sábado, 21 de fevereiro de 2015

Estudo Bíblico: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há..."


Base Bíblica: I Jo 2.15-17 cf. Rm 12.2.

Mateus 4:8
"Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor". 


Sentido literal, filosófico e científico : é a terra e o conjunto de todas as coisas criadas por Yahuh  (Sl 24.1,2).  Sentido bíblico e teológico é o “sistema” que se opõe de forma persistente e sistemática ao Reino de Yahuh e a sua justiça. O principal objetivo desse sistema é conduzir o ser humano a total degradação moral, física e espiritual. O mentor desse projeto maligno é Satanás (I Jo 5.19).

 "Não ameis o mundo... Não vos conformeis com este mundo... Ora, não temos recebido o espírito do mundo... Não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Yahuh?"
(Rm 12.2; I Cor 2.12; Fl 2.15; Tt 2.12; Tg 4.1-4).

Através de que o e de que forma o mundo nos envolve?

Concupiscência da carne [Do lat. concupiscentia, apetite carnal exagerado e insaciável que fere a sexualidade humana, revelando orgulho e altivez no coração do homem]. Nesse sentido, é fácil perceber as armadilhas propostas pelo maligno para destruir aqueles que andam em Espírito (Rm 1.24,23; Ef 4.22; Cl 3.5; I Ts 4.3-5; I Pe 4.1-3; II Pe 3.3). O sexo livre (bel-prazer), adultério, homossexualismo são defendidos de maneira pretensiosa e maligna por parte da sociedade mergulhada na própria concupiscência, isto é, cumpri-se o que está na Palavra: "O mundo jaz no maligno..." (I Jo 5.19).

 Concupiscência dos olhos. Nesse sentido, podemos entender que os olhos são responsáveis pelo princípio da concupiscência na vida do homem  (II Pe 2.12-15; I Jo 2.11; Ap 3.18). O Senhor Yaohushua nos ensinou: "A candeia do corpo são os olhos, de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz..." (Mt 6.22,23 cf. Sl 101.5).

 Soberba da vida. É tudo que esteja ligado à cobiça, altivez, avareza e malícia (Mc 7.21,22 cf. 4.19; Rm 1.29; Cl 3.5; Pv 16.18). As pessoas estão sem tempo para Yahuh, vivem para trabalhar e estudar, trabalhando e estudando para viver. Muitas vivem em busca de riquezas, fama, prestígio, não levando em consideração o amor a Yahuh. Nós temos observado muitos jovens se prostituindo, viciados em drogas, cigarro, bebidas e vários outros males, sem se dar conta do risco iminente de perder a vida a qualquer momento.



Referências biblicas:

1 João 4:5
Eles são mundanos; por isso falam como quem pertence ao mundo, e o mundo os compreende.

Todo aquele que é nascido de Yahuh vence o mundo; e este é o triunfo que vence o mundo: a nossa fé! …

João 15:19
Se fôsseis do mundo, ele vos amaria como se pertencêsseis a ele. Entretanto, não sois propriedade do mundo; mas Eu vos escolhi e vos libertei do mundo; por essa razão, o mundo vos odeia.

Romanos 12:2
E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Yahuh. Como servir por meio dos dons.

Gálatas 1:10
Porventura, procuro eu agora o louvor dos homens ou aprovação de Yahuh? Ou estou tentando ser apenas agradável às pessoas? Se ainda estivesse buscando agradar a homens, não seria servo de Yaohushua! 

Efésios 2:2
nos quais andastes no passado, conforme o curso deste sistema mundial, de acordo com o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Portanto, visto que fostes ressuscitados com Yaohuhsua, buscai o conhecimento do alto, onde Yaohushua está assentado à direita de Yahuh. …

1 Timóteo 6:10
Porquanto, o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e por causa dessa cobiça, alguns se desviaram da fé e se atormentaram em meio a muitos sofrimentos. Exortações aos homens de Yahuh.

Mateus 6:24
"Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro. Não podeis servir ao Eterno e a Mâmon". Descanse na providência divina.

Lucas 16:13
Nenhum servo pode devotar-se a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará ao outro. Jamais podereis servir a Yahuh e ao Dinheiro!”  Yahuh reprova a avareza.

Tiago 4:4
Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra o Eterno? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo do Eterno Yahuh.

Mateus 4:8
Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor. 
Romanos 12:2
"E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade do Eterno". Em Romanos somos ensinados a servir por meio dos dons.
Tiago 1:27
A religião que Yahuh, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas. 

Tiago 4:4
"Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Yahuh? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo do Eterno". 

1 João 2
15Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. …

Mateus 4:8
"Tornou o Diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor". 



"Não ameis o mundo, nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele". 1 Jo 2.15.   Yahuh criou o mundo “No princípio criou Yahuh os céus e a terra... E viu Yahuh tudo quanto fizera, e eis que era muito bom...” (Gn 1.1,31)

   Acredito que hoje Yahuh não tem a mesma opinião sobre o mundo que ele criou, que o homem transformou e sujou.


   Mas, no meio de tanta sujidade ainda há muita beleza na criação que dá testemunho do poder e do amor do Criador.


   Apesar de tudo é bom viver aqui, mas não é nada fácil para um cristão que procura não se contaminar com tanta imoralidade, corrupção, injustiça e violência.


NÃO VOS CONTAMINEIS

   Onde está o mal que transformou o mundo; que corrompeu os bons costumes, que destruiu a moral e que contribui para a indiferença espiritual que existe no coração do homem? O mal está exatamente dentro do homem! (Mt 7. 15-23).


   Por causa das maldades que saem do coração do homem, vivemos num mundo contaminado e que contamina todos aqueles que amam o mundo!


   Por tudo isto, a Palavra do Senhor nos diz: “Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”(Jo 2.15).

Fonte:Portal Revelação/Cruzada Vitória em Cristo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...