quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O poder da Oração



Vivemos num mundo e numa época em que o materialismo que governa as sociedades humanas, em geral, se apossou do coração/mente do ser humano e lhe retirou até a capacidade para entender a sua componente espiritual. Vem esta reflexão a propósito de algo tão importante na vida do ser humano e que é tão desprezada no seu dia a dia. Estamos a referir-nos à oração que deve ser dirigida ao Altíssimo. Dizem muitos estudos clínicos e não só, que todos os que praticam alguma forma de meditação e de oração (a Elohim), têm em si mesmos uma forma de reserva anímica e capacidades interiores que lhe permitem ultrapassar com maior grau de êxito as dificuldades da vida e até as sabem enfrentar com maior ânimo, vencendo-as. Tal implica uma fé firme que não estamos sozinhos neste mundo e que O Altíssimo vela por todos os que Lhe são fiéis e o buscam incessantemente.

Agora, neste estudo, vamos centrar-nos em exclusivo na oração a YHWH O Criador e nos efeitos que tal comunicação regular com o Eterno produz na vida dos que crêem nas promessas que lhes são feitas através da Sua Palavra. Vejamos exemplos concretos. Falando do grande profeta Elias, diz-nos o apóstolo Tiago: Tiago 5:17-18 – “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”. É verdade que Elias obteve de YHWH a satisfação deste seu pedido porque a sua ligação com Ele era muito forte e YHWH viu que aquele povo merecia ser castigado pela sua rebeldia.

Na realidade, não basta pedirmos a YHWH qualquer coisa que nos venha à cabeça e, sobretudo, se o que pedimos é incorreto ou não justificável aos olhos do Altíssimo. Em última análise a decisão de executar ou não executar os nossos pedidos está na Sua mão. E quantas vezes podemos estar a pedir alguma coisa a YHWH que, só Ele sabe, é contra o nosso próprio interesse. Ele sabe melhor o que nos convém. Por isso devemos rogar-Lhe que seja Ele a governar as nossas vidas…sempre! Na realidade, a Palavra de YHWH ensina-nos que são os nossos pecados que fazem separação entre nós e O Altíssimo. É devido à nossa desobediência e rebeldia de coração que não somos ouvidos/atendidos pelo Criador.

Ao falar para o homem de todos os tempos e lugares, YHWH diz: Isaías 1:10 – “Ouvi [e cumpri] a palavra de YHWH, vós poderosos de Sodomadai ouvidos à lei [Torá]do nosso Elohim, ó povo de Gomorra {1}”. E depois acrescenta: Isaías 1:15-18 – Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem [andai na Minha Lei/Torá]; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argui-me, diz YHWH: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.



{1} Sodoma, Gomorra, Babilônia e Egito são bem sinônimos do mundo de hoje. Para além do deboche carnal em que o homem hoje vive e não se arrepende da sua condição de pecado, o mundo vive numa autêntica Babilônia ou Egito espiritual que é a negação de toda a vontade de YHWH.

Como se diz acima, a razão pela qual podemos não ser ouvidos por YHWH é porque nos recusamos a andar conforme à Sua vontade, a Sua Lei/Torá, porque o homem prefere ouvir antes a Satanás e fazer a vontade iníqua deste que foi desobediente deste o princípio. Por isso a Palavra nos diz que o mundo está no maligno. Ao tornarmo-nos rebeldes, YHWH não ouve as nossas orações nem nos atende. Mas, a Sua Palavra também nos ensina que os Seus “ouvidos” estão atentos às aflições e orações dos justos: Provérbios 15:29 – “YHWH está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará”.



O justo profeta Daniel foi chamado por YHWH de “homem mui amado”. Porquê? Porque era um homem que tinha o seu coração/mente em permanente adoração a YHWH, O Deus de seus pais, O Deus de Abraão, Isaac e Jacob. Estando no exílio em Babilônia, ele orava três vezes ao dia, virado para Jerusalém, tendo-lhe esta atitude lhe valido alguns dissabores, como sabemos. Estes dissabores não foram mais do que provas a que ele foi sujeito (como nós o somos também hoje) para provar a sua fé no Santo de Israel.
Deus está a fazer passar todo o que se diz discípulo de Yeshua pelo crivo da Verdade…para ver os que ficam e os que partem escandalizados com essa mesma Verdade eterna, voltando para os caminhos do engano. Mas, o que é a Verdade? A resposta encontramo-la em: Salmo 119:142 – “A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei [Torá] é a verdade”.

Veja outro grande exemplo de oração sincera (em que o coração desta mulher era derramado em lágrimas) perante YHWH: Ana, mulher de Alcana, era estéril e sofria com isso. Tanto orou a YHWH e com tal intensidade que Este ouviu-a e abriu-lhe a madre, dando-lhe um filho, aquele que veio a ser um dos grandes profetas em Israel: Samuel. Este homem foi dedicado desde o ventre de sua mãe para o serviço de YHWH. Diz-nos que com amargura de alma e choro, orava a YHWH: 1Samuel 1:10 – “Ela, pois, com amargura de alma, orou a YHWH, e chorou abundantemente”. Esta é a atitude de um coração sincero e contrito, precisamente o que o Eterno aprecia, para que a nossa oração possa ser ouvida.

Vamos continuar com exemplos que vale a pena reter, pois a oração a YHWH não é algo que se deva fazer de ânimo leve ou com o nosso coração/mente distraídos com outras   coisas mundanas. A nossa vida precisa de muita ajuda e força Daquele que tudo pode em nós, se Lhe pedirmos com um coração contrito. Mas, a oração ao Criador e Sustentador de todas as coisas não é uma coisa que se deva fazer somente a título individual, por nós ou por alguém que esteja com dificuldades sérias na sua vida. Ela deve igualmente fazer-se de forma coletiva. Veja o exemplo que nos é relatado em: Esdras 10:1 – “E enquanto Esdras orava, e fazia confissão [pelos pecados do povo], chorando e prostrando-se diante da casa de Elohim, ajuntou-se a ele, de Israel, uma grande congregação, de homens, mulheres e crianças; pois o povo chorava com grande choro”. Eis aqui o exemplo de um arrependimento coletivo servido através da oração.

Nos tempos da Rainha Ester, o povo de Judá sofreu grande perseguição e esteve em risco de perecer em todo o Reino da Pérsia. Sabemos que assim que foi conhecido o decreto do Rei Assuero (por instigação de Hamã, inimigo de Israel) para que se executasse o extermínio do povo de Judá, este saiu pelas ruas com grande choro e oração ao Deus YHWH, vestidos de saco. YHWH viu a sua aflição: Ester 4:3 – “E em todas as províncias aonde a palavra do rei e a sua lei chegava, havia entre os judeus grande luto, com jejum, e choro, e lamentação; e muitos estavam deitados em saco e em cinza”. O povo jejuou por três dias em favor da ação que Ester iria empreender a favor do povo de Judá junto de Assuero. Como sabemos, o coração do Rei moveu-se a favor da Rainha Ester, judia, e todos os inimigos de Judá foram dizimados. Em tudo isto esteve a mão de YHWH, porque o povo se humilhou perante Ele, com choro e rogos, vestidos de saco. Este livramento ainda hoje é celebrado em Israel como uma festa do povo nos dias 14 e 15 do mês de Adar (Purim), de ano em ano – Ester 9:21, 26-27. (Observação essa festividade é um costume do povo israelita e não uma lei de YHWH)

Falamos dos exemplos dos homens e mulheres de fé da antiguidade, servos fiéis que tinham na comunicação diária com YHWH a maneira mais válida para expor os seus receios, as suas angústias, as suas ansiedades...mas, também para renovar as suas esperanças e fé. Foi através da oração que muitos receberam resposta instantânea de YHWH, o que nem sempre acontece. Vejamos um exemplo.

O Rei Ezequias teve a visita do profeta Isaías que lhe trouxe um recado da parte de YHWH para pôr todas as coisas em ordem na sua vida, porque iria morrer. Ele tinha sido atingido por uma doença mortal. YHWH mandou o profeta para o avisar. Qual foi a reação de Ezequias? É o que podemos ler em: 2Reis 20:1-3 – “Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz YHWH: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou a YHWH, dizendo: Ah, YHWH! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo”. A intensidade da oração e do choro de Ezequias foram tais que ainda o profeta ia no pátio exterior quando recebeu instrução de YHWH para voltar junto do Rei a anunciar-lhe que YHWH tinha ouvido a sua oração e lhe havia acrescentado mais quinze anos de vida. 2.Reis 20:5-6a – “Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz YHWH, o Deus de David, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa de YHWH. E acrescentarei aos teus dias quinze anos”. YHWH “leu” o que ia no coração de Ezequias, como também “lê” no nosso quando oramos.

Veja também a aflição de Manassés, quando caiu nas mãos dos seus inimigos. Primeiro rejeitou ouvir a YHWH. Mas, quando viu as consequências do seu ato irrefletido, para quem se voltou ele? Em quem confiou? Onde foi buscar o socorro? Vejamos: 2Crônicas 33:10-13 – “E falou YHWH a Manassés e ao seu povo, porém não deram ouvidos. Assim YHWH trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia. E ele, angustiado, orou deveras a YHWH seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais; e fez-lhe oração [de arrependimento sincero], e YHWH se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que YHWH era Deus”.

Por vezes o ser humano tem que sofrer o castigo (porque YHWH castiga aqueles a quem ama) para só depois entrar nos eixos. Não nos enganemos a nós mesmos, pois só Ele conhece o nosso coração. Podemos enganar os outros; podemos até enganar-nos a nós mesmos, mas não enganamos ao Eterno. Diz-nos em Salmos: “Elevo os meus olhos para os montes. De onde me vem o socorro? O meu socorro vem de YHWH que fez os céus e a terra”. Confiai Nele, em todo o tempo, ó povo. Tiago diz-nos também: Tiago 5:13-15 – “Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome de Yeshua; e a oração da fé salvará o doente, e YHWH o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”.

Mágico! Será? Não, não é tão simples, porque tudo assim pode ser alcançado se o nosso coração estiver verdadeiramente convertido e andarmos com fé, nos Seus preceitos de vida. Por estas palavras podemos aferir a dimensão do poder da oração na vida dos filhos que caminham em sinceridade perante YHWH. Vejamos o que Paulo nos ensina também: Filipenses 4:6 – “Não estejais inquietos por coisa alguma [confiai Naquele que tudo pode]; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de YHWH pela oração e súplica, com ação de graças”. O poder da oração em Nome do Santo de Israel, o Messias Yeshua, manifesta-se igualmente no combate ao maligno: Mateus 17:21 – “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”. O Nome de Yeshua deve ser sempre invocado para combater e afastar o mal. Mas, há certos poderes que só podem ser combatidos através do jejum e da oração, como ele nos ensinou.

E Yeshua? Como homem não sofreu, não se angustiou? Que exemplo nos deixou? O exemplo constante na vida do Filho Yeshua foi sempre o recurso à oração ao Pai. Vejam o exemplo da sua maior angústia, quando viu aproximar-se o momento da sua entrega aos poderes deste mundo, e em que antevia que o seu sofrimento iria ser atroz. Ele deixou um sério aviso aos discípulos e a todos nós, hoje – “Oremos para que não entremos em tentação”: Lucas 22:40-42, - “E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua… E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão”. A nossa fraca capacidade de entrega não nos permite imaginar que alguém esteja numa agonia tão grande e ore com tal intensidade que seja capaz de suar grandes gotas de sangue como sucedeu a Yeshua. 1Tessalonicenses 5:17 – “Orai sem cessar”.

Sim, a oração tem poder nas nossas vidas, tal como teve igualmente na vida dos servos de YHWH cujos exemplos aqui apresentamos. Muitos outros exemplos de servos fiéis poderiam aqui ser acrescentados. Sim, cremos que YHWH existe e que é galoardor de todos os que O buscam com sinceridade de coração, por isso também acreditamos que o Seu Espírito atua nas nossas vidas em tempo oportuno. Hebreus 4:16 – “Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.
Não duvidando!

O Senhor Yeshua disse-nos que tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome, crendo, o receberemos: Mateus 21:21-22 – “Yeshua, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis”.

Como deverá estar então o nosso coração/mente perante Elohim quando oramos? A resposta é simples: podemos orar em qualquer lado e em qualquer circunstância (Jonas orou a YHWH do ventre do grande peixe), como existem muitos exemplos no passado, mas o nosso coração tem que estar limpo, obediente e confiado no poder de YHWH nas nossas vidas.

A forma de oração que mais perpassa nos episódios que nos são narrados na Bíblia, são sempre numa atitude de reverência, temor, de joelhos ou nos instantes de aflição dos fiéis, perante O Todo-Poderoso. Mas, isto só não basta. Temos que ter a plena consciência que procuramos andar em todos os preceitos de vida que Ele nos entregou na Sua Lei/Torá. Esta maneira de viver (fazendo a Sua vontade na nossa vida) é a pedra de toque para que a nossa oração tenha acolhimento perante O Altíssimo. Se persistirmos em viver fora do Seu conselho, da Sua instrução (a Sua Lei/Torá), então a nossa oração cairá no vazio. Não adianta andarmos em rebeldia e esperar ser ouvidos e atendidos nas nossas orações. Vejamos o que nos é dito: Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei [a Torá], até a sua oração será abominável”! Palavras bem duras, mas nas quais devemos refletir, pois este versículo permite-nos compreender qual possa ser o grau de aceitação das nossas orações junto de YHWH. Quando oramos, temos que orar com fé e confiança que o Eterno nos ouve e nos vai atender nas nossas aflições. Mas, para que isso seja possível, temos que andar em todos os Seus preceitos, em toda a Sua vontade, na Sua Lei/Torá. Tiago 1:6-7 – “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Eterno alguma coisa”.

Não nos deixemos enganar. Todos os que oram a imagens de pau ou de pedra, ou em nomes de “santos” e “santas” estão a fazer orações em vão, pois tais devoções são sinais claros de idolatria, são abominação perante YHWH. A oração a YHWH é uma arma poderosa na vida do que crê. Esta arma pode e deve ser usada a favor do próprio, da sua família, dos seus irmãos na fé, dos que nos governam e até em favor dos nossos inimigos como nos ensinou Yeshua. Vejamos: Mateus 5:44 – “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”. Lucas 6:28 – “Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam”. 1Timóteo 2:1-4, 8 – “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de YHWH nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade … Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”.
Grandes ensinamentos estes. Por vezes bem difíceis de aceitar e de colocar em prática nas nossas vidas, sobretudo quando se trata de orar pelos nossos inimigos e por aqueles que nos desprezam e maltratam. Mas, sobretudo, não nos esqueçamos nunca daqueles que travam o mesmo combate que nós travamos, contra o mal. Colossenses 4:12 – “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo do Messias, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de YHWH [na Sua Lei/Torá]”. Colossenses 1:9-10 – “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade [a Sua Lei/Torá], em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Eterno, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de YHWH [da Sua Lei/Torá]”.

As nossas orações fazem parte do combate espiritual das nossas vidas. Mantém e reforçam a nossa fé e a nossa ligação ao Eterno. Sim, a oração é uma arma poderosa ao nosso alcance quando usada com fé. As orações dos santos são vistas subindo como fumo perante o trono do Altíssimo como ofertas, como sacrifício: Apocalipse 5:8 – “E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos”. Apocalipse 8:4 – “E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de YHWH”.

Que mais podemos dizer sobre a oração da fé, senão que ela tranquiliza o coração daquele que a ela se entrega. Não a podemos ver como mera terapia para nossa mente, que é, mas como a forma que temos de podermos comunicar com O Eterno e de sermos ouvidos por Ele. A oração não deve conter somente pedidos para as nossas vidas, mas também louvor e agradecimento por tudo o que YHWH tem feito nas nossas vidas. Sejamos agradecidos.


O Messias Yeshua ensinou-nos a orar desta forma (esta oração não é uma fórmula, mas sim um exemplo do que deve ser o conteúdo das nossas orações de fé): Mateus 6:9-13 – “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino {2}seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

{2} O mesmo é dizer: “Haja paz sobre Jerusalém”, porque a paz só poderá ser alcançada quando Yeshua vier para reinar durante o milênio todas as nações da terra.

Se continuarmos a ler em seguida, Yeshua chama-nos a atenção que só podemos ser perdoados por YHWH das nossas ofensas se formos capazes de perdoar aos que nos têm ofendido: Mateus 6:14-15 – “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.
Lembremos o conselho de YHWH: 2Crônicas 7:14-15 – “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”.

Entendemos então qual é o desejo de YHWH em nós? Que nos humilhemos perante a Sua face e majestade, poder e glória, que O reconheçamos como O Único Elohim das nossas vidas, e que andemos em fé e obediência perante Ele em toda a Sua vontade, comunicando com Ele e com os irmãos nas suas necessidades, aguardando, com paciência, a vinda gloriosa do Rei Eterno, Yeshua o Messias. Só assim Ele ouvirá as nossas preces, se formos justos aos Seus olhos – veja em Lucas 1:5-6 o que é ser justo aos olhos do Altíssimo.



Poderíamos estender este trabalho com muitas mais passagens bíblicas que atestam o poder da oração entre aqueles que buscam a YHWH e O procuram para O amar e servir eternamente segundos os Seus mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos, esperando sempre no poder do sangue do sacrifício de Yeshua para justificação dos seus pecados. Porém, entendemos que já ficou suficientemente demonstrado biblicamente o grande poder da oração na vida dos filhos de YHWH.
AlleluYAH

Vitor Quinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...