segunda-feira, 25 de março de 2013

Quem é o único Yahu'l verdadeiro? Seria o prórprio Jesus ( Yashua)?


Jesus (Yahushua) reconheceu que era o Filho de Yahweh, embora raramente se identificasse dessa maneira. (Marcos 14: 61, 62; João 3: 18; 5: 25, 26; 11: 4) Quase sempre, porém, ele dizia que era “o Filho do homem”. Por identificar-se assim, ele chamava a atenção para seu nascimento como humano — o fato de que ele era realmente um homem. Desse modo, ele também revelou ser o “filho de homem” que Daniel, em visão, viu aparecer perante o Yahweh — “o Antigo de Dias”. — Mateus 20: 28; Daniel 7: 13. Em vez de dizer publicamente que era o Filho de Yahweh, Jesus (Yahushua deixou que as pessoas chegassem a essa conclusão. Isso aconteceu até mesmo com alguns que não eram seus apóstolos, incluindo João Batista e Marta, amiga de Yahushua. (João 1:29-34; 11:27) Esses acreditavam que Jesus era o prometido Messias e sabiam que Yahweh por, intermédio de Seu espírito milagrosamente havia gerado Seu Filho no ventre da virgem  Maria, Yahushua Hamachya homem. — Isaías 7:14; Mateus 1:20-23; 1Timóteo 2: 5.


Quem é o “único Yhwh  verdadeiro”?
JESUS orava freqüentemente a Yahweh, a quem chamou de Pai, e também ensinou outros a fazer o mesmo. (Mateus 6:9-11; Lucas 11:1, 2) Numa oração com os apóstolos — poucas horas antes de morrer — ele pediu: “Pai, veio a hora; glorifica o teu filho, para que o teu filho te glorifique. Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Yahushua.” [João 17: 1, 3]. Note que Yahushua orou a alguém a quem chamou de “o único Yahweh verdadeiro”. Ao continuar orando, ele mostrou a posição superior de Yahu'l: “De modo que agora, Pai, glorifica-me junto de ti com a glória que eu tive junto de ti antes de haver o mundo”. [João 17: 5]. (*) Visto que Yahushua orou pedindo para estar junto de Yahushua, como poderia Yahushua ser ao mesmo tempo “o único Yahweh verdadeiro”? Examinemos essa questão.
(*)  sabia que estava nos planos de Yahweh sua glorificação mesmo antes da criação.


A posição de Yahushua no céu
Yashua foi executado poucas horas depois dessa oração. Mas não ficou morto por muito tempo — apenas da quarta-feira à tarde ao entardecer do sábado. (Mateus 27: 57–28: 6) O apóstolo Pedro disse: “A este Yahushua, Yahweh ressuscitou, fato de que todos nós somos testemunhas”. [Atos 2: 31, 32]. Poderia Yahushua ter ressuscitado a si mesmo? Não. Segundo a Bíblia, os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”. (Eclesiastes 9:5). “O único Deus verdadeiro”, Pai celestial de Yahushua, ressuscitou seu Filho. — Atos 2: 32; 10: 40. Pouco tempo depois disso, o discípulo de Yahushua, Estevão, foi morto por perseguidores religiosos. Quando estavam para apedrejá-lo, ele recebeu uma visão. Disse: “Eis que eu observo o céu aberto e o Filho do homem em pé à direita de Yahweh”. [Atos 7: 56] Assim, Estevão viu Yashua, “o Filho do homem”,na posição de apoiador de Yahweh no céu — “à direita de Yahu'l”.

Mais tarde, depois da execução de Estevão, Yashua apareceu milagrosamente a Shaul, mais conhecido por seu apelido romano, Paulo (baixinho). (Atos 9: 3-6) Em Atenas, Grécia, Paulo falou sobre “o Yahu'l que fez o mundo e todas as coisas nele”. Disse que esse Yahu'l, o “único Yahweh verdadeiro”, irá “julgar em justiça a terra habitada, por meio dum homem a quem designou, e ele tem fornecido garantia a todos os homens, visto que o ressuscitou dentre os mortos”. [Atos 17: 24, 31]. Nesse texto Paulo descreveu Yahushua como “um homem” — não a um deus ou o próprio Yahweh — que havia sido ressuscitado por Yahweh para viver no céu.

O apóstolo João também descreveu Yahushua como subordinado a Yahweh. Ele disse que escreveu seu evangelho para que os leitores cressem que “Yahushua é o Hamashiao Filho de Yahweh” — não que ele é Yahweh. (João 20: 31) João também recebeu uma visão celestial na qual viu “o Cordeiro”, identificado em seu evangelho como sendo Yahushua. (João 1: 29) O Cordeiro está em pé com 144.000 que, segundo João, “foram comprados [ou ressuscitados] da terra”. Ele explica que os 144.000 têm o “nome dele [do Cordeiro] e o nome de seu Pai escrito nas suas testas”. [Apocalipse 14: 1, 3]. Poderia “o Cordeiro” ser o mesmo que “seu Pai”? É claro que não. A Bíblia mostra que eles são pessoas distintas, que têm até mesmo nomes diferentes.

O nome do Cordeiro e o nome do Pai

Como acabamos de ver, o nome dado ao Filho de Yahweh, o Cordeiro, é Yashua. (Lucas 1: 30-32) Mas qual é o nome do Pai dele? A Bíblia o menciona milhares de vezes. Por exemplo, o Salmo 83:18 diz: “Tu, cujo nome é YHWH (que hoje nomeiam como Jeová, Iavé, Javé, Yahuh, Yaohuh, etc.), somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra”. Infelizmente, muitas traduções da Bíblia substituíram o nome de Yahweh pelos termos “SENHOR” e “DEUS”. Em algumas traduções, esses termos são escritos com letras maiúsculas, supostamente para diferenciar Yahweh de outros, chamados deuses ou senhores.* Mas muitas traduções da Bíblia restituíram o nome divino ao seu devido lugar.

Um exemplo notável de uma tradução da Bíblia que restituiu o nome de Yahweh (mesmo escrito errado), ao seu devido lugar é a American Standard Version(Versão Americana Padrão), de 1901, em inglês. Ela diz no prefácio: “Os revisores, depois de um exame cuidadoso, chegaram à conclusão unânime de que certa superstição judaica, que considerava o Nome Divino sagrado demais para ser pronunciado, não mais deve influenciar a versão em inglês ou qualquer outra versão do Antigo Testamento, visto que felizmente não influencia as muitas versões feitas por missionários modernos”. Outra foi a Tradução do Novo Mundo das TJ, embora também utilizem o nome em sua forma americanizada.

A Trindade — ensino de quem?

Que dizer, então, do ensino de que Yahweh e Yashua são, na realidade, o mesmo Yahu'l, como afirma a doutrina da Trindade? A revista The Living Pulpit, no número de abril-junho de 1999, definiu o ensino da Trindade deste modo: “Há umYahweh e Pai, um Senhor, Yashua Hamashia, e um espírito (Ruach), três ‘pessoas’ . . . que são as mesmas ou uma na sua essência . . . ; as três são igualmente Yahweh, possuindo as mesmas qualidades inerentes, mas pessoas realmente distintas, conhecidas por suas características pessoais. Onde surgiu esse complexo ensino da Trindade? A revista Christian Century, no número de 20-27 de maio de 1998, cita um pastor que reconhece que a Trindade é “um ensino da Igreja Romana que depois foi adotado pelos reformistas e por quase todas as denominações evangélicas, em vez de um ensino de Yashua”. Embora a Trindade não seja um ensino de Yashua, será que está em harmonia com o que ele ensinou?

Pai — superior ao Filho

Yashua ensinou seus discípulos a orar: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”. A Bíblia descreve nosso Pai celestial, cujo nome é YHWH, como superior ao Filho. Por exemplo, YHWH é “de eternidade a eternidade”. Mas a Bíblia diz que Yashua é “o primogênito da criação”. O próprio Yashua ensinou que YHWH é maior do que ele, quando disse: “o Pai é maior do que eu”. (Mateus 6: 9; Salmo 90: 1, 2; Colossenses 1: 15; João 14: 28, ALA) Mesmo assim, a doutrina da Trindade afirma que o Pai e o Filho são “igualmenteYahweh”.
Nas orações de Yashua, pode-se perceber claramente a superioridade do Pai em relação ao Filho, bem como o fato de que o Pai e o Filho são pessoas distintas. Um exemplo disso é a oração que ele fez antes de ser executado: “Pai, se tu quiseres, remove de mim este copo [ou seja, uma morte desonrosa]. Não obstante, ocorra, não a minha vontade, mas a tua”. [Lucas 22: 42] Se Yahu'l e Yashua são um “na sua essência”, como afirma a doutrina da Trindade, como poderia a vontade de Yashua ser diferente da vontade do Pai? — Hebreus 5: 7, 8; 9: 24.

Além do mais, se YHWH e Yashua fossem a mesma pessoa, como podia um deles saber de coisas que o outro não sabia? Por exemplo, com respeito ao tempo em que o mundo seria julgado, Yashua disse: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai”. [Marcos 13: 32].

A Trindade e a Igreja

A Trindade não é um ensino de Yahushua ou dos primeiros cristãos. Conforme mencionado anteriormente, é “um ensino da Igreja Romana”. Na edição de 1999 sobre a Trindade, a revista The Living Pulpit observou: “Às vezes parece que todas as pessoas presumem que a doutrina da Trindade é um ensino teológico cristão padrão.” Mas acrescentou que não é “um conceito bíblico”.

New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica, 1967) considera detalhadamente a doutrina da Trindade e reconhece: “O dogma trinitariano é, em última análise, uma invenção do final do quarto século. . . . A formulação de ‘um só Yahweh em três pessoas’ não foi solidamente estabelecida, por certo não plenamente assimilada na vida cristã e na sua profissão de fé, antes do fim do quarto século.”

Martin Werner, professor da Universidade de Berna, Suíça, observou: “Sempre que o Novo Testamento considera a relação de Yashua com Yahu'l, o Pai, quer com referência ao seu nascimento como homem, quer à sua posição como Messias, entende-se e descreve-se essa relação, sem dúvida nenhuma, como de subordinação”. Fica claro que Yahushua e os primeiros cristãos acreditavam em algo muito diferente da doutrina da Trindade, ensinada hoje nas igrejas. Então, de onde veio esse ensino?

A origem do ensino da Trindade

A Bíblia menciona muitos deuses e deusas que as pessoas adoravam, incluindo Astorete, Milcom, Quemós e Moloque. (1Reis 11: 1, 2, 57) Houve uma época em que até mesmo muitas pessoas na antiga nação de Israel acreditavam que Baal era o verdadeiro Yahweh. Assim, o profeta de YHWH, Elias, pôs diante deles o desafio: “Se YHWH é o verdadeiro Yahu'l, ide segui-lo; mas se é Baal, ide segui-lo”. — 1 Reis 18: 21. A adoração de deuses pagãos agrupados em três, ou tríades, também era comum antes de Yahushua nascer. “Do Egito vieram os conceitos duma trindade divina”, observou o historiador Will Durant. James Hastings escreveu, na Encyclopædia of Religion and Ethics (Enciclopédia de Religião e Ética): “Na religião indiana, por exemplo, há o grupo trinitário de Brama, Xiva e Vixenu; e na religião egípcia, o grupo trinitário de Osíris, Ísis e Hórus”. Portanto, existem muitos deuses. Será que os primeiros cristãos reconheciam isso? E será que eles achavam que Yahushua era o Yahweh Todo-Poderoso?

Os que se chamam “deuses”

Será que Yahushua também foi chamado de Yahweh? Embora Yahushua nunca afirmasse ser Yahu'l, a profecia de Isaías o identifica, como governante designado de YHWH, pelos termos “Yahweh Poderoso” e “Príncipe da Paz”. A profecia acrescenta: “Da abundância do domínio principesco e da paz não haverá fim”. [Isaías 9: 6, 7]. Portanto, como “Príncipe” — o filho do Grande Rei, YHWH — Yahushua será o Governante do Reino do “Yahweh Todo-poderoso”. — Êxodo 6: 3.

Veja como João identificou “a Palavra” no primeiro capítulo de seu evangelho. “A Palavra se tornou carne e residiu entre nós”, escreveu ele, “e observamos a sua glória, uma glória tal como [não a de Yahweh, mas] de um filho unigênito dum pai”. Assim “a Palavra” (o plano de Yahu'l), que se tornou carne, viveu na Terra como o homem Yahushua e as pessoas o viram. Portanto, ele não poderia ter sido o Yahweh Todo-Poderoso, a respeito de quem João disse: “Nenhum homem jamais viu a Yashua”. [João 1: 14, 18].

Observe o que disse Yashua a Maria Madalena: “Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai, e para meu Yahu'l e vosso Yahu'l”. Note, também, o motivo pelo qual João escreveu seu evangelho. João explicou que ele escreveu para que as pessoas ‘cressem que Yashua é o Hamashia, o Filho de Yahweh’, — não o próprio Yahweh. — João 20: 17, 28, 31 e ainda outras palavras do próprio Senhor Yashua Hamashia : “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Yahweh, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Yahweh, e o nome da cidade do meu Yahweh, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Yahweh, e também o meu novo nome”. [Apocalipse 3 : 12].

Então caro leitor, quem a Bíblia e o próprio Yahushua dizem que ele é?

Presb. Sérgio – congregação Ferraz de Vasconcelos – SP - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...