sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Resultados de uma vida sem Yahweh

É impossível liderar sem cometer erros, no entanto, alguns erros podem trazer resultados catastróficos para a permanência de um líder em sua posição – seja no comando de uma empresa, família, igreja ou em seu próprio ministério.
As pessoas estão dispostas a perdoar muitos dos erros cometidos por seus lideres, porém, deixarão de ouvi-los, aceitá-los e respeitá-los caso eles deixem de ouvir a Yahweh e comecem a exercer uma liderança dominada pelo medo e insegurança.
Talvez Saul seja o melhor exemplo de um líder que resolveu deixar a orientação do Senhor e seguir seu próprio caminho. Desde o incidente com o gigante, onde a nação, o exército e por que não dizer que o próprio Yahweh esperava uma reação de Saul, o rei perdera parte de sua autoridade e respeito.
Ao não estar preparado para responder aos constantes ataques dos filisteus, Saul revelou que sua falta de coragem era um reflexo de sua falta de comunhão com Yahweh. Na maioria das vezes, somos derrotados por um gigante que nós mesmo criamos – o gigante da falta de comunhão com o Senhor.
Foi a partir daí que Davi começou a se destacar, provocando a ira e a inveja do rei de Israel. Enquanto Davi crescia e aparecia como um novo líder em sua nação, Saul acelerava seus passos rumo a uma viagem sem volta; ele se afastava cada vez mais da direção do Senhor, o que o levaria a perder a confiança das pessoas e a direção do seu Yahu'l. Os anos foram passando e a falta de direção e humildade em Saul (para reconhecer seus erros) começou a se transformar em rebelião contra Yahu'l. Quando não tratamos pequenos erros do passado eles reaparecem como gigantes ainda maiores no futuro. Quando não colocamos em Yahweh a nossa esperança, pequenos medos do passado voltar a perturbar nossa paz em ocasiões futuras.

 “E perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.”

Quando queremos seguir a Yahweh apenas para cumprir nossos desejos acabamos desrespeitando a Yahweh. Notemos alguns resultados de uma vida sem a direção de Yahweh:

1 – Não há paz.

Sempre estaremos preocupados por outras pessoas, por suas conquistas, arraigando sentimentos de inveja, de ressentimentos.

2 – Por não haver paz, somos invadidos pelo medo.

O medo é o agente paralisador de conquistas. Ele bloqueia nossa capacidade de resolver diversos problemas. Para Davi o gigante era apenas um desrespeitoso incircunciso, para Saul era seu pior pesadelo.

Muitas vezes o problema não está no tamanho do gigante que se levanta a nossa frente, e sim na distância que nos encontramos do nosso Yahu'l.

Davi estava perto de  Yahweh – sentia-se imbatível, capaz de candidatar-se como a melhor opção para derrotar o gigante. Ninguém entendia por que sendo tão pequeno ousava desafiar o gigante. Os homens não entendiam, mas Yahweh sim conhecia e estava bem próximo do pastor de ovelhas.


Saul estava cada vez mais distante do Senhor – sentia medo do gigante, de sua responsabilidade, e por não aceitar a direção de Yahu'l, continuava sendo o mesmo homem, recusava ser guiado e tratado pelo Criador, até chegar ao ponto que sua ferida não teve mais cura.


3 – Quando não aceitamos ser ou viver dentro do propósito de Yahweh, passamos a vestir as mascaras da hipocrisia e as vestes da rebelião:
“E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.”


Mesmo depois de sua morte, as consequências da frágil liderança de Saul continuavam causando estragos:
“E houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi ia se fortalecendo, mas os da casa de Saul se iam enfraquecendo.”


O segredo é fazer do Senhor o nosso Castelo Forte, para obtermos a vitoria e pelejarmos nossas batalhas sem temer os nossos inimigos, pois a vitoria vem do Nosso Yahweh.
Creia, quando você procura obedecer o que está na sua palavra,colocando em prática, e tendo a certeza, com confiança de estar ao lado de Yahweh você pode vencer, estar em paz e influenciar as pessoas que estão a sua volta a confiarem no Nome do Senhor.
Yahweh abençoe,
(Texto de Rodrigo Faria, com algumas pequenas modificações e no nome Deus, pois sabemos que deus tem nome.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...