sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Foi Jesus Um Arcanjo ? (parte 2)



Epístola aos Hebreus
Os grupos que dizem que Jesus é o arcanjo Miguel ignoram completamente o primeiro capítulo de Hebreus, que foi escrito principalmente pela  razão explícita de refutar a tese do gnosticismo, de que Jesus era um anjo. Repassemos Hebreus capítulo 1 observando cada detalhe:
Hebreus 1: 3, 4 “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles”. Neste versículo está claro que Paulo faz distinção entre Jesus e os anjos. Ele está dizendo que Jesus é muito superior à classe de seres chamados de anjos. Seu nome é mais excelente que o deles. A menos que você ignore todas as regras conhecidas de idioma, você pode ver que Jesus não está incluído no termo “anjos”. Paulo começa uma série de versículos especificamente para distinguir entre o Filho de Deus e os anjos. Paulo no versículo 5 diz: “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai,  E ele me será por Filho?” Não se pode ser mais claro que isso. Paulo está dizendo que Deus nunca disse a um anjo “hoje te gerei”, porem Ele só disse isso de Jesus. Novamente, Paulo diz que Deus nunca disse de um anjo: “Eu lhe serei por Pai,  E ele me será por Filho”, com certeza Ele só disse isso de Jesus. O propósito desse versículo é fazer distinção entre Jesus e os anjos. Se Jesus é o arcanjo Miguel, então esse versículo não tem absolutamente nenhum sentido junto com o restante do capítulo como veremos.
O versículo 6 diz: “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”. Como você pode ler, o primogênito é novamente distinguido dos anjos. Paulo está mostrando sua superioridade sobre eles, dizendo que todos os anjos adorarão ao primogênito (da morte). Isso está de acordo a Filipenses 2: 9, 10 e Hebreus 1: 4 que já vimos antes. Nos versículos 7 e 8 ele segue dizendo: “E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino”. Uma clara distinção entre eles.
Hebreus 1: 13 é um dos melhores versículos para se constatar que um anjo não pode ser o Messias. Leia: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” Está claro, nesse versículo, que Deus nuca disse a nenhum anjo, “Assenta-te à minha destra”, porém disse ao Messias, o Senhor Jesus. Esse versículo é uma citação do Salmo 110: 1-4, onde o rei Davi profetiza o que YHWH dirá ao Messias: “Disse YHWH ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”. Referindo-se a Jesus, o Cristo, Paulo cita o Salmo 110: 1 em Hebreus 1: 13, e o Salmo 110: 4 em Hebreus 7: 17.

Está muito claro que o Messias não pode ser um anjo, porque Deus promete ao Messias, no Salmo 110: 1, que Ele porá seus inimigos por estrado de seus pés, então Paulo diz que Deus nunca disse isso a um anjo: “Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” Não é necessário ser um grande intelectual para ver que é uma impossibilidade literária o Messias ser um anjo. Se o Messias não pode ser um anjo, então Jesus não é um anjo. Não há a necessidade de fazer uma cirurgia cerebral, tudo o que se tem que fazer é ler com atenção e sem querer deturpar o que está escrito.
Outro versículo que é muito conclusivo é Hebreus 2: 5 “Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos”. Paulo diz que Deus não sujeitou aos anjos o mundo vindouro (futuro) e segue dizendo nos versículos 6-8: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”. Ou seja, diz que Deus sujeitou todas as coisas sob os pés do Filho do Homem, e isso concorda com Filipenses 2: 9, 10 e com Hebreus 1: 1-6. A conclusão a que nos leva esses versículos (6-8), é a de que o Filho do Homem (Jesus), a quem Deus sujeitou o mundo futuro não é um anjo.

1Tessalonicenses 4: 16 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. Este versículo é um dos mais utilizados por pessoas que dizem que Jesus é um arcanjo, para provar sua “teoria”. Sendo essa uma interpretação muito pobre e leva as interpretações bíblicas além de seu limite. Eles dizem que porque o texto diz: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo”, por consequência, Jesus é um arcanjo. Esse raciocínio não é sólido e nem conclusivo. Vejamos o que verdadeiramente significa esse versículo.
Paulo está utilizando uma forma de escrita simbólica para descrever a vinda do Senhor Jesus. É obviamente simbólica, porque Jesus tem uma trombeta real que Ele (YHWH) emprestou a Jesus para a sua segunda vinda, isso é uma forma de escrita simbólica. Também, se pode argumentar, que se Jesus é um arcanjo porque ele vem com voz de arcanjo, poder-se-ia dizer que Jesus é Deus porque ele vem com a trombeta de Deus.
Devemos primeiro entender que Paulo quis dizer “com voz de arcanjo e com trombeta de Deus”. Para isso primeiramente vejamos o que significa “trombeta de Deus”.
O Dicionário Explicativo de Vine de Palavras do Antigo e do Novo Testamento diz:
Trombeta: Palavra grega “salpinix”. 1. Se usa de instrumento natural. 2. O acompanhamento sobrenatural de intervenções divinas.

Voz de arcanjo significa autoridade. No mesmo versículo, antes de dizer “com voz de arcanjo” diz que “o mesmo Senhor (Jesus) descerá do céu com alarido”. Essas duas citações significam autoridade. Olhemos um pouco mais de perto. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”. É como dizermos hoje em dia, “ele entrou gritando, rugindo como um leão”. Queremos dizer com isso que a pessoa que entrou gritando é um leão real? Claro que não! Nós simplesmente estamos usando uma forma de falar simbólica, de um leão rugindo (porque os leões rugem mui ruidosamente), para poder dizer que esta pessoa entrou gritando muito alto. Neste versículo Paulo está enfatizando o ponto de que Jesus vem com a autoridade de Deus. Jesus vem com voz de comando (alarido), com autoridade similar a que os anjos vieram no Antigo Testamento. Na Bíblia os arcanjos sempre vieram com a autoridade de Deus. Com esse entendimento podemos parafrasear melhor esse versículo da seguinte maneira: “Porque o Senhor, com a autoridade de Deus, virá do céu para intervir em nome de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Disso é o que trata os versículos de 1Tessalonicenses 4: 13-18, sobre a seqüência de eventos na ressurreição. Não é sobre a natureza de Jesus. Se esses versículos forem lidos sem nenhuma idéia preconcebida, você jamais dirá que esses versículos tentam explicar a natureza de Jesus.
De forma parecida, o Dicionário Explicativo de Vine, diz o seguinte da palavra “arcanjo” quando utilizada nesse versículo: Em 1Tessalonicenses 4: 16, o significado é de que a voz do Senhor Jesus será do caráter de um “grito angélico”.
Jesus é louvado (adorado)


Outro ponto a ser considerado é o fato de que Jesus é adorado no Novo Testamento. Não no sentido de ser adorado como Deus, como a crença trinitariana quer que você creia, mas sim como o rei de Israel, o Messias. Os reis normalmente eram louvados naqueles dias, e ainda o são hoje.
Louvar: fazer homenagem, reverencia. A palavra grega denota um ato de reverencia, seja rendida a um homem ou a Deus.
Era comum naqueles dias louvar ao rei. Significava mostrar-lhe reverencia, por isso é que as pessoas que vinham diante do trono de um rei se inclinavam diante dele.
“Então o rei se afeiçoará da tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o”. [Salmo 45: 11]
“Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo… E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra”. [Mateus 2: 2, 11]. Por que eles o adoraram? Porque ele é o rei dos judeus. Trazer presentes, era e todavia ainda é, costume na presença de reis ou chefes de estado. Por isso é que os magos trouxeram presentes. Encontraremos isso em cada caso que alguém esteja prostando-se e fazendo homenagem a Jesus, porque ele é o Messias, o Filho de Deus, o rei de Israel.
Jesus é obviamente adorado no Novo Testamento, e com certeza a Bíblia nos diz que nunca devemos adorar a anjos. Colossenses 2: 18 diz: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”. A nova Bíblia Americana tem uma nota ao pé da página sobre esse versículo que diz: Colossenses 2: 18: Práticas de falsos mestres, de submissão às suas regras, incluindo culto (louvor e adoração) de anjos, e pontos de vista culturais (tradição de homens).

Jesus é adorado. Sem dúvida Paulo nos diz explicitamente que não louvemos ou adoremos a anjos. A única conclusão lógica é a de que Jesus não deve ser , por conseguinte, um anjo.
Conclusão
Depois de revisar cuidadosamente as Escrituras, a evidencia é uma contradição enorme à idéia de que Jesus é o arcanjo Miguel. Para aceitar este ponto de vista, teríamos que retirar todo o primeiro capítulo da carta aos Hebreus, do Novo Testamento. Hebreus é sumamente claro e fácil de entender. Disse isto dos anjos… e disse isso do Filho… Depois vemos na carta aos Colossenses que não devemos adorar aos anjos, mas sem dúvida, a Jesus claramente se louva e adora.
Eu não creio que exista base Bíblica para afirmar que Jesus é o arcanjo Miguel. E esse ponto de vista (Jesus ser o arcanjo Miguel) é tão correto como o ponto de vista trinitariano. Algumas pessoas tentam justificar essa visão dizendo que um arcanjo não é um anjo, mas sim uma criatura diferente. Isso é um absurdo e não tem apoio bíblico ou secular. Não existe em absoluto em nenhuma parte referencia que esteja de acordo com essa idéia.
Por favor estude as Escrituras sem nenhuma idéia preconcebida e ficará claro. Eu sugiro que leia mais sobre “o Messias de Deus” para descobrir quem é Jesus segundo a Palavra de Deus.
Fonte: http://www.elevangeliodelreino.org/deidad/arcangel.doc

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