sábado, 25 de outubro de 2014

Existe a oração forte?

Salmos 27:3 Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.

Antes de responder sobre o tema deste estudo, primeiramente precisamos entender o significado da palavra “ORAÇÃO”, vejamos:
“Locução, ou expressão verbal de um pensamento ou de um juízo. Prece ou súplica, dirigida a Yahuh ” Esta é a definição simples em nossa língua sobre Oração.
Existe oração forte? Há quem diga que sim, mas o que a Bíblia de fato diz sobre isso? Onde está de fato textos e contextos para tal expressão? Vamos nesse estudo descobrir se de fato podemos defender esta expressão “Oração Forte”.
Outro dia li em um classificado de jornal a seguinte propaganda:Venham nesta quarta-feira e o homem de Deus fulano de tal fará uma “Oração Forte” que abrirá seus caminhos e trará de volta seu marido que saiu de casa. Fazemos também descarrego… Desamarramos tudo que está amarrado em sua vida…”
É o que? Eu parei e pensei: Que macumba é essa? Pasmem até parece anúncio de pai de santo, espiritismo, mesa branca, mas não! Era de uma determinada “igreja". Isso mesmo, uma igreja neo-pentecostal muito conhecida que por questão de ética não direi seu nome. Interessante que muitos vão em busca dessa “oração forte” e se decepcionam, pois na realidade tem muita propaganda e pouca eficácia.  Usar o termo Oração Forte é mais atrativo no marketing desta denominação, pois essa expressão cai bem devido o sincretismo religioso em nossa nação.
Eis a questão, se então quer dizer que se eu não receber de imediato aquilo que eu desejo defino como: “Oração Fraca”? Se receber no outro dia, é por que foi uma “Oração forte”?
Oração para ser respondida é preciso que o orador se enquadre no que está escrito em I João 5:14-15.
Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Yahuh: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontadeele nos ouve. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. (1 João 5:14-15) Yahuh responde nossas orações de acordo com a sua vontade (e de acordo com a sua sabedoria, seu amor por nós, sua santidade…).
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.” (João 17:7)
 “Permanecer” em Yaohushua e ter as palavras dele dentro de nós significa que conduzimos nossas vidas sob o prisma da sua palvra, descansando Nele, observando o que ele tem a dizer. Assim, estaremos aptos a pedir a Yahuh qualquer coisa que desejarmos e Ele  nos responderá.

“A oração que Yaohushua ensinou aos discípulos era Fraca ou Forte”?
Os discípulos também estavam com muitas dúvidas em relação a oração, pois segundo eles não sabiam orar, como deveriam. Então Yaohushua explica para eles como deve ser feita a oração. Interessante que Yaohushua usa como exemplo O PAI NOSSO e o quarto como exemplo de espaço geográfico para a oração, pois na época de Yaohushua já haviam questionamentos de alguns sobre onde adorar, alguns até defendiam que a adoração correta era em Jerusalém, outras no monte como no exemplo da Mulher samaritana. João 4:20
Yaohushua então mostra aos discípulos como deveriam orar, vejamos:
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino,seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Mateus 6:-13
Yaohushua censurou qualquer tipo de propaganda sobre oração, ele usa até como figura a pessoa do “hipócrita” que faz questão de orar em pé na sinagoga, pois sendo assim seria visto pelos demais que estariam ajoelhados. O problema não era pelo fato de orar em pé, e sim querer aparecer, querer ser visto pelos demais. O mesmo acontece quando Yaohushua diz a expressão nas esquinas das ruas, pois os hipócritas tinham o mesmo objetivo “Ser vistos”. Dentro desse mesmo contexto vemos O publicano e o Fariseu, onde se expõe duas orações, uma aceita por Yahuh outra rejeitada. Vejamos:

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Oh Yahweh, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Oh Yahweh, tem misericórdia de mim, pecador!
“Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”  Lucas 18:9-14

“Desconfie de “orações fortes” acompanhada de propagandas e garantias de respostas”
Yaohushua diz aos discípulos: Vocês entrem no vosso quarto fechem a porta e orem em secreto que meu Pai que ouve em secreto responderá vossas orações. Oração é relacionamento com Yahuh,
“Oração é tão pessoal como a Salvação”
Cada pessoa tem seu jeito e forma de orar, alguns defendem que orar de joelhos é melhor, outros defendem que não importa a posição e sim a disposição para dialogar com Yahuh. Tanto faz, de joelhos, deitado, andando a pé, nadando, dirigindo, não há desculpas para que não se ore. A Bíblia diz que o coração contrito Yahuh não rejeita, portanto devemos nos chegar ao trono da graça com simplicidade e contritos de coração. Salmos 51:17
“Na maioria das vezes não sabemos Orar como convém, e pedimos errado”. “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.  Tiago 4:3

Como orar? Bem, como vimos na definição de oração, a oração é uma expressão verbal que usamos para dialogar com Yahuh. Use sua sinceridade e converse como normalmente conversas com seu melhor amigo. Não se preocupe com palavras bonitas e planejadas, Yahuh não leva isso em conta, pois antes de qualquer pronuncia sua, Yahuh já sabe o que vais falar. Salmos 139:4. Não se preocupe quando lhes faltar as palavras, e as lágrimas cobrirem seu rosto. O importante é abrir seu coração e levar suas súplicas para o verdadeiro Yahuh.
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26  “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda. Salmos 139:4Quanto tempo devo aplicar na oração? Não existe uma regra que diga que você deve ficar “x tempo” ou que esse tempo é o mínimo que se deve orar. 
Porque Deus não responde minha oração? Quase sempre queremos que as resposta de nossas orações sejam Sim e que seja igual a “Sedex 10” até as 10 horas do dia seguinte. Não é porque a resposta não veio no outro dia que definimos que Yahuh não ouviu ou não respondeu.
Quais são as respostas de Yahuh?. Normalmente Yahuh trabalha de forma silenciosa, e o seu tempo normalmente não bate com o nosso. O correto é que nossas súplicas estejam dentro da vontade de Yahuh, sendo assim, será boa, perfeita e agradável…
Não existe nenhum texto que justifique o termo “Oração Forte”, nem tão pouco vemos exemplos de Tal heresia.  O que existe é um orador com coração contrito, onde Yahuh saberá responde-lo….
Muito cuidado com essas propagandas tipo: Oração forte, Quebra de maldição, Descarrego, Banho de ervas, Caminhar sobre o sal grosso, Rosa ungida, O cajado de Moisés, Desatando os nós, Lenço, Toalhas, Água trazida de Israel e tantos outros amuletos que vemos por aí… Muito cuidado com os falsos profetas….Maranata Yaohushua está voltando.
Yahweh nos abençoe ricamente.
(Adaptação feito do estudo do Pb. Josiel Dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...