terça-feira, 9 de abril de 2013

Yeshua, O caminho para sair da confusão religiosa.


Leitura: João 17: 20, 21




Base Bíblica: Mateus 16: 18; Atos 2: 37-47

Objetivo da lição: Com este estudo o estudante compreenderá que para sair da confusão, religiosa, criada pela cristandade, deverá entregar-se totalmente ao Senhor de nossas vidas, ao Senhor Yeshua, o Messias. E que para isso deve seguir o conselho contido em 2Timóteo 2: 15.

1) Quando YHWH (Deus) deu Sua Lei, através de Moisés, a Israel, ele não providenciou a divisão de seu povo em seitas e partidos. Mas, na época em que Yeshua nasceu, as seitas e os partidos estavam bem fixados. Haviam fariseus, saduceus, essênios e, sem dúvida, outros. Supunha-se que todos os que eram sérios a respeito de religião, seriam associados a uma dessas seitas (divisões). Leia Êxodo 12:49; Levítico 24:22; Números 9:14.

2) A qual destes partidos Yeshua pertenceu?Todos têm que concordar que ele não pertenceu a nenhum deles. Ele manteve sua independência; até o fim ele manteve relação com o Eterno sem pertencer a nenhuma seita. Por esta razão, todos se opunham a ele. Yeshua não providenciou para que seus seguidores fossem divididos em seitas e partidos. Ele, antes, desejava que pudessem ser unidos. Depois de orar por seus apóstolos, ele acrescentou: leia João 17:20-21. Após a morte dos apóstolos desenvolveram-se divisões e estas se perpetuaram pela escrita dos credos e da formação de organizações denominacionais. O resultado é que, agora, entre os seguidores que professam ser de Yeshua, há muitos corpos (denominações), muitos senhores (autoridades religiosas), muitos tipos de fé (credos) e muitos batismos.


3) Que diferente é a situação presente da unidade descrita no Novo Testamento: leia Efésios 4:4-6. Muitos, hoje em dia, lamentam a divisão entre os crentes, e o desejo deles é que tal não existisse. Eles desejam a união de todas as grandes denominações e estão trabalhando diligentemente para esse fim. Mas admitem que, até que isto seja conseguido, não há nada que um indivíduo possa fazer a não ser juntar-se a uma das divisões existentes e manter um espírito bondoso e tolerante. Nada no ensinamento ou na prática de Yeshua apóia esta concepção de unidade.


4) Yeshua não se encarregou de convocar uma conferência ecumênica designada a efetuar uma fusão dos fariseus, saduceus e essênios numa super seita. Nem orou para que seus discípulos pudessem unir-se numa super denominação. Ele orou, antes, para que os crentes individuais se unissem nele e no seu Eterno Pai. Seu ensinamento foi designado para trazer indivíduos de doutrinas e tradições dos homens para a simples palavra do Eterno. Através de seu ensinamento e exemplo, ele absolutamente pode ser para nós o caminho para sairmos da confusão causada pela religião.


5) A congregação do Eterno Yeshua prometeu construir sua própria congregação. Ele disse: leia Mateus 16:18. Ele prometeu construir só uma congregação e ela seria de seu Pai. A rocha sobre a qual ela tinha que ser edificada não era Pedro, mas sim o próprio Senhor Yeshua, assim como nos afirma o apóstolo Paulo: leia 1Coríntios 3:11. A palavra eklésia (palavra grega que infelizmente em nossas traduções da Palavra é traduzida por igreja ao invés de congregação/assembleia) significa "convocado". Pregando o evangelho no dia de Pentecostes, Pedro e os outros apóstolos "convocaram" aqueles que creram em Yeshua: leia Atos 2:37-38, 41. Este foi o recomeço da congregação do Eterno na cidade de Jerusalém. Ela era composta por todos os que seriam salvos por Yeshua, o Messias, e continuou a crescer na medida em que outros eram chamados: leia Atos 2:47.


6) Grupos destas pessoas que seriam salvas encontravam-se em várias cidades e cada grupo era uma congregação. Ainda que unidos em Yeshua e de manterem comunhão com as congregações de outras cidades, pelo vínculo do espírito do Eterno, eles eram independentes de qualquer organização ou denominação humana. Yeshua os dirigia através de seus apóstolos inspirados, ensinando-lhes como deveriam adorar e trabalhar juntos.


7) Para evitar a divisão, seguir a YeshuaSe obedecermos às mesmas instruções que Pedro deu no Pentecostes, arrependendo-nos de nossos pecados e sendo batizados em nome de Yeshua o Messias, nós também seremos salvos. O Senhor Yeshua nos acrescentará à sua congregação, como acrescentou aqueles primitivos discípulos que haveriam de se salvar. Eles não se ligaram a nenhuma organização religiosa; nem devemos nós nos ligar também. Em Yeshua somos unidos com todos os outros que estão nele. Assim entrando na congregação do Eterno, teremos que estudar cuidadosamente a descrição dessa congregação no Novo Testamento. Isto é encontrado no livro de Atos e nas cartas que se seguem a ele. Desde que os apóstolos foram guiados pelo espírito do Eterno, podemos ficar certos de que as congregações sob sua instrução eram exatamente o que Yeshua e seu Pai queriam que fossem. Se imitarmos essas igrejas primitivas, o Eterno se agradará de nós.

Imitar uma congregação do Novo Testamento talvez não seja tão difícil como se possa imaginar. Talvez você encontre um grupo independente de verdadeiros discípulos de Yeshua, seguindo o padrão do Novo Testamento, já fazendo reuniões em sua cidade. Se não, apenas dois ou três que tenham o mesmo propósito, podem encontrar-se e adorar juntos de modo aceitável. Nenhum grande edifício faz-se necessário (haviam congregações no primeiro século que se reuniam nas casas  (Romanos 16:5; 1Coríntios 16:19; Filemom 1:2). Nenhum alvará de nenhuma organização é necessário, porque a única afiliação é com o corpo do Messias (os presbíteros no primeiro século eram ordenados e depois seguiam liderando suas pequenas congregações sem a interferência de nenhuma organização instituída por homens). Yeshua disse: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" [Mateus 18:20].
<><><><><><><><><><><><><><><><>
Escola do Ministério
Congregação Ferraz de Vasconcelos – SP – Igreja de Deus (7º dia) no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...