terça-feira, 29 de outubro de 2013

As dores do parto da humanidade.




A grávida, quando está prestes a dar à luz, entra nos chamados “trabalhos de parto” que, na generalidade dos casos, se manifestam através de contrações da zona pélvica acompanhadas de dores bastante fortes. Na realidade, O Eterno assim determinou que haveria de suceder à mulher devido à sua desobediência.

De igual modo, à medida que se aproximam os dias do fim do governo do homem sobre a terra, também a terra e a própria humanidade iniciou os seus trabalhos de parto. São inúmeros os sinais destes fins dos tempos, tal como foram anunciados pelos servos de YHWH através dos tempos.

Se quisermos comparar a mulher em trabalho de parto com as dores que a humanidade há-de sofrer nos últimos dias (precisamente por ser o tempo do fim), leiamos o que nos diz a Palavra de YHWH em Isaías 13:6-9 (ler os versículos seguintes também) – “Clamai, pois, o dia de YHWH está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação. Portanto, todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais, e se angustiarão, como a mulher com dores de parto; cada um se espantará do seu próximo; os seus rostos serão rostos flamejantes. Eis que vem o dia de YHWH, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores”.

Quer de forma direta quer indireta, quase todos os livros da Bíblia falam destes dias finais, dias de assolação e de grande pavor entre os povos, pois rejeitaram a salvação do Todo-Poderoso.

O próprio Senhor dos Exércitos, YHWH, gritará na sua ira como a mulher que está prestes a dar à luz, como também nos diz em Isaías 42:13-14 – “YHWH sairá como poderoso, como homem de guerra despertará o zelo; clamará, e fará grande ruído, e prevalecerá contra seus inimigos. Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, e a todos os assolarei e juntamente devorarei”.

E quem são estes senão os que se revelam como inimigos do Eterno, aqueles que O rejeitam, mesmo os que dizem que O querem servir mas que obram a iniquidade? Mesmo os que se dizem ser Israel. Leiamos mais adiante, em Isaías 42:18-20 – “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo de YHWH? Tu vês muitas coisas, mas não as guardas; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves”. Se lermos o contexto em que estas palavras são ditas, vemos claramente que são dirigidas ao povo de Israel…de todos os tempos.


Ora, se nos lembrarmos também das palavras de Paulo na carta aos Romanos, verificamos que as dores de parto da humanidade não é coisa de agora nem será só dos dias vindouros, pois essas dores já eram manifestas desde o princípio, i.e. desde que o homem desobedeceu a YHWH: Romanos 8:22-23 “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. Por estas palavras vemos que estas dores se estendem por igual a toda a criação de YHWH, homens e animais, pois que todos são carne e sofrem por igual.

O chamado mundo ocidental tem vivido em delícias e não olha para a dor e sofrimento dos seus irmãos que vivem em países pobres onde a doença, a fome, a guerra, a exploração desenfreada dos recursos, o analfabetismo e as múltiplas injustiças causadas pelo homem sobre o seu próximo tem causado milhões e milhões de vítimas inocentes. Por isso a humanidade geme e há de sofrer por ter abandonado os caminhos que YHWH propôs ao homem desde o princípio. O homem vive como se não houvesse amanhã e não tivesse que dar contas a YHWH de tudo o que fez. Diz-nos em Hebreus 10:28-31 “Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao espírito da graça? Porque bem conhecemos Aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Eterno. E outra vez: O Eterno julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Estejamos, pois atentos à Palavra de YHWH para vivermos como viveu Yeshua e para sermos achados dignos de estar de pé diante do Filho do Homem quando vier para reinar sobre todas as nações da terra, para fazermos parte do povo eleito e fiel.

Em toda a Sua Palavra e em todo o tempo, YHWH chama o homem ao arrependimento e a andar nos Seus caminhos e a aceitar o sangue salvador derramado por Yeshua, como condição para a sua salvação. Porém, a cerviz do homem é dura, bem como o seu coração. Eles preferem andar no seu próprio conselho e não querem ouvir a voz Daquele que os chama para o caminho perfeito. Por isso o Eterno lhes diz em Provérbios 1:22-33 “Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção, Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor de YHWH: Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal”.



O fim vem” alerta o profeta Ezequiel. O fim do governo do homem e os castigos que sobrevirão à humanidade como dores de parto estão para breve e já se começam a fazer sentir, tão breve quanto está a vinda do nosso Senhor e Salvador Yeshua o Messias. Os sinais são claros. Diz YHWH em Ezequiel 7:3 “Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos, e trarei sobre ti todas as tuas abominações”. O tempo da graça está prestes a acabar.

No Monte das Oliveiras, Yeshua, o Messias falou destas dores de parto aos Seus discípulos: Mateus 24:3 – “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”. Ele então lhes falou acerca do falso profetismo dos últimos dias, das guerras e rumores de guerra, dos terramotos, fomes e pestilências em vários lugares. Nos últimos cem anos a História revela-nos estes sinais com toda a clareza, os quais têm vindo a aumentar em número, amplitude e violência, porque Satanás tomou conta do governo das nações e do coração dos homens que estão à frente delas. Mesmo assim o homem continua cego e surdo.

Habacuque 2:3 diz-nos: “Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-O, porque certamente virá, não tardará”. A vinda do Messias é segura e com ele virão o castigo e a recompensa.

Quando o Messias vier em toda a sua glória e esplendor, com milhares de milhares dos seus anjos, então, os rebeldes que sobreviverem até aquele dia, esconder-se-ão da sua presença magnífica: Isaías 2:10-12, 17-21 “Entra nas rochas, e esconde-te no pó, do terror de YHWH e da glória da sua majestade. Os olhos altivos dos homens serão abatidos, e a sua altivez será humilhada; e só YHWH será exaltado naquele dia. Porque o dia de YHWH dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo, e contra todo o que se exalta, para que seja abatido...E a arrogância do homem será humilhada, e a sua altivez se abaterá, e só YHWH será exaltado naquele dia. E todos os ídolos desaparecerão totalmente. Então os homens entrarão nas cavernas das rochas, e nas covas da terra, do terror de YHWH, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para assombrar a terra. Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror de YHWH, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra”.


Este Deus Eterno agirá de forma terrível sobre os que obram a maldade. A Sua Palavra será cumprida. O Dia de YHWH trará coisas terríveis para uns enquanto trará a salvação para poucos, estes os fiéis, os que obedecem à Sua vontade e que põem a sua esperança no sangue redentor de Yeshua o Messias, e que querem viver como ele viveu. A maldição que hoje consome a terra é consequência da própria desobediência e transgressão do homem, como nos diz em Isaías 24:1, 3-6, 19-20 “Eis que YHWH esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores… De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque YHWH pronunciou esta palavra. A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam...De todo está quebrantada a terra, de todo está rompida a terra, e de todo é movida a terra. De todo cambaleará a terra como o ébrio, e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá, e nunca mais se levantará”.  


As trombetas do Apocalipse têm vindo a soar para chamar a humanidade ao arrependimento. Porém, a 7ª e última trombeta ainda não soou. Falta ainda um pouco de tempo, tempo esse em que se cumprirão os desígnios de YHWH e os castigos que sobrevirão à humanidade. Este será um tempo final e terrível em que, segundo a Sua Palavra, os que ainda querem branquear os seus vestidos devem fazê-lo em obediência e dedicação à Sua causa: Apocalipse 22:11-14 “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas”. Face a estas palavras, cada um procure avaliar a sua condição perante O Santíssimo. Não resistamos à admoestação do Eterno.

É preciso entender que YHWH, pela Sua Palavra, virá com castigo para todos os que rejeitam a Sua salvação: O Seu Filho amado, Yeshua, o Messias. Porém, O mesmo Deus de misericórdia e de amor virá com vida eterna para todos os que abraçam o Seu concerto e aceitam o sacrifício salvador do Seu Filho, através do seu sangue inocente e que andam segundo os Seus mandamentos, em humildade, obediência, fé e esperança.

Esta é a promessa, a qual traduz a proposta que YHWH fez ao homem, a Israel Seu povo, em Deuteronômio 30:8 e 19-20a “Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz de YHWH; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno…Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando a YHWH teu Deus, dando ouvidos à sua voz”. YHWH não mudou. O homem é que tem que mudar e humilhar-se debaixo da poderosa Mão de YHWH, para que a seu tempo possa ser exaltado, como nos ensina a Palavra.

Lembremos as palavras de YHWH através de Malaquias 3:16-18 “Então aqueles que temeram a YHWH falaram frequentemente um ao outro; e YHWH atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram YHWH, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a YHWH, e o que não o serve”. Convertamos, pois os nossos corações à Verdade, ouçamos a Sua voz, para podermos vir a fazer parte desse povo salvo (o povo de Israel). Não sejamos vagarosos no cuidado da salvação das nossas almas.

Vitor Quinta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...