sábado, 18 de maio de 2013

Breve relato da criação – a promessa de redenção


Leitura: Gênesis 2:16,17; 3:15

Objetivo da lição: Conheceremos o primeiro pecado, o anúncio da promessa do salvador para a redenção e a sua descendência (semente) é estabelecida.  
1) O estudo das profecias sobre o Mashiach tem sua origem na criação. No livro de Gênesis 2:16,17 (leia) encontramos este mandamento dado por YHWH ao primeiro casal da raça humana: Adão e Eva. A princípio, poderíamos supor que Adão e Eva não tivessem dificuldades em obedecer a esse mandamento, mas alguém mais entrou no quadro: Satanás, que dirige os espíritos maus que conspiram contra YHWH, como serpente (Apocalipse 12:9 e 20:2) com suas mentiras (João 8:44), induziu Eva a comer do fruto proibido. Adão acompanhou a mulher na desobediência e ambos pecaram contra YHWH. Em vez de viverem em harmonia com o Criador, incorreram no desfavor de YHWH e começaram uma vida de pecado e miséria. A vida plena e feliz vivida no Éden lhes fora tirada!

Perguntas: a) Qual mandamento encontramos em Gênesis 2:16,17? b) Quem mais entrou no quadro? c) A que induziu esse personagem? d) O que fez Adão e o que ocorreu então?


2) O propósito divino de harmonia entre o homem e o seu Criador havia sido tocado pelo mal (Satanás) aqui representado no Gênesis com a serpente. Satanás influenciou o primeiro casal a fazer mau uso da livre ação, escolhendo desobedecer ao seu próprio Criador. Por haver desobedecido à ordem divina, o homem estava agora condenado à morte: leia Tiago 1:15. Restava agora ao casal ser expulso do jardim do Éden! Significava isso que o propósito de YHWH para com a humanidade foi frustrado ou fracassou? Não, antes significava que o plano (Logos) de YHWH prosseguiria como idealizado desde antes da criação, para que o propósito original de YHWH de ter uma humanidade que o adorasse por amor se confirmasse. Na sequência do plano divino agora seria necessário restaurar a vida plena do homem em Sua presença, que este perdeu pelo pecado (desobediência). Para isso, YHWH, prometeu a Adão e Eva (progenitores de toda posteridade) que enviaria um redentor – também chamado HaMashiach, o qual poderosamente, restauraria e reconciliaria todas as coisas ao Eterno Criador, mediante a destruição de Satanás e o império da morte: leia Romanos 3:23-25 e Oséias 6:2. A Palavra de YHWH – nos revela como o Eterno Criador realizou seu plano de salvação, contido em seu plano original, através dos séculos. Nela está registrado o que, essencialmente, necessitamos saber a fim de compreendermos a história da Redenção.

Perguntas: a) O que aconteceu com o propósito divino de harmonia? b) Como agiu Satanás? c) Pela desobediência o que ocorreu ao primeiro casal? d) Isso significou que o propósito de YHWH para com o homem e a humanidade fracassou? O que significou então? e) De que forma YHWH restauraria a humanidade? f) O que nos revela a Palavra de YHWH?


3) Uma semente – um descendente prometido
Leia Gênesis 3:15 para conhecermos a sentença ali registrada. Ao pronunciar esta sentença para os envolvidos na rebelião contra Sua autoridade, YHWH declarou que suscitaria uma “semente” ou “descendente” que desfaria os danos causados pelo instigador da rebelião – Satanás.

No tocante, ao texto em pauta, convém esclarecer que o mesmo é mal interpretado devido à tradução errada da Vulgata: “ela te esmagará a cabeça”, ao passo que no texto original em hebraico, temos: “ele te esmagará a cabeça”. O pronome masculino “ELE” (Hu’ em hebraico), indica que não a mulher (aqui representada, simbolicamente, como Linhagem ou povo) mas, UM de seus descendentes – o MASHIACH, nasceria para lutar e destruir a serpente (Satanás) e sua semente maligna. 

Perguntas: a) Na sentença o que declarou o Criador? b) O que devemos observar nesse texto em questão? Explique!

4) Esse “descendente” da linhagem santa se relaciona perfeitamente com a realização do propósito do Criador para a humanidade, como um todo, conforme registrado em Gênesis 22:18 - leia. Onde o patriarca Abraão recebeu de YHWH a promessa contida no texto acima. Neste contexto, diga-se, de passagem, que o Mashiach prometido – o descendente da semente santa – viria da semente de Abraão – leia Hebreus 2: 14-16.

Perguntas: a) Como se identifica esse “descendente” com o que lemos em Gênesis 22:18? b) Por que podemos afirmar que o descendente viria de Abraão?

5) Porém, diversas coisas importantes aconteceram no período que decorre entre Adão e Abraão. Por exemplo: houve o primeiro homicídio. Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas (Gênesis 5:4), mas a Palavra de YHWH cita somente alguns por serem importantes para a história da redenção, são eles: Caim, Abel e Sete. Abel era justo e ofereceu a YHWH maior sacrifício do que Caim (Hebreus 11:4). Abel, certamente, mediante seu caráter e justiça, representava a semente (linhagem). Caim, movido de ciúme, matou seu irmão Abel. Por esse terrível fato e caráter pecaminoso, Caim é aqui caracterizado como instrumento do maligno como lemos em 1João 3:12. – Mas para que houvesse a continuação da linhagem santa, YHWH deu a Adão e Eva, o terceiro filho – Sete, que tomou o lugar de Abel: leia Gênesis 4:25.

Pergunta: a) Descreva o que aconteceu entre o tempo de Adão e o de Abraão?

6) O redentor do mundo – o descendente prometido – o Mashiach, viria da família (linhagem) de Sete: leia Gênesis 4:26; 5:22-29. O mal havia se espalhado sobre toda a face da terra. O gênero humano encontrava-se totalmente corrompido em seus caminhos e novamente afastado da presença de YHWH. YHWH havia determinado: iria destruir toda aquela geração perversa e pecaminosa através de um grande dilúvio sobre a terra. Mas, onde estava a semente santa? – leia Gênesis 6:8-10. Ali estava a semente santa, da qual viria o redentor da humanidade, o descendente prometido em Gênesis 3:15. E disse YHWH a Noé: leia Gênesis 6:18. Esse pacto ou aliança, evidentemente, tratava-se da promessa feita por YHWH, no princípio, na criação, contida no Seu plano de redenção – do descendente que nasceria da descendência/linhagem bendita para por fim a existência e a rebelião de Satanás. Então, YHWH, por intermédio de Noé, descreveu o curso da história subsequente. Um descendente de Sem, filho de Noé, traria a salvação ao mundo, e que os descendentes de Jafé participariam dessa salvação. leia Gênesis 9:1. Com o crescimento da raça humana sobre a terra, crescia novamente a maldade no coração do homem, o pecado e idolatria. Portanto, para trazer salvação a humanidade, o Criador da linhagem – descendência de Sem (Gênesis 11:20-27), escolhe a família de Abraão (Gênesis 12:1-3). De Abraão, viria o descendente prometido – o Mashiach. leia Gálatas 3:16.

Perguntas: a) De que linhagem viria o Mashiach? b) Depois na descendência de quem prosseguiu a semente santa? c) De que se tratava esse pacto feito com Noé?d) De qual filho de Noé prosseguiu a descendência santa? e) Devido a maldade da humanidade quem é escolhido então para dar continuidade a descendência santa?

7) Abraão foi o pai de muitas nações (Gênesis 17:4-7), mas, YHWH revelou claramente através de qual dessas linhagens viria a prometida semente, o descendente – o Mashiach prometido, que traria bênçãos a toda a humanidade: leia  [Gênesis 17:21]. Tanto o filho de Abraão, Isaque, como seu neto, Jacó, ambos foram mencionados como pertencentes à linhagem que produziria o redentor anunciado em Gênesis 3:15. Uma das nações que se originou de Abraão, foi a nação de Israel, que abrangia as doze tribos que descenderam dos filhos de Jacó, neto de Abraão. Era nessa nação, que, finalmente, surgiria o Mashiach prometido – (Gênesis 26:1-4; 28:10-15). Profecias posteriores revelaram que um descendente especial ou governante, viria por meio de uma das doze tribos de Israel, especificamente, da tribo de Judá.

Perguntas: a) Quem também foi mencionado fazendo parte dessa descendência? b) Especificamente por qual tribo as profecias dizem que viria o Mashiach?

ESCOLA DO MINISTÉRIO 
www.acongregacao.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...