Muitos que, nos dias de hoje, continuam a professar a sua fé em Yahushua o Messias continuam sem entender que a sua salvação só pode estar assegurada no Filho do Altíssimo se eles se deixarem enxertar no povo salvo, a “boa oliveira” que é a Israel do Eterno, o povo que se deixa santificar nos caminhos que YHWH, vem propondo ao mundo desde o princípio da Sua criação, e nos quais Seu Filho Yeshua andou. Este é o princípio básico da nossa salvação no Messias (Yahushua): o estarmos enxertados na Esposa do Cordeiro, a Israel do Eterno.
Comecemos por compreender um ensinamento básico: nós éramos gentios; estávamos sem Deus no mundo e alheios às promessas dadas a Israel; porém, deixamos de ser gentios (o zambujeiro, oliveira bravia que não dá fruto) quando nos convertemos a Yeshua e fomos enxertados na “boa oliveira” que é “a Israel do Eterno”, a que dá muito fruto para a vida eterna, tornando-nos assim herdeiros conforme a promessa feita a Abraão. E isso foi possível através do sangue de Yeshua, o Messias. Isto é bíblico. Efésios 2:11-13; 18-19 – “Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que naquele tempo estáveis sem o Messias, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Yahu'l no mundo. Mas agora no Messias Yehoshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Messias chegastes perto…Porque por ele [Yeshua] ambos temos acesso ao Pai em um mesmo espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Yahweh”.
Não tenhamos dúvidas: os que são de Yahushua, o Messias, são herdeiros conforme a promessa feita a quem? Feita a Abraão: Gálatas 3:27-29 – “Porque todos quantos fostes batizados em Yahushua já vos revestistes de Yahushua. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Yahushua. E, se sois de Yahushua, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”. Ora, sendo assim, se nos arrependemos do nosso velho “eu” e aceitamos ao Messias como o Senhor das nossas vidas, então tornamo-nos parte da Israel do Eterno, o povo eleito. E, se somos Israelitas, então a Lei/Torá dada a Israel através de Moisés também é para nós. Não podemos ter dúvidas a respeito deste ensinamento.
Todo aquele/a que se chega a Yahu'l de Abraão, Isaac e Jacob para O servir e amar, i.e. andar nos seus preceitos eternos, a Sua Lei/Torá, torna-se membro da família da Israel do Eterno. O mesmo se passou com os povos ou a mistura de gentes que saíram juntamente com o povo do Egito (Êxodo 12:38) e que foram batizados na travessia do mar e na coluna de fogo e na nuvem que os seguia e protegia, tornando-se Israelitas. E essa coluna de fogo e nuvem era YHWH: Êxodo 13:21-22; 1.Coríntios 10:1-2.
YHWH disse que houvesse somente uma lei tanto para o natural da terra como para o estrangeiro que nela peregrinasse: Êxodo 12:49 – “Uma mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós”. Números 15:15 – “Um mesmo estatuto haja para vós, ó congregação, e para o estrangeiro que entre vós peregrina, por estatuto perpétuo nas vossas gerações; como vós, assim será o peregrino perante YHWH”. Pois o Eterno não faz distinção de pessoas. Para Ele não há judeu nem grego (Romanos 10:12-13), mas agrada-Se daqueles que, em qualquer povo, tribo, nação ou língua faz o que Lhe apraz, i.e. anda na Sua Lei/Torá.
Temos os exemplos de Ruth, a Moabita (Ruth 1:16 “o teu povo é o meu povo, o teu Yahu'l é o meu Yahu'l” e de Raab, que em determinados momentos da História do povo de Israel se colocaram ao lado deste povo e se tornaram seus membros…a tal ponto que, mesmo sendo estrangeiras e até ali alheias à promessa dada aos patriarcas, se converteram em adoradoras do Yahu'l de Israel e até entraram na genealogia de Yeshua. Elas foram “enxertadas” no povo santo.

Por aqui vemos que Cornélio já estava enxertado na boa oliveira que é a Israel do Eterno quando Pedro foi chamado para o batizar com água. Não confundir o conceito de “Israel do Eterno” (o povo obediente e salvo, remido pelo sangue de Yahushua e que anda em obediência nos caminhos do Senhor), com a nação de Israel, em geral, no seio da qual, mesmo sendo da descendência de Abraão, há muitos ímpios que serão rejeitados “naquele dia” e condenados à destruição – morte eterna.

Infelizmente, assim estão muito hoje também. Seguem uma religiosidade ritualista, seja qual for a congregação a que pertençam, vão à igreja aos Sábados ou aos Domingos, mas não se converteram ainda a Yeshua. Isto mesmo nos é confirmado pelas palavras e ensinamento de Paulo: Romanos 9:6-7a – “Não que a palavra de Yahu'l haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos”.
Entende isso?
E não nos vangloriemos contra os ramos que foram cortados devido à sua incredulidade, e por nós termos sido chamados e enxertados, porque mesmo os que foram rejeitados devido à sua rebeldia, se se arrependerem voltarão a ser enxertados também na boa oliveira da qual faziam parte de forma natural. Lembremos que nós antes éramos o zambujeiro, a tal oliveira bravia que não produz fruto. Mas, agora, depois de enxertados voltamos a dar fruto, bom fruto para a vida eterna: Romanos 11:24 – “Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!”.
.jpg)
No passado, muitos rejeitaram a oportunidade única das suas vidas. Hoje sucede exatamente o mesmo: muitos ouvem ou lêem mas não crêem. Estão rejeitando a oportunidade única e gratuita das suas vidas – acederem à vida eterna por Yahushua: Hebreus 3:14-19 – “Porque nos tornamos participantes de Yahushua, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram; mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés. Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade”.
Por isso damos todo o crédito aos ensinamentos das parábolas de Yahushua, como a do semeador que lança a semente à terra, mas muita cai à beira do caminho ou outra cai entre pedras, onde o chão não a deixa germinar, etc. Os cuidados desta vida e a pouca vontade das pessoas abafam essa semente e ela fica improdutiva. Mas, toda a semente que cai em boa terra gera frutos: uns a cem, outros a sessenta e outros a trinta. Não sejamos pois incrédulos como os que hão de perecer, por falta de entendimento. Provérbios 10:21 – “Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento”, pela dureza dos seus corações. Ouvem mas não entendem nem crêem. Hebreus 4:1-2 – “Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram”.
E, no entanto, o ser humano tem que pôr nisto toda a sua diligência. Se deixar de buscar a Vida, irá perecer, para sempre. O Eterno ofereceu a Seu Filho em resgate de muitos…não de todos, porque sabemos que muitos não o aceitam nas suas vidas. Mas, aos que o buscam com sinceridade de coração/mente, então O Alto e Sublime responde a cada um, conforme às palavras de Yeshua: Lucas 11:9-10 – “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á”. Só depende de cada ser humano!
Os que nasceram de novo, da água (do batismo do arrependimento) e do espírito (pela lavagem da Palavra de que nos fala 1Pedro 1:23 – ver acima), tornam-se novas criaturas No Messias. Aos olhos de YHWH tornam-se membros da nação santa, a “Israel do Eterno”. Deus não faz acepção de pessoas: Romanos 10:12-13 – “Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”
Acreditamos que ficou bem claro que todos os que são do Messias são herdeiros conforme a promessa dada a Abraão. Logo são parte da “Israel do Eterno”AlleluYAH!
Vitor Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário