segunda-feira, 4 de março de 2013

CASTIGO ETERNO PARA OS PECADORES?



Salmos 16:10__ “Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.”
Aqui a palavra aplicada para inferno é “sheol”, que traduz sepultura.
pocalipse 20:10__ “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”
A idéia de um “inferno” como um lugar de tormento eterno, em que os maus ficam eternamente queimando, num tormento infindo vem de tempos medievais e ainda predomina em boa parte da cristandade. Mas será que a Bíblia ensina assim?

Textos como os citados abaixo são aplicados para por em dúvida a definitiva destruição dos ímpios, mas será eu seriam a base para se determinar vida eterna também para os injustos?
Mateus 25:46__ “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.”
Marcos 9:43-46__ “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno no fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.”
Mateus 25:41__ “Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
Na verdade a palavra inferno quer dizer sepultura (do hebraico “sheol” ou do grego “hades”), lugar de silêncio, ou ainda o lugar dos mortos. Para este lugar tanto os bons quantos os maus haverão de ir quando morrerem.
A palavra em inglês hell (inferno) foi originalmente traduzida pelos escritores como oriundas do grego e hebraico para originalmente dar idéia de sepultura.
Atos 2:27__ “Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.”
Aqui a palavra aplicada para inferno (sepultura) vem do grego “hades”.
Podemos observar que o inferno ou sepultura é o lugar onde o corpo se desfaz por ser corruptível. O inferno bíblico não é um lugar de agonia e tortura. O justo, assim como o injusto vai para a sepultura e lá permanece inconsciente esperando por ressurreição.
O TERMO FOGO ETERNO
Judas 1:7__ “Assim  como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se corrompido como aqueles e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.”
Estaria ainda hoje queimando a cidade de Sodoma e Gomorra? No entanto sofreram a pena do fogo eterno, que persistiu até ter consumido por completo as cidades aqui citadas, e ainda mais, são postas por exemplo. Quem sabe por aqui fica mais simples entender o fogo que no futuro julgamento consumirá os corpos dos ímpios que contaminam a terra?
Lamentações 4:6__ “Porque maior é a maldade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma, a qual se subverteu como em um momento, sem que trabalhassem nela mãos algumas.”
Ainda por este verso, veja você, que embora a Bíblia cite o fogo eterno, a destruição desta cidade se deu com rapidez.
Isaías 34:9-10__ “E os seus ribeiros se transformarão em pez, e o seu pó, em enxofre, e a sua terra, em pez ardente. Nem de noite nem de dia, se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada, e de século em século ninguém passará por ela.”
Aqui nos fala dos edomitas que pecaram contra o Senhor e perguntamos se ainda hoje sobe a fumaça de destruição dos edomitas? Onde está o fogo que não se apagaria?
A palavra “eterno” ou “para sempre” não necessariamente trará significado de algo que nunca tem fim, mas pode nos dar a idéia de que enquanto durar a coisa ou fato a que se liga será assim apresentado este termo.
Que o castigo eterno existirá para o ímpio, isto é bíblico, mas não podemos admitir que os ímpios viverão por toda a eternidade, pois se assim o fosse, também estes teriam a promessa de vida eterna, o que só ocorre para os servos de Deus. Além disso ao vir Cristo, destruirá os que destroem seu reino, por que então conservaria em vida os tais que lutaram contra Seus propósitos e de Deus.
1Coríntios 15:24-26__ “Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.”
Cristo entregará o Reino a Deus somente quando todos os inimigos houverem sido aniquilados, quando seria isto se os ímpios estivessem vivos eternamente?
Isaías 65:17__ “Porque eis que eu crio céus novos e nova terra; e não haverá lembranças das coisas passadas, nem mais se recordarão.”
Como não recordar de coisas passadas e ainda do mal se houverem ímpios em vida durante o Reino Eterno?
Isaías 66:22, 24__ “Porque, como os céus novos e terra nova que hei de fazer estarão diante de minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E sairão e verão os corpos mortos dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará/ e serão um horror para toda a carne.”
Salmos 146:4__ “Sai-lhes o espírito, e eles tornam para sua terra; naquele mesmo dia, perecem os seus pensamentos”





Eclesiastes 9:5-6__ “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”





João 11:11__ “Assim falou e, depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.”





1Tessalonicenses 4:13__ “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.”
A Bíblia além de ser muito clara com a real situação dos mortos também não deixa dúvidas ao afirmar que não há esperança alguma de os mortos terem aceitarem salvação.
Isaías 38:18-19__ “Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova. Os vivos, os vivos, esses te louvarão, como eu faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade.”
Eclesiastes 9:5__ “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.”
Assim diz a Bíblia. Assim cremos.(
Azenilto Brito).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...