sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Como vencer o medo.


“Porque não recebeste o espirito de escravidão, para outra vez estardes com medo, mas recebeste o espirito de adoção de filhos, pelo qual podemos clamar: Pai , meu Pai . O Espírito de Deus, se une com o nosso espírito, para afirmar que somos filhos de Deus. Romanos 8-15,16”.

“Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1-7
O medo tem sido a causa de muitas doenças psicossomáticas e de levar muitas pessoas a ruína, em sua vida familiar, profissional e sentimental. Grandes problemas se levantam diante daqueles que são atingidos pelo medo. Se não houver a cura, ela se transforma em fobia, encaminhando a pessoa para a mais grave loucura. Muitos usam como tratamento, medicamentos antidepressivos, tranqüilizantes e outras drogas que agem na mente e amenizam o mal estar.


Podemos detectar agindo na vida das pessoas, vários tipos de medo, os quais tiveram origem em problemas que traumatizaram, deixaram marcas profundas na alma , no centro das emoções, e as pessoas convivem com ela .

Há medo de animais, medo de altura, medo do futuro, medo das pessoas, medo da morte, medo da solidão, medo da escuridão, medo do ridículo, medo de sentir sede, medo de sentir fome, medo de lugares fechados, medo de desagradar, medo de ofender, medo da incompreensão, medo da desaprovação, medo de ser criticado, medo de ser dominado... Medo e mais medo, uma infinidade, para todos os gostos e tipos de pessoa. Podemos ver que para cada prazer há um oposto. Somos criaturas tricônomas; ou seja formada por corpo, alma e espirito. Em nosso espírito age a intuição, consciência, comunhão.

O medo não existia no ser humano quando Yaveh o criou. Foi um sentimento que surgiu quando o homem pecou. Vemos em Gênesis 3-10; a primeira declaração do medo. Até aquele momento ele não sentia medo e não sabia o que era medo, não fazia parte de sua vida ou da sua alma.. E disse : “ouvi a tua voz soar no jardim, e tive medo, porque estava nu escondi-me.” No momento que Adão pecou, sua alma foi infectada, recebeu o vírus do medo, foi atingido emocionalmente, houve uma cisão no relacionamento e o medo passou a existir, e nem os animais ficaram isento de sentir medo, pois foi estendido para todos os animais da terra. Gênesis 9-2: todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês.

Alguns de nossos pais na fé também tiveram medo. Vejamos Jacó : Gênesis 31-31: então disse Jacó a Labão, eu fiquei com medo porque pensei que o senhor ia tirar as suas filhas à força. Em 1 reis 19- 9 a 13 nos fala de Elias se escondendo em uma caverna com medo de Jezabel. Em Mateus 14- 30, nos fala sobre o episódio de Pedro quando Yaohushua autorizou para que ele andasse sobre as águas, diz: mas sentindo o vento forte; teve medo e começou a ir para o fundo. 

Por que então ainda sentimos medo ?

Por que o tratamento da alma, a cura  é um processo que precisa ser realizada por Yaveh, e somente acontece quando Ele é Senhor de nossa vida.

A psicologia moderna diz: o propósito do medo é assegurar a sobrevivência do “eu”, a sobrevivência da personalidade. Quando o nosso “eu” domina, o medo tem acesso livre.

A psicologia moderna diz que devemos aprender a conviver com o medo ignorá-lo e superá-lo, mas a Bíblia diz : não tenham medo, determinando a erradicação completa do medo. A ciência médica diz que o medo gera energia que provoca profundas alterações fisiológicas no corpo. O coração bate mais forte, a pressão sanguínea aumenta, aumenta a quantidade de açúcar no sangue, a digestão se paralisa. Essa energia pode ser destrutiva, pois precisa ser descarregada. A lei da física diz que a energia não desaparece, continua se acumulando, aumentando a sua carga até alcançar tais proporções que causam um efeito destrutivo. Se a analisarmos que o medo produz energia, e se não for eliminado ela se transformará em fobia, medo exagerado, o qual se encaminha para a paranóia e por si só a loucura, não podemos admitir que um cristão genuíno possa estar sofrendo destruição causada pelo medo. Posso assegurar pela Bíblia que o medo tem cura definitiva..

Em 1 Coríntios 1-13 o apóstolo Paulo nos menciona três bases que formam o caráter da vida cristã:diz “agora pois permanecem a fé, a esperança e o amor, mais o maior destes é o amor”. Analisando teologicamente estas três palavras podemos observar através da Bíblia que quando falta um desses alicerces da vida cristã, ou então eles começam a falhar, o medo começa a se enraizar e se manifestar.

Fé- quando a fé começa a diminuir, ou mesmo faltar, o medo começa a se manifestar.

Vejamos este primeiro alicerce em Mateus 8-26 disse yaohushua: porque tiveram medo, homens de pouca fé. Então repreendeu o vento e o mar e houve bonança.”Não podemos nos esquecer que o maior inimigo da fé, é a dúvida, ela corrói a fé, vejamos em Mateus 14-31, quando Pedro começou deixar sua fé enfraquecer, a dúvida tomou conta da situação e o medo se manifestou. A falta de fé dá lugar ao medo. Quer ser curdo do medo ? Então comece a dar lugar a fé em seu coração. Comece a manifestar a fé em sua vida. O apóstolo Paulo em romanos 10-7, nos diz que a fé vem pelo ouvir e dar ouvidos a palavra de deus. Comece a meditar na Palavra pregada, comece ter seu momento de devocional na leitura bíblica e você verá que a fé começará a brotar em seu coração. Jó disse em seu livro no capitulo quatrorze e versículo nove, que ao cheiro das águas ( Palavra de Yaveh) o tronco seco começaria a brotar. Experimente isto em tua vida.

O segundo alicerce é o Amor. Em 1 João 4-18 diz que no Amor não há medo, onde há Amor o medo não se manifesta. O Amor lança fora todo o medo. Você tem fé, mas não pratica o Amor, o medo tem grande oportunidade de se manifestar. A falta de Amor abre portas para a manifestação do medo em sua vida. Aquele que não ama não conhece a Deus e nunca o conheceu, diz o apóstolo João em seu livro ( 1 João 4-8, 20) quem pratica o genuíno Amor não tem medo de nada. Não pode imaginar que as pessoas sempre estejam olhando com reprovação, não guarda rancores ou mágoas em seu coração trazendo marcas em sua alma. Ame o teu próximo como a ti mesmo. Ame teus amigos e vizinhos ao ponto de você não admitir que eles estejam caminhando para a eternidade sem salvação e você não esteja fazendo nada para reverter a situação,. Ame de modo que você veja a necessidade do reino ser anunciado em todas as partes e você seja participante deste empreendimento. Não fique em casa trancado com medo, sendo que yaohushua te convidou e ordenou para você fazer parte da grande comissão: ir e fazer discípulos.

O terceiro alicerce é a esperança da vida cristã. Quem tem esperança não tem medo. No livro de salmos 39 – 7, Davi diz “ a minha esperança está em ti” . No salmos 62 –5 diz “ dele vem a minha esperança”, no salmos 146 –5 “ bem aventurado aquele cuja esperança está em Deus”. No livro de Romanos 8-24 diz em esperança fomos salvos de toda condenação, isto nos mostra que o medo tem conseqüências na condenação. No livro de Jeremias 18-12 nos fala que quando andamos segundo a nossa imaginação e o propósito do mau coração não há esperança, a esperança morre, e o medo domina. Para aquele que busca e confia em yaveh, sempre haverá esperança. Vejamos em Jó 14 – 7, porque há esperança para a árvore que for cortada, e mesmo que seu tronco se envelheça, ao cheiro das águas brotará. Em Jeremias 17-13 diz que o Senhor é a esperança e fonte de águas vivas, portanto aquele que confia em deus tem esperança. E por mais que esteja envelhecendo sobre a terra, quando Yaveh se manifesta em seu interior, ele brotará. Em Jeremias 17-7 bendito o homem que confia no Senhor e cuja confiança é o Senhor. Em Zacarias 9-12 diz voltai a fortaleza, ó presos de esperança. Aquele que está com sua esperança aprisionada, deve se voltar para Yaveh, nosso refúgio e fortaleza.
Vamos relembrar o que temos que fazer para alimentar os três alicerces ?



Para que a fé brote em nosso coração a palavra tem que ser confessada, e aplicada em nossa vida.

Para alimentar o Amor, encontramos no livro de primeiro Coríntios 13 há um receituário sobre o Amor e deve ser alimentado com paciência, benignidade, verdade, com justiça. Diz que o Amor tudo sofre, tudo suporta, tudo espera, tudo crê, em si mesmo amor já manifesta a fé, a esperança, por isso que no final deste capitulo, diz que o maior deste três é o Amor, porque em si mesmo leva os pilares da vida cristã.



O Amor é puro conforme 1 Timóteo 1-5, e em Colossensses 3-14 diz que o Amor é o vinculo da perfeição.



Para alimentarmos a esperança encontramos em Hebreus 10-23 que a esperança deve ser confessada: “retenhamos firmes a confissão de nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. A Bíblia também nos diz que o que alimenta a esperança são as lutas, tribulações , as provações,vejamos em romanos 5- 3, 4, 5, nos também nos gloriamos na tribulação por que ela produz paciência, e a paciência, produz experiência, e a experiência produz a esperança. Se você está passando por lutas não dê lugar ao medo, porque esta provação está alimentando a sua esperança, e isto contribui para a cura definitiva do medo. No versículo 5 diz que a esperança não traz confusão porque o amor de deus está derramado em nossos corações.


É necessário que o medo que atua em nós seja erradicado através da fé do Amor e da esperança, porque o medo é uma porta que deixamos aberta para que o inimigo possa usar, para nos lançar opressão. O medo não é lançado ou criado pelo diabo em nós, porque o medo tem raiz no pecado, sendo que o pecado é um ato, mas o diabo faz uso do medo que está atuando em nós para nos escravizar e nos oprimir, por isso que aquele que ainda não aceitou a Cristo como seu único Senhor e Salvador deve fazê-lo, pois é o primeiro passo para ser curado, e o segundo passo é para aqueles que já o aceitaram, deve colocar sua fé em ação, alimentando-a com a palavra e oração, praticando o amor e confessando sua esperança em Yaveh. E que Yaveh o abençoe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...