“Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. [João 13: 15]
Leitura base: 1Pedro 2: 11-25
Objetivo da lição: O cristão através dessa lição verá que um dos propósitos do Eterno, ao enviar seu unigênito a terra, foi para que nós víssemos um exemplo a seguir Nele.
1) A imensa maioria da humanidade não vê naquele Yahushua o filho do Altíssimo enviado a terra, um homem, como “o modelo ideal” a seguir. O vêem como a Deus, por isso jamais terão a intenção de tê-lo como um exemplo em suas vidas, tanto como menino, adolescente ou como adulto. Para o verdadeiro povo do Eterno, o Senhor, é ele o modelo a seguir em toda sua conduta.
O Filho, exemplo a seguir em todos os momentos da vida humana
2) O Filho, ao nascer na terra como homem, veio precisamente para ensinar a humanidade a maneira em que deve viver. Ele, como filho do Altíssimo, viveu em santidade em todos os momentos de Sua vida. (1Pedro 2: 21)
3) 1) Desde menino, viveu em sujeição a seus pais (Lucas 2: 51).
4) 2) Como adulto foi:
a) Manso e humilde (Zacarias 9: 9; Mateus 26: 67).
b) Obediente ao Pai, cumprindo com sua missão (Filipenses 2: 8).
c) Viveu em santidade, separado do pecado e do mundo (2Coríntios 5: 21; Hebreus 4: 15; 1Pedro 2: 22, 23).
O Filho do Eterno sendo carne foi perfeito
5) O Pai nos ensina que assim como humanos por meio de aflições podemos chegar a perfeição, como seu bendito Filho, Yahushua (Efésios 4: 13; Hebreus 2: 10; 5: 8, 9).
6) O homem que não tem a menor intenção de obedecer aos mandamentos do Senhor argumenta que é difícil ou impossível quardá-los, que Yahushua levou uma vida de perfeição porque era o Filho do Altíssimo. Não percebe o homem que Ele mesmo nos pede para chegar a esse estado (Mateus 5: 48).
Todos aqueles que são filhos também são chamados a serem perfeitos
7) Sabemos que o homem em sua origem foi perfeito, já que foi criado a imagem e semelhança do Senhor, sem engano, ao cair na desobediência veio a tornar-se imperfeito (Eclesiastes 7: 29; Gênesis 1: 27)
8) Mesmo assim o Eterno, no seu amor, através do plano da salvação e por meio de seu bendito Filho Yahushua nos chama a voltarmos para Ele, convidando-nos a ser novamente a sua semelhança (leia: Mateus 19: 21; Efésios 4: 13: Colossenses 1: 28; 2Timóteo 3: 17).
9) O homem em meio as suas imperfeições, se toma às mãos do Eterno, mesmo que sofra e seja atacado pelo adversário, pode vencer toda tentação, sendo levado pelo Pai Celestial a perfeição (1Pedro 5: 8-10), alcançando a semelhança do Filho de Yahweh, um corpo glorificado (Filipenses 3: 20, 21; 1Coríntios 15: 20-22).
10) Como exemplo disso, temos homens que desde a antiguidade chegaram a esse estado:
a) Jó (Jó 1: 1)
b) Noé (Gênesis 6: 9)
c) Abraão (Gênesis 17: 1; 26: 5).
Entre outros...
Estudo elaborado pelo Ministro Othoniel Y. Peres Fuentes – da igreja de Deus em México – traduzido e adaptado pelo Presbítero Sérgio – da igreja de Yahu'l em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário