terça-feira, 26 de novembro de 2013

A "Loucura de Yahweh que o mundo não pode aceitar.


Vivemos num mundo cheio de insensatez e de homens cheios de idéias feitas, eivados da sua própria sabedoria e vaidade…mas, contudo, apesar da auto-suficiência do homem, ou por isso mesmo, vemos o estado lastimável em que o nosso mundo se encontra, quando regido por essa “sabedoria humana”. As consequências são visíveis em todos os campos da vida em sociedade. É constrangedor ver que o homem não seja capaz de reconhecer as suas insuficiências e erros e não procure emendar os seus caminhos. Porque, a continuarmos a ser conduzido debaixo desta “sabedoria humana”, diabólica, vemos que o mundo caminha para a destruição às mãos do próprio homem. Na realidade o homem enlouqueceu e não se dá conta disso. O homem perverteu tudo devido à sua ganância, egoísmo e vaidade. Por isso a terra está contaminada. Sofrem os homens, sofrem os animais e toda a restante criação de Yahweh.

Vem esta reflexão a propósito dos ensinamentos de Paulo que nos dizem que “a doutrina de Yahushua é loucura para o mundo”. Podemos então perguntar: onde está então a loucura senão no próprio homem? Sim, ao abandonar os caminhos e instruções que YHWH lhe havia proposto desde o princípio, o homem tornou-se louco. YHWH criou tudo perfeito e deu instruções ao homem sobre como viver em perfeita harmonia com tudo o que Ele criou, para que fosse feliz. O que fez o homem então? Tornou-se rebelde e esqueceu os conselhos do seu Criador. Passou a seguir os caminhos da sua auto-suficiência…enlouqueceu! Vejamos as palavras de Paulo que motivaram esta reflexão: 1Coríntios 1:17-21, 23 – “Porque Yahushua enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Yahushua se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Yahu'l. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Yahu'l louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Yahu'l o mundo não conheceu a Yahu'l pela sua sabedoria, aprouve a Yahu'l salvar os crentes pela loucura da pregação…Mas nós pregamos a Yahushua crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos”.



Sim, a sabedoria de Yahu'l tem sido como loucura para o mundo. Mas, embora esta passagem esteja claramente centrada na não aceitação de Yahushua pelo mundo, Ele que era e é o Caminho, a Verdade e a Vida, e que sem Ele não chegamos ao Pai, também a sabedoria de Yahu'l se vem manifestando ao mundo desde o princípio da criação através da vontade que Ele mesmo manifestou ao mundo, sendo que a Sua vontade se encontra traduzida para nós na Sua Lei. Daí que seja fácil de entender que a sabedoria dada por Yahu'l ao homem se encontra projetada nos dois únicos e grandes pilares da salvação do próprio homem:

• A aceitação do sacrifício de Yahushua, O Cordeiro de YHWH que tira o pecado do mundo, recebendo-o como nosso Salvador pessoal, e
• A vivência da nossa vida pela Sua instrução, a Sua Lei moral, a qual deverá ser o padrão de comportamento para todo o homem, porque esse é o dever de todo o homem, como nos é ensinado em Eclesiastes 12:13.

O que parece loucura ao homem do mundo (a “loucura” de Yahu'l) é sabedoria para Yahu'l e para os fiéis. Através destas palavras de vida vemos que Ele nos dá a conhecer que a Sua Lei é o mesmo que “as Suas palavras”, os “Seus mandamentos”, e que “sabedoria”, e “entendimento”, e “conhecimento de Yahu'l” e, também “justiça”, termos que conduzem sempre aos Seus preceitos eternos, a Sua Lei.

Quando nos é ensinado que “o justo viverá pela fé”, Ele não nos está a dar um conceito vago mas, antes, um conceito muito concreto:(.....) Até mesmo quando dizemos que amamos a Deus e não guardamos os Seus mandamentos e estatutos ou rejeitamos parte deles, tornamo-nos mentirosos e em nós não está a verdade: 1João 2:4 – “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”.


Como podemos nós intitularmo-nos santos (separados para YHWH) e rejeitarmos a Sua vontade, a Sua Lei, no todo ou em parte, pronunciando barbaridades bíblicas como “Cristo cumpriu a lei por nós”, ou “Cristo pregou a lei na cruz”, ou “a lei era para os judeus; eu agora vivo pela lei de Cristo”. Curioso: se assim fosse porque razão é que Yeshua teria necessidade de nos dizer em Mateus 5:17-19 que não veio abrogar/abolir a Lei ou os profetas?

Infelizmente muitos andam uma vida inteira a ouvir a pregação do evangelho sem nunca entenderem e crerem verdadeiramente nas palavras escritas pelos antigos servos do Senhor. Muita da culpa está também nos pregadores que não estão verdadeiramente convertidos a Yahushua. Ora, se estes não conhecem a verdade, também não a podem transmitir aos que os ouvem. Este é o drama das congregações “cristãs” dos nossos dias.

Salmo 40:7-10 – “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito. Deleito-me em fazer a tua vontade [Lei], ó Yahu'ls meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. Preguei a justiça na grande congregação [Israel]; eis que não retive os meus lábios, YHWH, tu o sabes. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade [Lei]”.

O profeta Daniel orando ao Altíssimo e falando a respeito das transgressões de Israel e Judá, diz-nos ainda hoje: Daniel 9:13 – “Como está escrito na lei de Moisés[Torá], todo este mal [castigo, maldição] nos sobreveio; apesar disso, não suplicamos à face de YHWH nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniquidades, e para nos aplicarmos à tua verdade [Lei]”.


Esta questão é de tal importância na vida do que quer seguir a Yahushua, que o Livro de Provérbios chega a dizer ao homem: Provérbios 28:9 – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. Deus abomina a transgressão da Sua vontade [Lei]. Não é pretensão nossa. Tal encontra-se expresso na Sua Palavra de Gênesis a Apocalipse. Deus fará separação entre o ímpio e o que O serve, em fé e obediência. Nunca a graça de Deus pode ser derramada sobre os injustos, sobre todos os que são rebeldes para com a Sua vontade.

O que é preocupante também é que muitos responsáveis religiosos que dizem seguir a Yahushua ignoram estas coisas; ou, pior ainda, procuram contradizê-las. São falsos obreiros. Usam o santo Nome de Yahushua mas negam a eficácia da Sua pregação e ensinamento. Na mesma carta aos Coríntios, Paulo continua a ensinar-nos: 1Coríntios 3:18-20 – “Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Yahu'l; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos


Então. Quem crê hoje nestas palavras e está disposto a mudar a sua vida, arrependendo-se dos seus maus caminhos e chegando-se a Yahushua para salvação das suas vidas? Quantos? Onde estão?

Vejamos o que nos diz ainda Paulo acerca da loucura do homem: 1Coríntios 1:27-29; 2:14 – “Mas Yahu'l escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Yahu'l escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Yahu'l escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele…Ora, o homem natural não compreende as coisas do espírito de Yahu'l, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. O que é o homem natural? É todo aquele que ainda não acordou para a verdade de YHWH. É o homem que se deixa dominar pela carne e cuja esperança de vida está centrada nas coisas deste mundo, que são passageiras, efêmeras. Por isso toda a pregação de Yahushua lhe parece loucura, porque não tem condições (espirituais) para discernir a verdade.

Enquanto caminharmos pelos nossos próprios caminhos dizendo, “eu acho que”, e não nos sujeitarmos à vontade de Deus [a Sua Lei], em obediência a todos os preceitos que O Filho Yeshua também abraçou em obediência, estaremos a caminhar por caminhos alheios ao caminho da vida. Os que rejeitam a vontade de Deus nas suas vidas e assim preferem andar, terão como recompensa a morte/destruição eterna.

Sabemos assim que a “loucura” de Yahu'l é vida para todos os que crêem no Seu Nome e no do Seu Filho Yahushua e que andam segundo a Sua Palavra de vida

Trechos do artigo escrito por Vitor Quinta



Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 Frases Sobre Cultivar a Gratidão

Apenas hoje estou reconhecendo a oportunidade em vez do obstáculo. A bondade em vez da apatia, a luz no lugar da escuridão, o amor em ve...