quinta-feira, 28 de junho de 2012

Jesus não é Deus (parte 1)

1 – Somente uma única pessoa é Deus – Jesus não é Deus porque há somente uma pessoa que é Deus. Essa pessoa única tem sido identificada com o Pai. Jesus portanto, não pode ser também Deus. Não há outra pessoa que possa ser Deus no mesmo sentido em que o Pai é Deus. “Para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo, e para quem nós vivemos.” (I Cor. 8:6). “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e por todos, e em todos.” (Efésios 4:6). Jesus é divino, mas não divindade. Ele é o divino Filho de Deus, mas, não é a divindade, o Ser Supremo. 2 - Jesus como mediador não pode ser o próprio Deus – “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (I Tim. 2:5). Jesus é Mediador entre Deus e os homens, portanto, não é Ele o próprio Deus. Se o próprio Jesus fosse Deus e igual a Deus, como os trinitarianos declaram, Ele não estaria numa posição para servir como Mediador; pois como Mediador, alguém deve ser a terceira parte; pois caso Cristo sendo Deus ou igual a Deus, seria uma das duas partes, e não teria condições de ministrar como Mediador entre os dois – Deus e o homem. (Gal. 3:20). O fato de que Jesus é um Mediador anula a possibilidade de que Ele seja parte de uma trindade. Jesus insistiu que Ele e Seu Pai não são idênticos. Ele e Seu Pai são de personalidades separadas, essência e ser. Ele declarou que Ele e Seu Pai constituem duas testemunhas separadas: ”E na vossa Lei está também escrito que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai que me enviou.” (João 8:17-18). 3 – Jesus é o Filho de Deus - Jesus em Si mesmo não é Deus, nem parte de um Deus triúno pois Ele é o Filho de Deus. Ele não pode ser Deus e Filho de Deus ao mesmo tempo. O Pai e o Filho não são nem iguais, nem idênticos. O Pai vivia antes do Filho; o Filho recebeu Sua vida do Pai; o Pai é maior do que o Filho. Jesus foi gerado de Seu Pai e nascido de Maria; Ele é o Filho do Deus vivo. O Novo Testamento está repleto de escrituras afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 4 – Deus é o Deus de Jesus - Jesus reconheceu o Pai, o único Deus verdadeiro, como seu Deus. Jesus jamais reivindicou Ele próprio ser Deus; não pretendia ser igual a Deus. Ele sempre se referiu ao Pai como sendo superior a Ele, Seu Deus. Nas seguintes Escrituras, Jesus faz referência ao Pai como Seu Deus, ou Deus é descrito como o Deus de Jesus. João 20:17 “Meu Deus e vosso Deus” Apocalipse 3:12 “Meu Deus / meu Deus / meu Deus” Mateus 27:46 “Deus meu, Deus meu…” Marcos 15:34 “Deus meu, Deus meu…” Salmo 22:1 “Deus meu, Deus meu…’’ II Cor. 11:31 “O Deus e Pai de Nosso Senhor…” Efésios 1:3 “O Deus e Pai de Nosso Senhor…” Efésios 1:7 “O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo…” I Pedro 1:3 “O Deus e Pai de Nosso Senhor…” Hebreus 1:8-9 “Deus…O Teu Deus Te ungiu…” Salmo 45:6-7 “Deus…O Teu Deus Te ungiu…” Apocalipse 1:6 “…para Seu Deus…” (R.S.V.) II Cor. 1:3 “Deus e Pai de Nosso Senhor…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...