Em Judas 3 lemos: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Esta fé deve ser preservada e fortalecida a cada dia. Em Colossenses 2.6-8 lemos: “como, pois, recebestes o Senhor Yahushua, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende
A fé é a nossa condição de vida! Está escrito: “o justo viverá da fé.” (Gálatas 3.11b) Sem ela seremos como um barco à deriva. Em 1 Timóteo 1.19 lemos assim: “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.”
A fé é o princípio da obediência. Só obedece quem tem fé e só tem fé quem obedece. Portanto não praticar a Palavra do Eterno significa não ter fé nele. Se alguém não crê na eficiência da Palavra do Eterno tal pessoa viverá segundo o seu próprio pensamentos e conceitos ou viverá enganada, daí a desobediência e o fracasso espiritual. Por isso Yahushua falou: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”
Viver de forma materialista (avarenta) Em 1 Tm 6.10 lemos: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Yahushua nos ensinou a combater a avareza. Em Lucas 12.31 lemos: “Buscai antes o reino de Yahweh, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Em Hebreus 10.38,39 lemos também: “Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.”
Fiquemos certo que enfrentaremos muitas lutas e obstáculos. Yahushua não escondeu isto de ninguém. Ele falou assim: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16.33) O mandamento de Yahushua é ter bom ânimo, ou seja, manter-se animado apesar das circunstâncias. Não podemos servir a Yahuh com base em nossos sentimentos, pois eles mudam! Vejamos o exemplo do apóstolo Paulo quando enfrentou algumas dificuldades: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Yahuh, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos, trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Yahushua no nosso corpo, para que a vida de Yahushua se manifeste também nos nossos corpos” (2 Coríntios 4.7-10) Já pensou se ele se deixasse ler levado pelas emoções?
Como dissemos, em nossa jornada surgirão muitos obstáculos que desafiarão a nossa fé. Nestes momentos tenhamos plena confiança nas promessas de Yahuh e aprendamos a descansar nele. Ter fé significa colocar-se inteiramente na dependência de Yahuh sabendo que Ele cuidará de nós. Disse o Pr. Charles Stanley: “Desânimo e entusiasmo são questões de escolha.” De fato, quando mudamos a nossa mente sabendo que Yahuh está no controle de qualquer situação somos vitoriosos. Nos dias do profeta Habacuque a escassez de alimentos era um grande problema. O profeta poderia ter ficado triste e abatido, mas como ele se comportou? Ele escolheu descansar na soberania de Yahuh! Habacuque se expressou assim: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Yahuh da minha salvação.” (Hc 3.17,18) Esta é a escolha certa que devemos aprender em nossa caminhada.
A conclusão final é que após considerar o cuidado especial do Eterno por nós, resta-nos alegrar-nos diariamente por esse grande privilégio. De tudo que aprendemos neste estudo, veja os 5 passos fundamentais para manter a fé fortalecida:
Meditar na Palavra. (Leia Josué 1.8; Sl 19.8; Jr 15.16; Sl 119.133)
Separarmos tempo para a oração. (Lucas 6.12; 18.7,8)
Congregar-nos regularmente. (Hebreus 10.25)
Trabalhar na propagação da palavra. (1 Tessalonicenses 1.8)
Sermos agradecidos (Romanos 4.20; Fp 2.14)
Separarmos tempo para a oração. (Lucas 6.12; 18.7,8)
Congregar-nos regularmente. (Hebreus 10.25)
Trabalhar na propagação da palavra. (1 Tessalonicenses 1.8)
Sermos agradecidos (Romanos 4.20; Fp 2.14)
Que vivamos por fé, e não por vista. (2 Coríntios 5.7) Este é o plano do Eterno para a vida de seus fiéis. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Yahushua.” (Fp 1.6).
(Fonte: Blog do Semeador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário