sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O fim de tudo é teme o Eterno (YHWH) e guarda os seus mandamentos...




 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus (YHWH) e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus (YHWH) há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (12:13-14). 

Pergunta: "Pode o homem viver sem Deus (YHWH)?"



Resposta: Contrário às afirmações de ateístas, estetas e epicuristas através dos séculos, o homem não pode viver sem Deus (YHWH). O homem pode ter uma existência mortal sem confessar que Deus existe, mas não sem o fato de Deus (YHWH). 

Como o Criador, Deus deu início à vida humana. Dizer que o homem pode existir sem Deus (YHWH) é dizer que um relógio pode existir sem o relojoeiro, ou que uma história pode existir sem um contador de histórias. Devemos todo o nosso ser ao Eterno (YHWH)), em Cuja imagem somos feitos (Gênesis 1:27). Nossa existência depende de Deus (YHWH), quer queiramos aceitar a Sua existência ou não.



Como o Sustentador, Deus continuamente concede a vida (Salmos 104:10-32).Ele é a vida (João 14:6), e toda a criação subsiste pelo poder de Cristo (Yahushua) (Colossenses 1:17). Até mesmo aqueles que rejeitam o Eterno (YHWH)) recebem seu sustento dEle: “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Pensar que o homem pode viver sem Deus (YHWH) é achar que um girassol pode viver sem luz ou uma rosa sem água.

Deus(YHWH) dá vida eterna àqueles que acreditam no Seu Filho (Yahushua). Vida se encontra em Cristo (Yahushua Mashiyach), o qual é a Luz dos homens (João 1:4). Jesus (Yahushua) veio para que possamos ter vida “em abundância” (João 10:10). Todos aqueles que colocam sua confiança nEle são prometidos eternidade com Ele (João 3:15-16). Para o homem viver – realmente viver – ele precisa conhecer a Cristo (Yahushua) (João 17:3).


Sem Deus, o homem tem vida física apenas. Deus (YHWH) advertiu a Adão e Eva que no dia que rejeitassem a Deus (YHWH), eles certamente morreriam (Gênesis 2:17). Como sabemos, eles desobedeceram, mas não morreram fisicamente naquele dia; eles morreram espiritualmente. Algo dentro deles morreu – a vida espiritual que tinham conhecido, a comunhão com Deus (YHWH), a liberdade de poder gozar da Sua presença, a inocência e pureza de suas almas – tudo isso tinha acabado.

Adão, o qual tinha sido criado para viver em comunhão com Deus (YHWH), foi amaldiçoado com uma existência completamente carnal. O que Deus (YHWH) queria que fosse de pó à glória, agora iria de pó a pó. Assim como Adão, o homem sem Deus (YHWH) ainda hoje vive em uma existência terrena. Ele pode até parecer muito feliz; já que há muito divertimento e prazer que podem ser desfrutados nessa vida.

Alguns rejeitam a Deus (YHWH) mas ainda vivem vidas de diversão e alegria. Suas ambições carnais aparentam render-lhes uma existência gratificante e tranquila. A Bíblia diz que há um certo gozo que pode ser desfrutado do pecado (Hebreus 11:25). O problema é que tudo isso é temporário; a vida nesse mundo é curta (Salmos 90:3-12). Mais cedo ou mais tarde, o hedonista, assim como o filho pródigo da parábola, percebe que os prazeres desse mundo não sustentam sua alma (Lucas 15:13-15).




No entanto,nem todo mundo que rejeita a Deus (YHWH) é um desperdiçador como o filho pródigo. Há várias pessoas que não são salvas, mas vivem uma vida sóbria e disciplinada – até mesmo vidas gratificantes e felizes. A Bíblia apresenta certos princípios morais que vão beneficiar qualquer um desse mundo – fidelidade, modéstia, auto-controle,etc. Provérbios 22:3 é um exemplo de uma dessas verdades gerais. No entanto, o problema é que, sem Deus (YHWH), o homem tem apenas esse mundo. Viver uma vida sem problemas não é nenhuma garantia de que estamos prontos para a  vida eterna.

Sem Deus (YHWH), o homem não encontra realização verdadeira, nem mesmo nessa vida mortal. Thomas Merton observou que o homem não tem paz com outros homens porque não está em paz consigo mesmo, e ele não tem paz consigo mesmo porque ele não tem paz com Deus (YHWH).



A busca dos prazeres só por ter prazer é um sinal de tumulto interior, uma ilusão de felicidade do epicurista. Aqueles que procuram por prazer têm descoberto várias vezes, durante o curso da história, que as diversões temporárias da vida trazem desespero mais profundo. Aquele sentimento irritante de “algo está errado” é difícil de combater. O Rei Salomão se entregou a uma busca de tudo que esse mundo tem a oferecer, e registrou seus descobrimentos no livro de Eclesiastes.

Salomão descobriu que conhecimento, por si só, é fútil (Eclesiastes 1:12-18). Ele descobriu que prazer e riquezas são fúteis (2:1-11), que materialismo é uma tolice (2:12-23), e que riquezas são passageiras (capítulo 6).

Salomão conclui que a vida é um presente de Deus (YHWH) (3:12-13) e que a única forma sábia de viver é temendo a Deus (YHWH): “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus (YHWH) e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus (YHWH) há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (12:13-14). 

Em outras palavras, há mais para essa vida do que a dimensão física. Jesus (Yahushua) enfatiza isso quando diz: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (YHWH)” (Mateus 4:4). Não o pão (o físico), mas a Palavra de Deus (YHWH) (o espiritual) é o que nos mantém vivos. Blaise Pascal disse: “É em vão, oh homens, que procurais dentro de si mesmos a cura para todas as suas misérias.” O homem só pode achar vida e realização quando Ele reconhece a existência de Deus (YHWH)




.Sem Deus (YHWH), o destino do homem é a morte eterna.




(Fonte: "Blog Got Question ? org")

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...