quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Estudo: Tem Cuidado de Ti mesmo e da Doutrina.

Estudo 118

Texto base: [1Timóteo 4: 16]


1) Este foi um dos conselhos pastorais que o apóstolo Paulo deu a Timóteo, e também como ordem a todos os membros da igreja e em especial àqueles que tem o privilegio de exercer a função ministerial do ensino da doutrina contida na palavra de Deus à igreja (presbíteros e diáconos) tanto para crianças, jovens e adultos. Cuidando de não modificar a sã doutrina bem como de aplica-la integralmente em suas vidas sendo o exemplo.

2) O apóstolo Paulo disse: “Tem cuidado de ti mesmo”. Muitas vezes o presbítero ou diácono ensina aos demais membros da igreja, mas não tem o cuidado de estudar e ensinar-se a si mesmo. O mestre na igreja deve ser uma pessoa desapegada, um exemplo em tudo e por isso o apóstolo Paulo disse a Timóteo: “fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. Quão importante é para aqueles que exercem o trabalho de ensinar que cumpram com o que ensinam para o seu próprio bem e daqueles que os escutam e observam. Em nome do Senhor Jesus Cristo damos ênfase a que não desconsiderem esse conselho, que estejam atentos e que se olhem constantemente no espelho da palavra para revisar o seu comportamento diante de Deus e dos homens. “Tu, pois, que ensinas a outro não te ensinas a ti mesmo?”. Na carta aos Romanos 2: 17-22, Paulo nos dá uma forte exortação sobre tudo isso.

O professor das crianças
3) Eles (os professores) tem uma grande benção da parte de Deus ao exercer essa vocação, porém também tem uma grande responsabilidade como pastores que são ao estar cuidando deste rebanho de cordeirinhos, sabemos que na infância dos humanos é que é modelado o perfil de um futuro cristão e que quando mau instruídas essas crianças podem se desviar e se perder. Por isso o Senhor exige desses professores um comportamento santo, desde o exterior até o mais profundo de sua vida interior. As crianças devem desde o inicio ser instruídas de acordo com a sã doutrina e é desejado que as crianças observem em seus professores um porte santo, um perfil de verdadeiro cristão ou cristã.

Cuidado com as correntes ideológicas que vem do mundo


4) O inimigo da igreja sempre tratará de enviar impetuosas correntes de doutrinas e costumes nocivos que podem levar a igreja a perder o verdadeiro perfil que o Senhor exige da virgem de Sião. (Apocalipse 12: 15). Essas águas turvas podem fazer a igreja perder sua identidade, sua doutrina, e os presbíteros são chamados para manterem esses princípios santos e transmiti-los ás crianças como um legado, como uma herança as gerações futuras. (Salmos 78: 6, 7).

5) Nós da igreja de Deus somos considerados por todas as igrejas da cristandade (protestantes, reformadores, católicos romanos, etc.), como uma igreja muito conservadora e legalista, pelo fato de mantermos a doutrina e costumes não convencionais ou não praticados e ensinados pelos que se dizem crentes. A medida que o tempo passa manter esses princípios tem se tornado mais trabalhoso, mas devemos lutar corajosamente para sustentarmos esses princípios e esperamos que os presbíteros da igreja nos ajudem nessa titânica tarefa, temos sempre que recordar que um de nossos três objetivos é: “Servir de coluna e firmeza da verdade”.
Nas escrituras encontramos vários mandamentos apostólicos os quais não se praticam ou ensinam em muitas das organizações ditas cristãs, e estes formam parte de nossa identidade, um professor de crianças bem como de jovens e adultos deve manter-los vivos em seu coração e na pratica. 

Costumes, aparência e porte do cristão


6)  O Senhor é bem claro e nos tem ensinado que nosso corpo é o templo do espírito santo e por tal razão devemos ter um zelo santo no cuidado para com nosso corpo e nos submetermos a vontade de Deus em como nos vestirmos e nos alimentarmos, porque o inimigo é tão astuto e tem inventado tantas artimanhas para nos desviar da verdade, por exemplo: inventou roupas de uso unisex, sendo que isso é uma maneira sutil para alimentar o lesbianismo e o homo sexualismo. Deus exige que a mulher seja completamente feminina e o homem masculino. O homem sempre teve problemas pela forma de usar seu cabelo, porém Deus foi claro ao ordenar: “E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças”.  (Ezequiel 44: 20).

7) Deus não se agrada que os varões de Seu povo tratem seus cabelos da mesma maneira que os ímpios, com cortes diferentes ou da moda, colorindo-os, raspando-os, deixando-os compridos, cortes femininos, e sabemos que assim como houveram desvios no passado ocorrem também no presente. O apóstolo Paulo deixa bem claro: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?” (1Coríntios 11: 14). Cremos firmemente que é contrario a vontade de Deus para o homem deixar os cabelos compridos, e que um presbítero, diácono ou membro da igreja que deixa-se seus cabelos crescerem não estaria dando um bom exemplo à congregação e que assim sendo não merece estar ocupando a cátedra de Deus para instruir a Seus filhos.



8) A mulher por sua natureza está mais vulnerável a vaidade, e vocês irmãs tem que lutar fortemente contra essa concupiscência, Paulo lhes ordena: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras”. (1Timóteo 2: 9, 10).

Cremos firmemente que no bom perfil da mulher cristã  deve estar implícito na sua maneira de se vestir, como mulher que professa piedade. O que é piedade? Virtude inspirada pelo amor de Deus, devoção às coisas santas.

9) Não é nada congruente com a piedade se uma pessoa se veste indecorosamente seja esta homem ou mulher, o homem não deve ser  sensual e isto lhe proíbe vestir roupas apertadas ou modas extravagantes, Tanto o homem como a mulher não deve vestir roupas que permitam ficar em evidencia partes do corpo que excitem a sensualidade. (Romanos 6: 12, 13). Homens devem vestir roupas de homens e mulheres roupas de mulheres.

10) O apóstolo Paulo sempre exortou à igreja a viver em santidade de corpo e espírito, e isto se pode colocar como um mandamento apostólico; assim que esperamos do povo de Deus a obediência a esses preceitos e que sempre lutem contra essa tentação, não podemos, homens ou mulheres nos vestir de forma a despertar sensualidade, Deus castigará com dureza àqueles que praticam o erro conhecendo a proibição. Israel caiu nessa vaidade, as exigências sociais daquele tempo (e de nosso tempo) obrigaram as donzelas a caírem nesse pecado e Deus disse através de Isaías 3: 16, 17; os filhos e filhas de Israel perderam sua identidade como povo de Deus e como disse o profeta:”Não fizeram distinção entre o santo e o profano”. Os problemas que ocorreram no passado ocorrem também hoje, assim como em Israel hoje muitas das igrejas que professam as mesmas doutrinas da verdadeira igreja de Deus em muitas partes do mundo tem caído nesta apostasia e isso tem trazido conseqüências graves para essas igrejas, a falta de santidade, consagração a Deus e por último essa tolerância às tem levado a se afastarem dos pontos mais elementares da doutrina.

11) Esperamos não cair e sucumbir neste erro. Por amor à santa obra de Deus, por amor ao nosso ministério e a nossa salvação, procuremos ensinar e a manter nosso corpo em santificação. (1Tessalonicenses 5: 23).

(Traduzido e adaptado pelo Presbítero Sérgio da igreja de Deus em São Paulo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...