quinta-feira, 28 de junho de 2012

Última parte:Jesus não é Deus (parte 3)

8 – Atributos e Posições Divinas recebidas de Deus - Alguns acham que Jesus deve ser Deus porque Ele exerce certa autoridade divina, e revela certos atributos divinos. Exaltado à mão direita de Deus, Jesus recebeu autoridade e poder divinos de Deus. Isto entretanto, não prova que Jesus é igual a Deus, o próprio Deus, nem uma parte de Deus. O fato que Jesus foi exaltado pelo Pai mostra que Ele é maior que Jesus. O fato de que Jesus recebe posição e obras divinas mostra que Ele é inferior a Deus. Hoje, Jesus tem sido exaltado a mais alta posição no universo, segundo apenas pelo próprio Deus. Autoridade recebida de Deus - Jesus disse, “Todo o poder (autoridade) me é dado no céu e na terra” (Mat. 28:18). Jesus sempre entendeu que Seu Pai era superior a Ele em autoridade. Ele viveu em perfeita obediência a Deus. Após Sua ressurreição, Jesus recebeu autoridade divina de Deus. A autoridade de Deus é derivada do nada; é originária do próprio Deus. Deus é maior do que Jesus; Jesus é inferior à Deus; Jesus não é Deus. Reinado recebido de Deus – Jesus é designado Rei dos Reis. Deus sempre tem sido designado Rei do universo; Jesus recebeu Sua autoridade real de Deus. A base do reinado de Cristo é o fato de que Ele é o Filho de Davi (Lucas 1:31- 33) e também o Filho de Deus (Salmo 2:6-9 e Daniel :14). Jesus não tornou-se Filho de Davi e Filho de Deus até que tivesse nascido de Maria.Obra de Julgamento – Deus autorizou Jesus a ser o juiz da humanidade. Deus entregou o julgamento à Seu Filho. Deus julgará a humanidade através da obra de Cristo, o juiz. Jesus recebeu esta posição e obra de Deus. (João 5:22,27 – Atos 10:42; – 17:31). O fato de que Jesus recebeu esta prerrogativa de Seu Pai, indica que o Pai é superior a Ele. Jesus não é Deus. Sua presença Invisível – Embora Jesus esteja nos céus, Ele pode estar presente em todos os lugares com Seus seguidores. Ele disse: “Eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mat. 28:20). Jesus pode fazer isso através do poder de Deus, o Espírito. Jesus recebeu este poder de Deus. (João 15:26) (Atos 2:33). Durante Seu ministério terrestre? Jesus pode curar o servo do centurião (Mat. 8:5-13) mesmo estando o servo doente a uma grande distância daquele lugar que Se encontrava. Ele também podia conhecer o que havia no coração do homem. Jesus podia fazer essas coisas, não porque Ele é parte de um Deus triúno, mas, porque Deus O revestiu de poder para executar essas obras. 9 – Quatro argumentos trinitarianos considerados - Os trinitarianos objetam o fato de que Jesus não é Deus. Os quatros mais importantes argumentos que eles costumam ensinar que Jesus é o próprio Deus são:(1) Atributos divinos são atribuídos a Cristo; (2) Prerrogativas divinas são atribuídas a Cristo; (3) Certas escrituras atestam que Jesus era a imagem ou plenitude de Deus; (4) Dá-se o título de “Deus” a Jesus em certas Escrituras. 1) Já consideramos o primeiro argumento e observamos que Jesus era inferior a Deus em atributos de conhecimento, poder e vida durante Seu ministério terrestre: Ele era dependente de Deus em todas as coisas. Em vez se provar que Jesus é Deus, seus atributos provam que não. 2) O segundo argumento também já foi considerado. O fato de que Jesus exerceu ou exercerá certa autoridade divina e executará obras divinas (Rei, Juiz, etc.) não indica que Jesus é Deus, ao contrário, notamos que Jesus recebeu todas essas posições e obras de Deus, mostrando que Ele é inferior a Deus. 3) O terceiro argumento usado pelos trinitarianos contra a verdade de que Jesus não é Deus, é o fato de que algumas Escrituras atestam que Jesus é a imagem de Deus. Estas Escrituras são as seguintes: Filipenses 2:6 – Sendo em forma de Deus. Colossenses 1:19 – N’Ele habita toda a plenitude. Colossenses 2:9 – N’Ele habita toda a plenitude da divindade. II Cor. 4:4 – Cristo, que é a imagem de Deus. Hebreus 1:3 – A expressa imagem da Sua pessoa. João 12:45 – Quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. João 14:9 – Quem me vê a mim, vê ao Pai. Estas Escrituras não ensinam que Jesus é Deus. Não indicam também que Jesus é parte de uma trindade. A palavra “imagem” significa “semelhança” ou “caráter impressionado”. Jesus era a semelhança moral de Deus. Seu caráter refletia os atributos de morais de Deus – santidade, retidão, justiça, amor, misericórdia, amabilidade, verdade, fidelidade. Jesus é Divino. Ele é semelhante a Deus em caráter e conduta. Jesus propriamente não era Deus; Ele refletia o caráter de Deus em Sua vida perfeita. 4) O quarto argumento usado pelos trinitarianos é que Jesus é chamado pelo título de “Deus” em algumas Escrituras. As três principais Escrituras são: João 20:28; Tito 2:13; Hebreus 1:8. Este argumento é respondido pelo fato de que a palavra de “Deus” (Heb. ’ELOHIM’ / Gr. ’THEOS’) às vezes é aplicado a homens e anjos na Bíblia. Quando usada no sentido secundário, a palavra ”Deus” indica alguém que é ’representante’ d’Aquele que é o verdadeiro e supremo Deus. O termo Deus é empregado nas Escrituras principalmente em dois sentidos. O primeiro destes é quando designa Aquele que governa e preside sobre todas as coisas no céu e na terra, que é reconhecido como Superior a todas as coisas…Neste sentido as Escrituras afirmam que Deus é um. O último sentido é quando designa um ser que recebeu do primeiro (o Deus único) algum tipo de autoridade superior ou no céu ou sobre a terra entre os homens, ou poder superior com relação a todas as coisas humanas, ou autoridade para impor julgamento sobre outros homens, sendo dessa maneira, e nesse sentido considerado como um participante da Divindade do Deus único. (The Recovian Cathecism. Seção 3 Cap.I). Moisés foi designado por Deus como “Deus” em relação à Aarão (Ex. 4:16) e com relação à Faraó (Ex.7:1). Moisés foi chamado Deus (ELOHIM), mas ele não era o único supremo Deus, nem parte de uma trindade. Moisés foi o representante de Deus. Juízes, representantes humanos do único Deus verdadeiro, são desginados como Deus. Em Êxodo 22:28 a palavra “deuses” refere-se a Juízes humanos; *apesar de termos “Juízes”, no original encontramos ”ELOHIM” (deuses). Em Êxodo 21:6; 22:8-9; e em I Samuel 2:25, a palavra “Juízes” é traduzido do Hebraico ’ELHOIM’ ou Deus. Salmo 97:7 é citado em Hebreus 1:6. Os “anjos” de Hebreus 1:6, são “deuses” no Salmo 97:7. Anjos são representantes de Deus, mas, não Ele próprio. Os Israelitas foram chamados “deuses” no Salmo 82:6-7. Jesus citou este verso para mostrar este fato. “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa Lei: Eu disse: Sois deuses? Pois , se a Lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a escritura não pode ser anulada). Aquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, voz dizeis: Blasfemas; porque disse: Sou Filho de Deus? (João 10:34-36). O fato de que a palavra Deus é usada no sentido secundário com um representante de Deus em Hebreus 1:8 é mostrado no versículo seguinte. Em Hebreus 1:9 o “único Deus verdadeiro” (João 17:3) é descrito como sendo o Deus do Filho! “Amaste a justiça, e aborreceste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” (Hebreus 1:8-9 é uma citação de Salmo 45:6-7). Jesus não é o próprio Deus; também não é parte de uma trindade. Jesus é o Filho de Deus. NOTA: O presente estudo foi traduzido da obra: ”SYSTEMATIC THEOLOGY” de Alva G. Huffer – 1976.

2 comentários:

  1. Meu caro, você quer insinuar que JESUS CRISTO não é DEUS? É isso?

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  2. O que você acha? A resposta está em Marcos 8: 27 a 29. João 17:3;Atos 10:38-41; Atos 7:55;1 Corintios 15:24-28; Atos 17:30-31; 1 corintios 8:6; galatas 1:1 e muitos outros versículos que a bíblia nos mostra, mas estes já seriam suficientes e que nenhum discípulo nenhum apóstolo ensinou tal doutrina, portanto procure estudar a palavra de Deus, sem idéias preconcebidas dos homens buscando D'eus. Que Deus possa lhe esclarecer. Que voce estude mais a palavra.Um forte abraço.

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