Sábado: cessação do trabalho, ou seja, descanso. A lei do descanso foi instituída para benefício do homem. “O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc 2. 27). O sábado foi o dia da semana estabelecido por Deus para o descanso do homem, e não outro dia da semana. A instituição de guardar depois de seis dias de trabalho, o sétimo dia como dia de descanso, veio da parte de Deus e faz parte do concerto, ou seja, da “aliança”. Foi estabelecido e requerido pela lei de Deus com a obra da criação. “Deus abençoou o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda sua obra que fizera e criara” (Gn 2. 3, 4).
“Porque o Senhor criou o céu e a terra, o mar e tudo o que há neles, durante seis dias, mas descansou no sétimo dia; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado, e o santificou” (Ex 20. 11). Estando a Lei do descanso contida no quarto mandamento da Lei de Deus. “Lembra-te do dia de sábado para descansar. Trabalharás durante seis dias, e o farás todo teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem teu escravo” (Ex 20. 8 a 10).
Todos podem ter certeza que os sábados festivos que Paulo falou que Cristo aboliu na forma de ordenanças, não tinham, e nem poderiam ter nada a ver com o santo sábado do Senhor, e nem mesmo com os mandamentos que Deus estabeleceu para sempre. A lei que Cristo aboliu é restrita ao sistema cerimonial de coisas contidas nas festas e nos dias festivos dos judeus. E foi aquele sistema cerimonial de coisas que Cristo cravou na cruz (Cl 2. 14 a 17).
João disse que: “Sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o “conheço”, mas não guarda, é mentiroso, e a verdade não está nele” (1 Jo 2. 3, 4). Ele se refere aos mandamentos antigos, ou seja, os mandamentos que Moisés entregou para o povo de Israel, que algumas mensagens modernas dizem: Que não serve para a Igreja (1 Jo 2. 7). Para que todos possam ter uma idéia, concernente ao santo sábado, as santas mulheres repousaram no dia santo conforme o mandamento (Lc 24. 54 a 56). O mandamento que elas procuraram obedecer quando repousaram foi a “aliança” que Deus entregou no monte Sinai, ali estava contido também o santo sábado (Ex 20 1 a 17; Dt. 31. 24 a 26; Gn 2. 3; Ex 20. 8 a 10).
Os povos precisam saber que “o dragão irou-se contra a mulher para fazer guerra contra a sua descendência, os que obedecem aos mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus Cristo (Ap 12. 17; 14. 12). Tanto é que Paulo disse: Que “Não são justos diante de Deus os que ouvem a lei, mas os que praticam é que serão justificados” (Rm 2. 13). Ele falou isso porque tinha conhecimento de que a lei que Cristo aboliu foi a cerimonial. Ele falou mais,“Anulamos a lei pela fé? Não de modo nenhum! Antes estabelecemos a lei (Rm 3. 31). Por ai todos podem ver que a lei que Cristo aboliu foi a lei cerimonial e festiva, porque Jesus disse: Que “mesmo que o céu e a terra passem, não será omitido um jota ou um til da lei, até que tudo seja cumprido” (Mt 5. 18. Lc 16. 17).
.jpg)
Guarda o dia de sábado, para santificar, como te ordenou o Senhor (Dt 5. 12 á 15). E lhes fizeste conhecer o teu santo sábado; e lhes ordenaste mandamentos e estatutos e uma lei, por intermédio de teu servo Moisés (Ne 9. 14). E eu contendi com os nobres de Judá e lhes disse: que mal é este que fazeis, profanando o santo sábado (Ne 13. 15 a 22). Todos os que guardarem o sábado, sem o profanar, e os que guardarem a minha aliança. Eu os levarei para o meu santo monte” (Is 56. 1 a 7; Is 58. 13).
“Também lhes dei meus sábados, para que seja um sinal entre mim e eles" (Ez 20. 11 a 21). Desprezaste minhas coisas santas, e profanastes meus sábados 22. 8.Seus sacerdotes escondem seus olhos dos meus sábados, e assim sou profanado no meio deles ( Ez 22. 26). Não carregueis cargas no dia de sábado (Jr. 17. 21 a 24).
O sábado como dia de descanso é santo, porque “O Senhor criou o céu e a terra, o mar, e tudo o que neles há, durante os seis dias, mas descansou no sétimo dia, por isso o Senhor abençoou o dia de Sábado e o santificou” (Ex 20. 11; Gn 2. 3). Asalvação é alcançada sob condições de obediência aos mandamentos e a lei de Deus completa. VER A LEI DE DEUS. “Guardai os meus sábados, e reverenciai meu santuário. Eu sou o Senhor” (Lv 19. 3,30). A Bíblia fala para os povos: Que negar a lei, equivale a negar o Cristo. Tiago disse: Que “quem obedece toda a lei, mas tropeça em um só ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente” Tg 2. 10.
"Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse".(Isaias 58:13-14).
(fon(((Fonte: Igreja de Deus (7º dia) em Joinville)
Nenhum comentário:
Postar um comentário