segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Preexistência de Yahushua?


A doutrina da Trindade ensina que Yahushua existiu desde toda a eternidade. Para a grande maioria dos católicos e protestantes as seguintes passagens estabelecem claramente a preexistência e eternidade de Deus (Yahu) Filho:
“No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Yahu'l, e o Verbo era Yahu'l (João 1:1).
“Eu desci do céu” (João 6:38).


“E agora, Pai, glorifica Tu a mim, tu mesmo, com a glória que eu tive contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5).



QUANDO NASCEU YAHUSHUA, NA ETERNIDADE OU NO VENTRE DE MARIA?
Lucas não acreditava em um eterno Filho preexistente. O Filho foi sobrenaturalmente concebido na história quando Maria ficou grávida. Lucas 1:35 nos informa que este ato criativo de Yahu'l trouxe à existência o Filho de Yahu'l. Não houve, portanto, O Filho de Yahu'l, até o milagre ser realizado por Yahu'l em Maria. O Filho de Yahu'l foi gerado POR Yahu'l, quando Elizabeth, prima de Maria, estava grávida de seis meses. Observe atentamente que NÃO DISSE: O filho foi gerado “DE” Yahu'l (NA ETERNIDADE), mas O Filho foi gerado “POR” Yahu'l (NO VENTRE DE MARIA).
Nenhum discurso objetivo é possível sem uma exata caracterização do motivo a partir dos testemunhos bíblicos. O centro de gravidade está no “fato da virgindade de Maria”, isto é, no fato de a virgem ter concebido Yahushua sem qualquer concurso viril. Em foco está o milagre, através do espírito Santo, apresentado este, não como SUBSTITUTO DO VARÃO, mas como PODER CRIADOR DE YAHU'L.
Como Yahu'l realizaria o ato de gerar Seu Filho? Isso foi feito quando o Espírito Santo (PODER DE YAHU'L – não uma terceira pessoa de uma suposta trindade), cobriu  Maria. Como um resultado direto dessa concepção virginal Yahushua é chamado de Filho de Yahu'l. O Filho não preexistiu como Filho nem como um outro ser. O Filho é a expressão visível pré-ordenada de Yahu'l. Não havia Filho de Yahu'l, até o Messias ser concebido na história.
Mateus também narra o “nascimento” de Yahushua. Trinitários incomodados com a palavra original “gênesis” [origem, criação], a trocaram por “gennesis” [geração]. MATEUS 1:18. Enquanto a maioria dos manuscritos mais antigos está de acordo com a tradução: A ORIGEM [ou o COMEÇO, GENESE] DE Yahushua, ambas variações [gênesis e gennesis] estão presentes na tradição textual. Isto implica que não foi um simples erro de ortografia ou coincidência da parte dos escribas. Mateus começa seu evangelho detalhando o “livro da genealogia (genesis) de Yahushua”, o que torna mais provável a continuação descritiva de uma origem (gênesis). Por isto a maioria dos eruditos textuais concorda que “NASCIMENTO” representa uma corrupção textual. (Gênesis, linhagem, nascimento (de ginomai, vir a ser). Ver Dicionário Vine – NASCIMENTO).
 É fato que na narração de Mateus, aqui ou no restante do livro, não há sugestão de que Yahushua existia antes de seu nascimento. Isto coaduna exatamente com a promessa que o Messias seria da “semente” [sperma=descendência=raça] da mulher [Gen. 3:15], sendo profeta como Moisés, descendente do Rei David. Yahu'l, em um preciso momento na história humana, COMEÇOU a história de seu único Filho.
(Estudo Bíblico extraido da Igreja de Deus do Sétimo Dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...