terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A FARSA DO NATAL E A TROCA DE RELIGIÕES

   
AS ESCRITURAS SAGRADAS DIZEM QUE OS PASTORES ESTAVAM NOS CAMPOS CUIDANDO DAS OVELHAS NA NOITE EM QUE YAHUSHUA NASCEU. O MÊS JUDAICO DE KISLEV, CORRESPONDENTE APROXIMADAMENTE À SEGUNDA METADE DE NOVEMBRO E PRIMEIRA METADE DE DEZEMBRO NO CALENDÁRIO GREGORIANO, ERA UM MÊS FRIO E CHUVOSO. O MÊS SEGUINTE É TEVET, EM QUE OCORREM AS TEMPERATURAS MAIS BAIXAS DO ANO, COM NEVADAS OCASIONAIS NOS PLANALTOS. ISSO É CONFIRMADO PELOS PROFETAS ESDRAS E JEREMIAS, QUE AFIRMAVAM NÃO SER POSSÍVEL FICAR DE PÉ DO LADO DE FORA DEVIDO AO FRIO. ENTRETANTO, O EVANGELISTA LUCAS AFIRMAVA QUE HAVIA PASTORES VIVENDO AO AR LIVRE E MANTENDO VIGIAS SOBRE OS REBANHOS À NOITE PERTO DO LOCAL ONDE YAHUSHUA NASCEU. COMO ESTES FATOS SERIAM IMPOSSÍVEIS PARA UM PERÍODO EM QUE SERIA IMPOSSÍVEL FICAR DE PÉ AO LADO DE FORA EM FUNÇÃO DO FRIO, LOGO YAHUSHUA NÃO PODERIA TER NASCIDO NO DIA EM QUE O NATAL É CELEBRADO, E SIM NA PRIMAVERA OU NO VERÃO. POR ISSO, A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS CONSIDERAM QUE YAHUSHUA NÃO NASCEU DIA 25 DE DEZEMBRO.



ORIGENS PAGÃS
SEGUNDO ESTUDOS, A DATA DE 25 DE DEZEMBRO NÃO É A DATA REAL DO NASCIMENTO DE YAHUSHUA, O MESSIAS. A IGREJA CATÓLICA ENTENDEU QUE DEVIACRISTIANIZAR AS FESTIVIDADES PAGÃS QUE OS VÁRIOS POVOS CELEBRAVAM POR ALTURA DO SOLSTÍCIO DE INVERNO.
ATRAVÉS DA GRÉCIA, O COSTUME ALCANÇOU OS ROMANOS, SENDO ABSORVIDO PELO FESTIVAL DE NOME SATURNALIA (EM HOMENAGEM A SATURNO).
A FESTA COMEÇAVA NO DIA 17 DE DEZEMBRO E IA ATÉ O 1º DE JANEIRO, COMEMORAVA-SE O SOLSTÍCIO DO INVERNO. DE ACORDO COM SEUS CÁLCULOS,O DIA 25 DE DEZEMBRO ERA A DATA EM QUE O SOL SE ENCONTRAVA MAIS FRACO, PORÉM PRONTO PARA RECOMEÇAR A CRESCER E TRAZER VIDA ÀS COISAS DA TERRA.
DURANTE A DATA, QUE ACABOU CONHECIDA COMO O DIA DO NASCIMENTO DO SOL INVICTO, AS ESCOLAS ERAM FECHADAS E NINGUÉM TRABALHAVA, ERAM REALIZADAS FESTAS NAS RUAS, GRANDES JANTARES ERAM OFERECIDOS AOS AMIGOS E ÁRVORES VERDES – ORNAMENTADAS COM GALHOS DE LOUREIROS E ILUMINADAS POR MUITAS VELAS – ENFEITAVAM AS SALAS PARA ESPANTAR OS MAUS ESPÍRITOS DA ESCURIDÃO. OS MESMOS OBJECTOS ERAM USADOS PARA PRESENTEAR UNS AOS OUTROS. TUDO EXATAMENTE COMO AINDA SE FAZ NOS DIAS DE HOJE.
A CELEBRAÇÃO ERA CERCADA DE MUITA COMIDA, BEBEDEIRAS E ORGIAS ONDE AS NORMAS DO MUNDO FORMAL ERAM SUBVERTIDAS COM O INTUITO DE PROMOVER A RENOVAÇÃO DOS VALORES POR MEIO DE FESTAS MARCADAS PELA INVERSÃO DOS PADRÕES VIGENTES.
NO MUNDO ROMANO, O DIA 25 DE DEZEMBRO ERA TIDO TAMBÉM COMO O DO NASCIMENTO DO MISTERIOSO DEUS PERSA MITRA, O SOL DA VIRTUDE.

MITRA ERA MUITO APRECIADO PELOS ROMANOS. APENAS OS HOMENS PARTICIPAVAM DE SEUS RITUAIS. ERA UMA RELIGIÃO DE INICIAÇÃO SECRETA, SEMELHANTE AOS EXISTENTES NA MAÇONARIA. AURELIANO (227-275 D.C.), IMPERADOR DA ROMA, ESTABELECEU, NO ANO DE 273 D.C., O DIA DO NASCIMENTO DO SOL EM 25 DE DEZEMBRO “NATALIS SOLIS INVCTI”, QUE SIGNIFICAVA O NASCIMENTO DO SOL INVENCÍVEL. TODO O IMPÉRIO PASSOU A COMEMORAR NESTE DIA O NASCIMENTO DE MITRA-MENINO, DEUS INDO-PERSA DA LUZ, QUE TAMBÉM FOI VISITADO POR MAGOS QUE LHE OFERTARAM MIRRA, INCENSO E OURO, ASSIM COMO O MENINO JESUS CATÓLICO. ERA TAMBÉM NESTA NOITE O INÍCIO DO SOLSTÍCIO DE INVERNO, SEGUNDO O CALENDÁRIO JULIANO, QUE SEGUIA A “SATURNALIA” (17 A 24 DE DEZEMBRO), FESTA EM HOMENAGEM À SATURNO. ERA, PORTANTO, SOLENIZADO O DIA MAIS CURTO DO ANO NO HEMISFÉRIO NORTE E O NASCIMENTO DE UM NOVO SOL. ESTE FENÔMENO ASTRONÔMICO É EXATAMENTE O OPOSTO EM NOSSO HEMISFÉRIO SUL, MAS COMO A IGREJA CATÓLICA ROMANA TAMBÉM É INFLUENTE POR AQUI, A CELEBRAÇÃO TAMBÉM ACONTECE.
PORTANTO, O DIA 25 DE DEZEMBRO FOI ADOTADO PARA QUE A DATA COINCIDISSE COM A FESTIVIDADE ROMANA DEDICADA AO “NASCIMENTO DO DEUS SOL INVENCÍVEL”, QUE COMEMORAVA O SOLSTÍCIO DE INVERNO. ASSIM, EM VEZ DE PROIBIR AS FESTIVIDADES PAGÃS, FORNECEU-LHES UM NOVO SIGNIFICADO, E UMA LINGUAGEM CRISTÃ.
HÁ MUITO TEMPO SE SABE QUE O NATAL TEM RAÍZES PAGÃS. POR CAUSA DE SUA ORIGEM NÃO-BÍBLICA, ESSA FESTIVIDADE FOI PROIBIDA NA INGLATERRA E EM ALGUMAS COLÔNIAS AMERICANAS. QUEM FICASSE EM CASA E NÃO FOSSE TRABALHAR NO DIA DE NATAL ERA MULTADO. MAS OS VELHOS COSTUMES LOGO VOLTARAM, E ALGUNS NOVOS FORAM ACRESCENTADOS. O NATAL VOLTOU A SER UM GRANDE FERIADO RELIGIOSO, E AINDA É EM MUITOS PAÍSES.
MESMO AS ESCRITURAS NÃO ESPECIFICANDO A DATA DE NASCIMENTO DO MESSIAS, AS AUTORIDADES CRISTÃS FIZERAM A ESCOLHA DO DIA 25 DE DEZEMBRO, QUE MAIS TARDE FOI RECONHECIDA PELO PAPA JULIUS I (337 -352). COM O PROCESSO DE EXPANSÃO E REGULAMENTAÇÃO DAS TRADIÇÕES DO CRISTIANISMO, O FERIADO NATALINO GANHOU ENORME FORÇA AO SEGUIR O PRÓPRIO PROCESSO DE EXPANSÃO DA NASCENTE RELIGIÃO. DESSA MANEIRA, O NATAL CONSEGUIU SE TRANSFORMAR NA PRINCIPAL DATA A SER COMEMORADA PELOS CRISTÃOS DE TODO O MUNDO.
DIZEM OS PROTESTANTES QUE ESTA TRADIÇÃO COMEÇOU EM 1530, NA ALEMANHA, COM MARTINHO LUTERO (1483-1546), AUTOR DA REFORMA PROTESTANTE DO SÉCULO XVI. CERTA NOITE, ENQUANTO CAMINHAVA PELA FLORESTA, LUTERO FICOU IMPRESSIONADO COM A BELEZA DOS PINHEIROS COBERTOS DE NEVE. AS ESTRELAS DO CÉU AJUDARAM A COMPOR A IMAGEM QUE LUTERO REPRODUZIU COM GALHOS DE ÁRVORE EM SUA CASA. ALÉM DAS ESTRELAS, ALGODÃO E OUTROS ENFEITES, ELE UTILIZOU VELAS ACESAS PARA MOSTRAR AOS SEUS FAMILIARES A BELA CENA QUE HAVIA PRESENCIADO NA FLORESTA. NASCIA ASSIM A ÁRVORE DE NATAL. QUERIA, ASSIM, MOSTRAR AS CRIANÇAS COMO DEVERIA SER O CÉU NA NOITE DO NASCIMENTO DE CRISTO.
ESTA TRADIÇÃO TERIA SIDO TRAZIDA PARA O CONTINENTE AMERICANO POR ALGUNS ALEMÃES, QUE VIERAM MORAR NA AMÉRICA DURANTE O PERÍODO COLONIAL. NO BRASIL, PAÍS DE MAIORIA CRISTÃ, AS ÁRVORES DE NATAL ESTÃO PRESENTES EM DIVERSOS LUGARES.
O ENVOLVIMENTO DE MARTINHO LUTERO COM ESTE SÍMBOLO INDICA QUE A IGREJA PROTESTANTE (TAMBÉM CONHECIDA COMO EVANGÉLICA) É LIGADA AO PAGANISMO, ASSIM COMO SUA MÃE, A IGREJA CATÓLICA.
MAS O PINHEIRO DE NATAL JÁ ERA USADO MUITO ANTES DESTA VERSÃO DE LUTERO. NA ROMA ANTIGA, OS ROMANOS PENDURAVAM MÁSCARAS DE BACO EM PINHEIROS PARA COMEMORAR UMA FESTA CHAMADA DE “SATURNÁLIA”, QUE COINCIDIA COM O NOSSO NATAL. BACO (TAMUZ) ERA O DEUS PAGÃO RELACIONADO AO VINHO, EMBRIAGUÊS, LUXÚRIA E ORGIA. OS ROMANOS USAVAM A ÁRVORE DE NATAL EM HOMENAGEM AO SEU DEUS BACO PORQUE JÁ ERA UMA TRADIÇÃO ANTIGA QUE VEIO DA BABILÔNIA.
PAPAI NOEL: ORIGEM E TRADIÇÃO
ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE A FIGURA DO BOM VELHINHO FOI INSPIRADA NUM BISPO CHAMADO NICOLAU, QUE NASCEU NA TURQUIA EM 280 D.C. FILHO DE FAMÍLIA ABASTADA, DOOU SEUS BENS PARA OS POBRES E DESAMPARADOS. O BISPO, HOMEM DE BOM CORAÇÃO, COSTUMAVA AJUDAR AS PESSOAS POBRES, DEIXANDO SAQUINHOS COM MOEDAS PRÓXIMAS ÀS CHAMINÉS DAS CASAS.
PARECE QUE O BISPO NICOLAU DAVA PRESENTES SECRETAMENTE PORQUE SEGUIA O RITUAL DO DEUS PAGÃO ODIN (TAMUZ), QUE DAVA PRESENTES ESPECIAIS NA ÉPOCA DE NATAL A QUEM SE APROXIMAVA DO SEU ABETO SAGRADO (ÁRVORE DE NATAL).
HOJE, COM BEM MAIS DE 1700 ANOS DE IDADE, CONTINUA MAIS VIVO E PRESENTE DO QUE NUNCA. ALCANÇOU A PASSARELA DA FAMA E AS TELAS DA TECNOLOGIA. ELE ESTÁ EM FILMES, CINEMAS, SHOPPINGS, SUPERMERCADOS, NO ESTACIONAMENTO E NA RUA. NO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 80, O PAPAI NOEL CHEGAVA DE HELICÓPTERO NO ESTÁDIO DO MARACANÃ, UM GRANDE SHOW COM A PRESENÇA DE VÁRIOS ARTISTAS, PARA ABRIR O NATAL. AO LONGO DESSES DEZESSETE SÉCULOS DE EXISTÊNCIA, MUDOU VÁRIAS VEZES DE NOME, TROCOU INÚMERAS DE ROUPA, DE IDIOMA E HÁBITOS, MAS PERMANECEU SEMPRE A MESMA PESSOA CARIDOSA E DEVOTADA ÀS SUAS CRIANÇAS.
O TRISTE, NESSA HISTÓRIA, É QUE ALIMENTAM, NAS CRIANÇAS, A ESPERANÇA DE GANHAR PRESENTES, MAS SOMENTE AS CRIANÇAS CUJA FAMÍLIA TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR PRESENTES RECEBEM A “VISITA” DO PAPAI NOEL. AS CRIANÇAS CUJA FAMÍLIA É POBRE ESPERAM, MAS NÃO GANHAM NADA, JÁ QUE O PAPAI NOEL NÃO EXISTE. PASSADA A NOITE DE NATAL, VEM A DECEPÇÃO E O CORAÇÃO DAS CRIANÇAS POBRES SE ENCHE DE RISTEZA.
REALMENTE, O BOM VELHINHO SÓ É BOM PARA OS COMERCIANTES E PARA AQUELES QUE TÊM DINHEIRO PRA GASTAR.

CONCLUSÃO:
NÃO HÁ MANDAMENTO OU INSTRUÇÃO ALGUMA, NAS ESCRITURAS, PARA SE CELEBRAR O NASCIMENTO DE YAHUSHUA! SOMOS ORIENTADOS A LEMBRAR DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO QUE NOS PROPORCIONOU A VIDA (I CORÍNTIOS 11:24-26; JO. 13:14-17).

QUAL DEVE SER O NOSSO PROCEDIMENTO, AGORA QUE DESCOBRIMOS A VERDADE QUANTO ÀS ORIGENS PAGÃS INSERIDAS NAS COMEMORAÇÕES DO NATAL?

1 – NOS LIBERTARMOS DAS SIMBOLOGIAS E PRÁTICAS ASSOCIADAS AOS ÍDOLOS PAGÃOS.

EFÉSIOS 5:11 – “… E NÃO VOS ASSOCIEIS ÀS OBRAS INFRUTUOSAS DAS TREVAS, ANTES, PORÉM, CONDENAI-AS;”
1 SAMUEL 7:3 – “SE DE TODO O VOSSO CORAÇÃO VOLTAIS PARA YAHUH, LANÇAI DO MEIO DE VÓS OS DEUSES ESTRANHOS E AS ASTAROTES, PREPARAI O VOSSO CORAÇÃO PARA COM YAHUH, E SERVI A ELE SÓ”

2 – INSTRUIRMOS NOSSOS FILHOS:

JOÃO 8:32 – “CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.”
ROMANOS 12:2 – “E NÃO VOS CONFORMEIS A ESTE MUNDO, MAS TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE, PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL, E PERFEITA VONTADE DE YAHUH.”
MATEUS 15:9 – “MAS EM VÃO ME ADORAM, ENSINANDO DOUTRINAS QUE SÃO PRECEITOS DE HOMEM.”
MATEUS 15:6 – “E ASSIM POR CAUSA DA VOSSA TRADIÇÃO INVALIDASTES A PALAVRA DE YAHUH.”
3 – RESISTIRMOS AO ESPÍRITO SATÂNICO DO CONSUMISMO NO NATAL.
4 – AGORA QUE SABEMOS DA ORIGEM PAGÃ DOS SÍMBOLOS E PRÁTICAS DO NATAL, NÃO SE MOSTRA ADEQUADO DESEJAR: “FELIZ NATAL”.
ESPERO QUE A QUESTÃO DO NATAL TENHA SIDO BEM ESCLARECIDA NESTE ARTIGO QUE DEDICO ESPECIALMENTE AO MEU AMIGO CLÁUDIO CORDEIRO, QUE ME PEDIU QUE ESCREVESSE SOBRE O ASSUNTO.
SHALOM!
GIZELI RIBEIRO

Um comentário:

  1. Olá, gostei da matéria, porém, gostaria que tivesse a bibliografia ou fontes de onde foi tirado todas essas histórias, tais como: Livros, revistas, jornais, documentários, etc., assim terá mais credibilidade. Contudo, está de parabéns e concordo com tudo que foi abordado.

    ResponderExcluir

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...