Por ser difícil de traduzir gramaticalmente, as traduções na língua Grega utilizada na época, devido ao tempo de sua escrita, e pelo modo dos tradutores a interpretarem, esse texto aparece de formas diferentes a cada versão. (o que lemos acima é retirado da versão “Almeida Fiel”). A primeira parte do texto (“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida”) demonstra uma ideia mais correta, já que as imagens descritas correspondem à eternidade. Assim o texto declara que uma quantidade, não especificada, de pessoas, adorou a besta, observe que o texto diz: “esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida”. Mesmo antes de essa adoração ocorrer (ou acontecer) os nomes dos pagãos já estavam ausentes do livro, na eternidade, porque o Altíssimo lá vive e de antemão os conhece.
A segunda parte do texto diz que o Cordeiro: “foi morto desde a fundação do mundo”, o que nessa versão é traduzido de forma, que a mim me parece muito acertada, porque, repito, estas cenas, e todas as que se referem ao plano da salvação, estão escritas desde antes de acontecerem (na mente de YHWH). Desde a eternidade, o Pai, sabia que Yahushua HaMashiach, o descendente legítimo da semente de Abraão, descendência direta do rei Davi teria que nascer na terra no tempo designado para pagar com a sua morte o resgate pela humanidade e dessa maneira, pavimentar para eles o caminho da salvação. Ou seja, seu nascimento e sua morte já eram previstos desde antes da fundação do mundo (criação). Esses 144.000 estão inscritos no livro da vida, da mesma forma que estão os daqueles que ao largo dos séculos tem morrido sem adorar a besta ou à sua imagem. Na visão, de Apocalipse 14, a dos 144.000, são vistos ativos, acompanhando ao Cordeiro, sabemos que isso ainda não aconteceu, pois foi uma visão daquilo que ocorrerá quando o Reino de YHWH vier para a Terra para ser estabelecido.
Das reivindicações sectárias:
O tempo do selamento: Voltando à realidade, a narração com respeito a esse numeroso grupo começa em Apocalipse capítulo 5, com a abertura do rolo (livro) que está à direita daquele que está sentado no trono (YHWH). Com relação à visão do capítulo 5, o texto Grego diz que esse rolo está à direita do que está assentado. As versões da Bíblia interpretam isso como se o rolo estivesse na mão direita do que está assentado. Esse rolo contém várias visões, a última das quais é um pequeno detalhe da segunda vinda do Mashiach e do juízo final. Entre essas visões está a dos 144.000 selados, tomados de todas as tribos de Israel. A visão destes 144.000, como ocorre nesse livro, não segue a ordem cronológica, de acordo aos capítulos desse livro, por isso a habilidade do leitor a colocará em seu lugar correspondente; e é justamente isso que tem confundido a muitos que tem se aventurado a interpretar o livro de Apocalipse, pois não tem levado em conta a ordem que a essa visão corresponde, devido a isso tem até chego a imaginar que é uma visão cujo cumprimento está reservado a nossa era, a idade moderna.
Devemos iniciar pelo capítulo 12, ali se apresenta o nascimento do Cordeiro de YHWH na Terra, depois dessa visão a sequência está no capítulo 4 que fala do livro que foi aberto pelo Cordeiro. O capítulo 5 é o inicio da apresentação do evangelho, e os 144.000 selados de todas as tribos dos filhos de Israel são os primeiros frutos do evangelho. Por que é importante estar familiarizado com a ordem dos eventos desse livro? Simplesmente porque isso ajuda a interpretar corretamente o tempo quando esses homens de todas as tribos dos filhos de Israel foram selados, com o que se evita cair no erro de imaginar que possam ser membros de qualquer organização sectária moderna (ou seja, fundada depois do 1 século da EC).
O que diz Apocalipse 7:1
“E depois destas coisas vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma”.
Os ventos retidos = Tempos de paz:
O evangelho começou (aproximadamente) pelo ano 30/33 da era comum, nesses tempos de paz que estou relatando. Os apóstolos se deslocavam por todas as partes sem nenhuma dificuldade nem temor a instabilidades dos povos. Mas a partir do ano 70 da era comum, os quatro cavaleiros receberam a ordem de atuar e começaram o seu trabalho. Foi quando a nação de Israel começou sua revolta contra Roma, a qual foi um tremendo fracasso, que terminou com a expulsão do povo por todas as nações do mudo. Aproximadamente quarenta anos, foi o tempo estipulado para o selamento daqueles de todas as tribos de Israel (os 144.000). Tempos de paz, de abundância; tempos nos quais muitos israelitas adquiriram riquezas e em que muitos também perderam a oportunidade da vida eterna.
O Selamento:
A voz do anjo (Apocalipse 7: 3) ordena aos cavaleiros não fazerem dano algum até serem selados os 144.000 em suas testas: “Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Elohim”. Selo ou marca, neste caso, não se refere a uma marca como essas que se usa para marcar o gado. Esse selamento foi diferente e para muitos pode constituir-se em um mistério impenetrável entender o que é esse selo, porque não é material, mas sim espiritual.
O selamento é efetuado quando o nome da pessoa é escrito no livro da vida. Vale lembrar que o selamento não foi exclusivo para aqueles 144.000, mas eles foram os primeiros a serem selados. Na ressurreição unicamente serão despertados aqueles que possuam esse selo, ou seja, que seus nomes estejam inscritos no livro da vida.Paulo em 2Timóteo 2:19 diz: “Todavia o fundamento de YHWH fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome do Mashiach aparte-se da iniquidade”. Aqueles selados são conhecidos por YHWH e serão levantados na primeira ressurreição; porque YHWH vê o que não podemos ver, por isso que aqueles anjos se encarregaram de selar nas testas, a todos os servos de YHWH, para serem reconhecidos como Sua propriedade. Isso significa que não importa quantos milhares de israelitas viveram no tempo em que o evangelho lhes foi pregado, o acertado é concluir que YHWH reconhece aqueles que aceitaram ao Mashiach e aqueles que o rejeitaram.
Referente ao selo:
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Como se pode ver, utilizando-se de um raciocínio correto, livre de dogmas sectários, as traduções Gregas da nova aliança, mencionam as doze tribos seladas, ativas no evangelho. O leitor das Escrituras facilmente pode entender que a pregação do evangelho a todas as nações ocorreu por meio dos israelitas convertidos (Atos 1:8), e outras passagens de Atos reportam a israelitas pregando o evangelho, incluindo os apóstolos que foram parte desse grupo.
Apocalipse 7: 4-8 diz: “E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados; Da tribo de Aser, doze mil assinalados; da tribo de Naftali, doze mil assinalados; da tribo de Manassés, doze mil assinalados; Da tribo de Simeão, doze mil assinalados; da tribo de Levi, doze mil assinalados; da tribo de Issacar, doze mil assinalados; Da tribo de Zebulom, doze mil assinalados; da tribo de José, doze mil assinalados; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados”. É claro que essa lista não se baseia por ordem de nascimento dos patriarcas, nem se embasa nos nomes das tribos que herdaram a terra de Canaã; de fato, nesta lista Judá aparece primeiro, seguido de Rubem e dos demais patriarcas, cujos nomes foram tomados independentemente de qualquer ordem. Apesar de Rubem ter sido o primogênito de Jacó, seu grande erro (Gênesis 35:22) ao haver deitado com Bila, a concubina de Jacó, lhe custou a primogenitura, e a parir da benção de seu pai Jacó, Judá é nomeado o principal entre todos seus irmãos, por isso, nessa lista ele encabeça a seus irmãos.
A tribo de Levi não teve possessão na terra, mas foi contada devido a sua importância por ter sido a tribo escolhida por YHWH para o Seu serviço. A tribo de Dan não é contata, em seu lugar aparece a tribo de Manasses. A falta de informação impede conhecer a causa real para sua omissão. Em conjectura poderia se dizer que essa tribo, mesmo que genuína diante dos olhos de YHWH, não se qualificou para ser contada em Apocalipse 7 devido a sua forte tendência à idolatria que está testificada várias vezes nas Escrituras hebreias. Mas claro, isso é somente conjectura pessoal, com muitas perguntas por responder.
A tribo de Efraim é omitida apesar de ter tido possessão na terra de Canaã, em seu lugar aparece a tribo de José, que na realidade não é tribo em Israel. Conjeturando como feito com a tribo de Dan, poderia pensar-se que sendo Efraim o primogênito de José, o nome do pai é tomado como referencia à seu filho, em outras palavras, a tribo de José seria a mesma que a de Efraim, isso poderia ser sustentado pelo Salmo 78:67 “Além disto, recusou o tabernáculo de José, e não elegeu a tribo de Efraim”. Este Salmo menciona ao pai e ao filho como sendo uma só tribo, e poderia sugerir a razão pela qual o nome de Efraim é substituído pelo de José.
Características dos 144.000 selados (Apocalipse 14:1-5)
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É inegável que o direito a ser povo de YHWH na nova aliança é mais sublime em comparação a como foi na antiga aliança, já que na nova aliança é requerida a limpeza total, espiritual e do corpo, enquanto que na antiga aliança somente a limpeza do corpo era exigida. A eleição deste número demonstra as características pelas quais esses foram selecionados: O versículo 3 diz que esses foram “comprados da terra” e a última parte do versículo 4 amplia esse detalhe: “Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para YHWH e para o Cordeiro”. A declaração do versículo 3 e a do 4 tem o mesmo significado: Esses homens são as primícias, os primeiros frutos do evangelho. Na lei estava declarado que os primeiros frutos da colheita dos israelitas, deviam ser levados ao Templo para serem dedicados a YHWH; assim sendo, em alusão a Lei, o anjo declara a João, que aqueles 144.000 eram as primícias, os primeiros frutos do evangelho, para YHWH e para o Cordeiro.
Algumas interpretações se afastam totalmente do significado do texto traduzido para o Grego e invocam as interpretações que em suas organizações estabeleceram. Uma dessas interpretações se refere à palavra grega “egorasthesam”, a qual se refere a comprar algo ou alguém por preço, mas esse significado de maneira alguma quer dizer que depois de serem comprados sejam transportados aos céus, como algumas seitas e religiões interpretam.
Apocalipse 14; 4 diz:
“Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens.”
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Nenhum redimido por HaMashiach, se contamina com essa classe de costumes ou “mulheres”, porque a idolatria é um dos pecados mais detestados pelo Altíssimo, inclusive no mesmo livro (Apocalipse) é explicado de modo detalhado o vazio dos ídolos. Quando lemos em Apocalipse 14:4, que aqueles 144.000 não se contaminaram com mulheres não está se referindo a uma virtude que foi exclusiva deles, mas sim ressaltando a razão pela qual se lhes deu o privilégio, em caráter de primícias, de seguir o Cordeiro por onde quer que vá.
Apocalipse 14: 5 comprova claramente isso que se está dizendo: “E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de YHWH”. A característica que acompanhou aqueles 144.000 consistiu de serem encontrados sem mancha diante de YHWH. Foram sem mancha porque desde sua redenção nunca misturaram a pureza do evangelho com elementos estranhos que YHWH reprova. Nenhum deles sujou seu testemunho recebendo ou aceitando falsos ensinos. Na qualidade de genuínos redimidos falaram ao Todo Poderoso em espírito e em verdade, e com seu testemunho adoraram de forma limpa a YHWH e seguiram os passos do Cordeiro, e desde sua conversão até sua morte se mantiveram inalterados.
Algumas seitas se empenham por colocar-se nesse grupo, alegam que esse Israel é espiritual e não material, mas não levam em conta que os 144.000 selados o foram dentre todas as tribos de Israel, essa declaração não é nenhuma figura de retórica, e se entende segundo o que claramente está escrito, porque aqueles israelitas evangelizados no primeiro século de nossa era foram pessoas materiais. Não existem evidencias com as quais demonstrar que a tribo de Judá seja “espiritual”, que a de Rubem, seja “espiritual, etc. Muito menos existe na Palavra de YHWH um “Israel espiritual”, composto por gentios redimidos. O Israel de YHWH, mencionado por Paulo em Gálatas 6:16, não se refere a congregação reedificada pelo Mashiach, mas sim ao Israel da promessa, àqueles selados mencionados em Apocalipse capítulo 7.
Tradução e adaptação de estudo de Andrés Menjivar – http://www.iglededios.org. Pelo Presb. Sérgio – da congregação que está em Ferraz de Vasconcelos - São Paulo – Brasil
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