segunda-feira, 11 de junho de 2012

Existe mesmo inferno de fogo e tormento eterno?

Perguntas: a) Que pergunta surge? b) De qual palavra grega vem a expressão eterno? O que significa “aion”? O que pode ela significar? O que devemos examinar para saber? c) O que significa o eternamente de Apocalipse 20: 10? 9) Mas, além do significado gramatical de "eterno" e da explicação de Apocalipse 20: 9, há muitas passagens declarando que o fogo que destrói os maus no juízo final é eterno até que consuma tudo e somente deixe as cinzas. Por exemplo, Judas 6, 7 diz de forma clara que os anjos estão em trevas esperando o Juízo (igual diz Pedro como já vimos) em "algemas ETERNAS" (aion) . Ora, as algemas eternas serão tiradas quando chegar o Juízo e a condenação final, e a sentença for decretada., assim, a algema é eterna somente até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos. Perguntas: a) O que outras passagens, além de Apocalipse 20: 9, declaram sobre o fogo eterno? b) O que Judas e Pedro dizem que comprova que o eterno somente é eterno até que se cumpra o objetivo e sejam consumidos? 10) O verso 7 diz que o "exemplo do fogo eterno" é o da punição que caiu sobre Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas. Qual foi a punição de Sodoma e Gomorra? Estão queimando até hoje? A Bíblia diz que não, veja Gênesis 19: 24-29. O apóstolo Pedro declara que Sodoma e Gomorra se tornaram em "cinzas" (2Pedro 2: 6) para mostrar o exemplo do que acontecerá aos que vivem impiamente. Portanto, o fogo é eterno até consumir tudo o que é ímpio nesse planeta e Deus criar aqui um Novo céu e uma Nova Terra (a regeneração de tudo). Apocalipse 21:1, 5 diz que Deus, então, fará novas todas as coisas. Pergunta: a) O que acontecerá com os ímpios e com as suas obras ímpias neste planeta? 11) Deus é amor, como deixaria alguém ficar por milênios, pela eternidade afora, se queimando em dores inimagináveis por pecados de uma vida passageira. Ele não prometeu isso, mas disse que o homem que pecasse, morreria. Se comesse da árvore da Ciência do Bem e do Mal morreria. Ou seja, seria destruído para sempre. Para finalizar a Bíblia diz que TODOS os ímpios se tornarão cinzas no dia do Senhor. (Malaquias 4:1-3) o que concorda plenamente com o dizer de Apocalipse 20: 9; 2Pedro 2: 6 entre outras passagens. E o próprio Satanás será consumido, o que concorda com Apocalipse 20: 9. Veja Ezequiel 28: 14-19. Perguntas: a) O que não faria, Deus, por Ele ser amor? b) O que prometeu Deus?c) O que diz a Bíblia tornar-se-iam todos os ímpios no dia do Senhor? 12) Mas, e a parábola do rico e Lázaro? (Lucas 16: 19-31). O nome do relato já diz é uma "parábola" onde não se vai para o céu, mas para o simbólico "seio Abraão", também não se trata de "almas" no fogo mas de corpo físico com dedo, língua e que sente calor e pede água para matar a sede, fisiologia de corpo vivo que está sendo queimado, como ocorrerá no Juízo Final. Também deixa clara, a parábola que o mendigo morto e salvo foi levado "pelos anjos", o que somente ocorrerá no futuro, na volta de Jesus (Veja 1Tessalonicenses 4:13-17 entre outras passagens). E quanto a recompensa dos salvos (como no caso do mendigo da parábola) ou dos Perdidos (representado pelo rico da parábola) a mesma parábola declara que ambas as situações somente ocorrerão quando a chegar a ressurreição (primeira ou segunda), que é a única forma (como vimos na passagem anterior) de se voltar de entre os mortos seja para a vida, seja para a morte eterna. (verso 32 e João 5: 28, 29). Perguntas: a) O que é uma parábola? b) O que demonstra a parábola do rico e Lázaro? c) Quando será levado pelos anjos o mendigo morto da parábola? d) Qual será o único momento de qualquer morto voltar a vida? 13) Finalmente, o apóstolo Paulo ensina que mesmo os que morreram em Cristo não estão salvos a não ser quando ocorrer a primeira ressurreição no retorno à terra de nosso Mestre para o inicio de seu reino milenar (Apocalipse 20: 4, 5). Eles não vão para o céu ou um lugar de tormento ao morrerem. A ressurreição dos salvos somente ocorrerá na volta de Jesus para reinar durante o milênio, quando a terra será restaurada e então ocorrerá a segunda ressurreição (Apocalipse 20: 5), aquela para a morte. A Bíblia ensina que se não houver ressurreição "naquele dia", todos os que morreram em Cristo, mesmo eles, estarão perdidos. Leia 1Coríntios 15:16-18. Perguntas: a) O que declara o apóstolo Paulo? b) Quando ocorrerá a primeira ressurreição? c) E a segunda? c) Se não houvesse ressurreição o que aconteceria até mesmo com os de Cristo? 14) Em Ezequiel 18: 23, 32 Deus declara que não tem prazer na MORTE do ímpio, não se compraz em seu tormento eterno. Perder a salvação, sofrer "conforme as suas obras" e receber a morte e o esquecimento eterno é a maior punição que Deus pode dar a alguém. Sadismo é se deleitar na dor prolongada de alguém. Deus não se deleita nem mesmo no ato da morte quanto mais na contemplação eterna de alguém em infinitas agonias. Graças a Deus que sua Palavra nos informa: "não tenho prazer na morte do que morre" mesmo que seja ímpio. A extinção é a pena máxima. Perguntas: a) O que declara Deus, por intermédio do profeta Ezequiel? b) Qual é a maior punição que Deus pode dar a alguém? Qual a pena máxima? (Associação Ministerial das Congregações da Igreja de Deus (7º dia) no Brasil www.igrejadedeusemsaopaulo.org.br)

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