que ele utilizou para divulgar a interpretação oficial do cristianismo, que era o catolicismo ortodoxo, e um meio também de condenar as demais interpretações, que eram consideradas heréticas, mas tinham muita aceitação nos povos bárbaros daquela região.

 Segundo nosso estudo, essa crônica foi uma das tentativas do episcopal de converter esses povos a ortodoxia e com isso unificar religiosamente o exército de sua sede diocesana. Temos a intenção de analisar neste artigo seu discurso, o qual favorecia a religião oficial e condenava as demais correntes interpretativas. (continua)....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...