sábado, 23 de fevereiro de 2013

Medite:


"E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera". (Gênesis 2. 2-3)

Os religiosos fundamentalistas atuais deturpam a Bíblia ao insistirem que a Terra foi criada em seis dias de 24 horas. (Gênesis 1:3-31) Tal conceito não condiz com a ciência nem com a Bíblia. Na Bíblia, como na linguagem coloquial, a palavra “dia” é um termo flexível que expressa unidades de tempo de duração variada. Em Gênesis 2:4, todos os seis dias criativos são mencionados como um “dia” global. A palavra hebraica traduzida por “dia”, na Bíblia, pode significar simplesmente “um longo tempo”.6 Portanto, não há razão bíblica para insistir que os dias da criação tenham sido de 24 horas cada um. Por ensinarem diferente, os fundamentalistas distorcem a Bíblia. — Veja também 2 Pedro 3:8.


Por que descansou Yahu'l no “sétimo dia”? É claro que não descansou porque estava cansado. Yahweh tem uma “abundância de energia dinâmica” e “não se cansa nem se fatiga”. (Isaías 40:26, 28) Nem passou Yahu'l a descansar porque precisava duma interrupção ou duma mudança de ritmo, porque Yahushua nos disse: “Meu Pai tem estado trabalhando até agora e eu estou trabalhando.” (João 5:17) De qualquer modo, “Yahu'l é Espírito” e não é restrito pelos ciclos corporais e pelas necessidades das criaturas físicas. — João 4:24.



Como podemos chegar a compreender o motivo de Yahweh repousar “no sétimo dia”? Por notarmos que, embora Yahweh se agradasse muito do que tinha realizado durante o longo período dos seis ‘dias’ criativos precedentes, ele abençoou especialmente “o sétimo dia” e o declarou “sagrado”. 



O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa define “sagrado” como “dedicado a Yahu'l, a uma divindade ou a um desígnio religioso”. De modo que abençoar Yahweh “o sétimo dia” e declará-lo sagrado indica que este e o “repouso” de Yahweh devem ter alguma relação com a Sua vontade sagrada e Seu propósito, em vez de com alguma necessidade da sua parte. Qual é esta relação?



Nos seis ‘dias’ criativos precedentes, Yahweh criara e pusera em funcionamento todos os ciclos e leis que governam a operação da Terra e de tudo em torno dela. Os cientistas aprendem agora quão maravilhosamente esses foram projetados. Perto do fim do “sexto dia”, Yahu'l criou o primeiro casal humano e o colocou no “jardim do Éden, do lado do oriente”. Por fim, Yahu'l declarou seu propósito para com a família humana e a Terra nas seguintes palavras proféticas: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra.” — Gênesis 1:28, 31; 2:8.


Ao se aproximar o fim do “sexto dia” da criação, o relato nos conta: “Yahu'l viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:31) Yahu'l estava satisfeito com tudo o que havia feito. De modo que repousou, ou desistiu, de mais obras criativas com respeito à Terra. Embora o jardim paradísico fosse então perfeito e belo, abrangia apenas uma pequena área, e havia somente duas criaturas humanas na Terra. Levaria tempo para a Terra e a família humana atingirem a condição que Yahu'l propusera. Por esta razão, ele designou um “sétimo dia”, que permitiria que tudo o que havia criado nos anteriores seis ‘dias’ se desenvolvesse em harmonia com a Sua vontade sagrada. (Note Efésios 1:11.) Ao passo que “o sétimo dia” se aproximar do seu fim, a Terra se terá tornado um paraíso global, habitado eternamente por uma família de humanos perfeitos. (Isaías 45:18) “O sétimo dia” é reservado ou dedicado à realização e ao cumprimento da vontade de Yahweh para com a Terra e a humanidade. Neste sentido, ele é “sagrado”.



De modo que Yahweh repousou da sua obra criativa no “sétimo dia”. É como se tivesse parado e deixado que aquilo que pôs em funcionamento seguisse seu curso. Ele tem plena confiança de que, no fim do “sétimo dia”, tudo se terá tornado exatamente assim como se propôs que fosse. Mesmo havendo obstáculos, estes foram superados. Toda a humanidade obediente será beneficiada quando a vontade de Yahweh atingir sua plena realidade. Nada impedirá isso, porque a bênção de Yahu'l está sobre o “sétimo dia” e ele o tornou “sagrado”. Que gloriosa perspectiva para toda a humanidade obediente!

Fonte(s):

O Que a Bíblia Realmente Ensina?

"E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem.." (Marcos 2:27)(e não só para o Judeus como afirmam muitos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...