quarta-feira, 1 de maio de 2013

:“MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA E EU TRABALHO TAMBÉM”:A BÍBLIA CONDENA A PREGUIÇA


Texto Bíblico: Pv10. 4; Pv 6.6-11; Jo 5.17;II Ts 3.10
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Pv 6:6).  Nas suas epístolas, o apóstolo Paulo afirma que o preguiçoso não deve comer. Jesus reforçou o conceito de trabalho afirmando que “meu pai trabalha até agora e eu trabalho também”. Vamos ver porque Yahweh abomina a preguiça e não abençoará jamais o preguiçoso.

Muitas pessoas não são preguiçosas em casa, mas o são na Igreja. São pessoas que cruzam os braços o tempo todo. No culto e nas atividades da Igreja nunca participam de nada, nunca são voluntários para nada, nunca cooperam com nada. Como a Igreja pode avançar com obreiros preguiçosos? Quem nada faz na Igreja não se sente feliz nem mesmo realizado. A felicidade do crente se completa quando ele trabalha na Igreja, quando ele serve efetivamente a Deus. Há um ditado antigo que diz que “quem não vive para servir não serve para viver”.


Ninguém deve vir ao culto como quem vêm assistir a um espetáculo. A Igreja não tem artistas para serem aplaudidos, igreja não é circo, nem cinema, nem casa de espetáculos. O crente é um soldado, a Igreja é um exército e a vida cristã uma guerra.

Enquanto muitos crentes estão em casa dormindo, assistindo novela, navegando na Internet ou fazendo qualquer outra coisa NO HORÁRIO DO CULTO, os cultos de oração estão vazios, os terreiros de macumba estão cheios,o crack está destruindo os jovens, a violência está chegando nas famílias cristãs, os casamentos estão sendo destruídos etc. Por causa da ociosidade,os cultos de doutrina ( onde se ensina a Palavra de Yahweh) não atraem porque tem gente que tem até preguiça de pensar e  raciocinar. Dentro da Igreja não pode haver ociosos e preguiçosos. E um obreiro começa a ficar ocioso quando fica em casa (quando deveria estar na Igreja) cochilando, tosquenejando, dormindo.

Davi cometeu o pior pecado de sua vida no dia em que deveria estar na frente de batalha, mas resolveu ficar em casa. Quando Eliezer avistou Rebeca pela primeira vez ele estava vindo tirar água no poço, estava trabalhando. Tirou água para toda a comitiva dele e ainda deu água para os camelos. Felizes as mulheres que são diligentes e operosas.

Dormir demasiado conduz a um enfraquecimento total do ser humano e quem dorme demais vive de menos; isto quer dizer que quem acorda mais cedo vive muito mais que aquele que acorda mais tarde. Uma alma inativa num corpo inerte conduz o espírito a uma vida inerte. Tem pessoas que não conseguem acordar sequer para ir domingo de manhã à Igreja, simplesmente porque estão dormindo e com preguiça. A preguiça é uma verdadeira maldição na vida de um líder, porque ele nunca conseguirá agradar a yeshua que afirmou claramente em Jo 5.17: “Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também”

Yahweh manda o povo observar as formigas, Pv 6.6-8. Elas nem precisam de chefe ou comandante, mas fazem um trabalho incrível. Se milhares de pequenas formigas, sem instrução nem entendimento, podem cumprir tanto serviço, você não sente vergonha pelo pouco que faz? O trabalhador sempre olha ao redor para ver se há mais algum serviço para fazer. Como as formigas, ele nunca fica parado e não espera ser mandado. Sabe que tem sua própria responsabilidade diante de Deus e não demora em cumpri-la.

Yahu'l ordenou aos homens trabalharem seis dias e descansarem um. Existem muitas pessoas com tendência para inverter esta ordem divina: trabalhar um dia e descansar seis. Deus ordenou aos homens trabalharem seis dias e descansarem um. Existem muitas pessoas com tendência para inverter esta ordem divina: trabalhar um dia e descansar seis.

O verdadeiro filho de Yahu'l não pode ser preguiçoso, Tem que ser um imitador de Yeshua que jamais teve preguiça. Yahu'l não tem filho ocioso, preguiçoso ou vagabundo. O primeiro ocioso que apareceu na terra era um desviado chamado Caim.


 O preguiçoso nunca assará a sua caça (Pv 12.27) porque nunca tem disposição para matá-la e prepará-la. A Bíblia recomenda que se alguém não quer trabalhar então não coma, II Ts 3.10. Alguns querem fugir do trabalho e dizem que foram chamados por Yahweh e se esquecem de que Yahhweh  só chama gente ocupada, que está trabalhando. 


Os 4 primeiros discípulos foram chamados quando estavam pescando ou consertando as redes; Mateus foi chamado quando estava na coletoria, Eliseu foi chamado quando cuidava de 12 juntas de bois.
Yahweh não chama preguiçosos, mas chama trabalhadores que continuam sendo trabalhadores na Obra, como Amós que foi chamado sendo boiadeiro, como Moisés que foi chamado quando cuidava do rebanho, como Davi que foi chamado quando cuidava dos ovelhas de Jessé, seu pai. Para termos disposição plena para trabalhar na Obra de Yahweh temos que ser tocados por Seu Espírito e assim receberemos disposição espiritual, inclinação interior para trabalhar.

Yahweh não honra a preguiça, honra nosso trabalho; Yahweh não abençoa a nossa preguiça, abençoa o nosso trabalho. A Igreja que mais agrada a Yahweh é aquela que é obediente e trabalhadora. Conseguimos corrigir muitos defeitos nossos quando começamos a trabalhar.

Não poupe seus esforços para fazer sempre uma obra melhor, uma obra digna para glorificar o Senhor. É a Ele que você serve. E Paulo diz que podemos estar certos, cada um, que se fizermos alguma coisa boa, receberemos isso outra vez do SENHOR.

Conclusão: Os Crente devem trabalhar com a força do Senhor para evangelizar e discipular. O Apóstolo Paulo é o nosso exemplo: “A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Yahushua; E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente” (Cl 1:28-29). “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”, (1 Co 15:58).
(suprimido do Blog do Reverendo Dionildo Dantas- http://www.igrejaevangelicabetel.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...