O ser humano vive de esperança e fé. Mas, tanto a esperança como a fé serão vãs se não estiverem alicerçadas em Alguém que é Eterno, Criador, Todo-Poderoso, e que está acima de tudo o que foi criado por Ele mesmo. Esse Alguém manifestou-se ao homem de muitas e variadas maneiras e deu provas ao longo do tempo que a Sua Palavra é confiável. Ao contrário da Sua Palavra ou manifestação da mesma, não há nada mais em que o ser humano possa confiar. Confiar noutro ser humano é impensável, pois ele é tão falível como nós mesmos. Pela boca do profeta, A Palavra diz-nos: Jeremias 17:5 – “Assim diz YHWH: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração de YHWH!”
Estas palavras não podem ser mais claras. Vamos então confiar em quem? Em príncipes? No nosso pai ou na nossa mãe? De maneira nenhuma! Sai-lhes o espírito e voltam para a sua terra, como a mesma Palavra nos ensina. A salvação da nossa alma não a podemos entregar na mão de ninguém, a não ser Naquele que se entregou por nós – Yeshua, O Messias. A Palavra também nos diz que nem em nós mesmos devemos confiar (nas nossas próprias capacidades), quanto mais noutros que são carne como nós: Provérbios 28:26 – “O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria [segundo a instrução de YHWH, a Sua Torá], será salvo”.
Por vezes o homem arranja conflitos com os da sua própria família só porque abraçou a fé em Yeshua e colocou a sua confiança Naquele que tudo pode. Se este/a não forem capazes de se entregar, com confiança, na mão do Eterno, então poderão não estar aptos para tão grande salvação. É dramático mas é verdade, porque a boca de Adonai o disse.
Voltemos ao profeta: Jeremias 17:7-8 – “Bendito o homem que confia em YHWH, e cuja confiança é YHWH. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto”.
Assim é todo aquele/a que entrega a sua vida a YHWH e se deixa conduzir no caminho da vida. Tal como o castigo veio sobre a humanidade pela desobediência de um só – o Adão terreno, também a recompensa e a vida verdadeira virão por Um Só homem – O segundo Adão, o Senhor Yeshua. A nossa recompensa virá pela fé e pela obediência à Palavra de Seu Pai: Salmo 32:10 – “O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia em YHWH a misericórdia [graça; perdão] o cercará”. Hebreus 11:6 – “Ora, sem fé [e obediência] é impossível agradar-Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Elohim creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.
Adonai exige do ser humano que este O busque e que confie Nele. A seu tempo ele verá as bênçãos do Alto e Sublime derramadas na sua vida e aprenderá a confiar totalmente. Olhemos para alguns exemplos de servos fiéis que confiaram no Todo-Poderoso.
Vejamos as palavras de David:Salmo 37:4-5 – “Deleita-te também em YHWH, e [Ele] te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho a YHWH; confia nele, e ele o fará”.
A brevidade dos dias do ser humano leva-o a desejar ver a resolução dos seus problemas nesta vida de uma forma imediata. Todos desejariam ser atendidos nas suas preces de forma visível e imediata. Mas, O Criador Todo-Poderoso não atua como o homem. Costuma-se dizer que Ele escreve direito por linhas tortas e é bem verdade. Por vezes Ele coloca-se à prova para depois nos ajudar a superar as nossas dificuldades e vencer essas provas, tornando-nos assim mais fortes e confiantes. Ele não nos entrega as coisas “de mão beijada”; bem pelo contrário, temos que trabalhar e ser capazes de alcançar o prêmio, ainda que esse prêmio seja a superação de uma dificuldade séria na nossa vida. Salmo 84:5, 7 – “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados…Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Elohim”. Pois é isto mesmo: vão indo de força em força…alcançando e vencendo etapas na sua vida, com esforço próprio, mas também com a ajuda do Altíssimo, pois sem a Sua ajuda tudo seria em vão.
Que é então necessário para que o homem alcance o favor de Adonai Altíssimo? Já atrás vimos: temos que confiar Nele e só Nele…esperando, com paciência o momento que Ele achar propício para que essa ajuda venha. Tem assim que entregar o seu coração/mente e abrir-se com total honestidade de coração, rogando o auxílio do Eterno, confiando que será ouvido e atendido: Salmo 86:11-13a – “Ensina-me, YHWH, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Adonai Elohim meu, com todo o meu coração, e glorificarei o teu nome para sempre. Pois grande é a tua misericórdia para comigo”.
De resto, é isto mesmo que Adonai pede do homem: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração [a tua mente]”: Provérbios 23:26 – “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos [a Minha Lei/Torá]”.
Vejamos melhor o que O Santo de Israel pede de cada um/a dos seus filhos: Provérbios 3:1-7 – “Filho meu, não te esqueças da minha lei [Torá], e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade [fé transformada em ação]; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração [na tua mente]. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Elohim e do homem. Confia em YHWH de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme a YHWH e aparta-te do mal”.
Quando isto acontece na vida do discípulo através de uma profunda e sincera transformação interior, então a sua vida passa a ser regida pelo Santo, pelo Eterno. É como disse Paulo nas suas cartas: Gálatas 2:20 – “Já estou crucificado com o Messias; e vivo, não mais eu, mas o Messias vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Elohim, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Colossenses 3:1-4 – “Portanto, se já ressuscitastes com o Messias, buscai as coisas que são de cima, onde o Messias está assentado à destra de Elohim. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos[para o mundo] e a vossa vida está escondida com o Messias em Elohim. Quando o Messias, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”.
E a verdade é simplesmente esta: se não morrermos primeiro (para o mundo do pecado) não poderemos renascer e transformar em novas criaturas, i.e. nascer de novo, renovados no espírito de YHWH e na verdade de Yeshua, o Messias.
Quão grande e profunda transformação interior é necessária ocorrer na vida do discípulo para que estas palavras possam ser uma realidade e uma bênção na sua vida? Grande e muito profunda transformação! Não deixemos que os nossos corações se endureçam com as provações e cuidados desta vida, pois basta a cada dia o seu mal, como nos é ensinado na santa Palavra. Olhemos para cima, olhemos para Ele pois é Dele que nos vem o socorro e o gozo espiritual. É Ele que nos socorre nos momentos de angústia e transforma a nossa tristeza em esperança e visão num futuro radiante.
Falamos na imperiosa necessidade de nos transformarmos interior e exteriormente, para passarmos a viver com um espírito renovado no/e pelo Santo de Israel. A velha criatura com os seus velhos hábitos e formas de desobediência têm que morrer para dar lugar a uma nova criatura renovada no espírito de YHWH. Tal transformação, de profunda que tem que ser, implica uma nova maneira de viver e, por isso mesmo, novas atitudes e comportamentos perante a vida: 1.João 3:9, 5:18 – “Qualquer que é nascido de Elohim não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Elohim…Sabemos que todo aquele que é nascido de Elohim não peca; mas o que de Elohim é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”.
Esta transformação em nova criatura tem que ser visível aos olhos do nosso semelhante. Essa nova maneira de pensar e olhar para a vida na óptica dos ensinamentos eternos do Santo de Israel irá condicionar todos os nossos atos futuros. O que assim se deixa orientar pelo espírito de YHWH passa a viver pelos frutos desse mesmo espírito:
• Em paz com todos os homens, se tal depender do próprio, sendo longânimo e tardio a irar-se;
• Em caridade e amor com todas as criaturas do Altíssimo, relevando-se até na forma como trata os animais e toda a criação de Elohim;
• Em esperança e fé, aspirando à próxima vinda do Rei e a estar presente no seu Reino eterno;
• Trajando de forma singela e modesta, com compostura e recato;
• Meditando na Palavra do Eterno e procurando conhecer toda a vontade do Altíssimo, de forma a aplicá-la na sua vida diária, em obediência, e disso tirando grande gozo espiritual;
• Em santificação, i.e. de acordo com todos os preceitos de YHWH, sem a qual ninguém verá O Santo, afastando-se assim de toda a forma de mal e de pecado que antes dominou a sua vida;
• Em mansidão e temperança, tomando a Yeshua como exemplo, sendo sóbrio em tudo…andando como ele andou – 1.João 2:6.
Mais poderia ser acrescentado a estas indicações, mas lembremos que aqueles/as que assim não procedem não podem herdar o Reino de Elohim. Todo o que quer fazer parte deste povo remido no sangue de Yeshua tem que marcar uma profunda diferença na sua maneira de viver face ao mundo. Essa diferença deve ser reveladora de alguém que está verdadeiramente convertido.
Sejamos pois prudentes e sábios na forma como vivemos todos os dias da nossa peregrinação neste mundo. Sobre estes aspectos devemos meditar nas palavras de Yeshua em Mateus 5:2-14 e nas de Paulo em Gálatas 5:22. Em suma, retenhamos as palavras do Santíssimo: “Sede santos porque Eu Sou santo” – 1.Pedro 1:16. Elohim quer-nos separados para Ele, longe da contaminação do engano e da maldade que habitam nos corações dos homens. Quer-nos separados como filhos preciosos, pelos quais Yeshua, Seu Filho, entregou a sua vida. Salmo 37:27-28 – “Aparta-te do mal e faze o bem; e terás morada para sempre. Porque YHWH ama o juízo [a Sua santa Lei/Torá] e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada”.
Não nos deixemos pois perturbar ou abalar na nossa fé face aos graves acontecimentos que se estão a dar no mundo, e que irão aumentar de cadência e gravidade à medida que o dia do retorno de Yeshua se aproxima, e que estão a perturbar todas as nações. Confiemos nele somente, porque ele tem um maravilhoso propósito para cada um dos seus fiéis. Vigiemos e oremos, ensina-nos a Palavra. Que tipo de ajuda devemos então pedir já hoje ao Altíssimo? Eis a resposta: Salmo 51:10-11, 15-17 – “Cria em mim, ó Elohim, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu espírito santo…Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Elohim são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Elohim”. “Um espírito quebrantado e contrito”…um espírito rendido à Majestade do Adonai Todo-Poderoso. Rendamos-Lhe graças e louvores, pois só Ele é digno de louvores e de graças.
Adonai quer um coração/mente arrependido e contrito, pronto a confiar Nele e só Nele. O que Adonai quer de nós é uma entrega total; um espírito que confia plenamente na Sua direção. Ele deseja que andemos em obediência e fé nos caminhos/veredas que Ele nos propõe na Sua Palavra, a Sua Lei/Torá: 1. Samuel 15:22 – “Porém Samuel disse [a Saul]: Tem porventura YHWH tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra de YHWH? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”.
Não nos fiquem dúvidas: um coração/mente contrito/arrependido é um coração que deseja andar em obediência em todos os preceitos que YHWH deu ao homem para que vivesse: Mateus 9:13 – “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento”.
A profunda transformação interior a que aludimos mais acima chama-se “arrependimento”. Tal arrependimento ter que ser sincero aos olhos do Criador, pois só Ele conhece os nossos corações e a sinceridade desse arrependimento. Quem pecou não viva mais pecando. Transforme a sua vida de tal forma que o seu novo padrão de conduta passe a ser toda a vontade do Eterno, a Sua Lei/Torá. Se assim proceder, vivendo pela fé nos preceitos eternos, não falhará e obterá, seguramente, a graça do Alto e Sublime que só pode ser derramada sobre os filhos obedientes.
Bom entendimento têm todos os que se chegam a YHWH (enquanto é tempo) para O servir em amor e com temor e que guardam os Seus mandamentos, juízos, estatutos e testemunhos, tanto os que nos foram legados na Lei/Torá, como toda a instrução do Santo veiculada pela palavra dos profetas e do Ungido de YHWH, O Senhor Yeshua. Lucas 11:28 – “Mas ele [Yeshua] disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Elohim e a guardam”. “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”, disse o Filho do Altíssimo (João 15:14), assim como disse também “qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe” (Mateus 12:50). De resto, como nos é dito em Eclesiastes 12:13 – “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Elohim, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”.
Lembremos algumas advertências do apóstolo João: 1.João 2:4, 6 e 9 – “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade… Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou… Aquele que diz que está na luz [na Torá, no Messias, no conhecimento e sabedoria do Alto e Sublime], e odeia a seu irmão, até agora está em trevas”.
Voltando a questão central deste trabalho, a nossa confiança em YHWH, O Todo-Poderoso: se no nosso coração/mente não formos capazes de confiar no Seu poder incomensurável e na Sua benignidade para conosco, é porque o nosso coração não está verdadeiramente convertido e entregue ao Eterno. É porque ainda lemos a Sua Palavra e nela não conseguimos discernir as coisas espirituais e a vida que essa mesma Palavra contém! É porque não somos capazes, ainda, de equacionar o plano do Eterno para todo o povo que Ele mesmo chamou, a Sua Israel, a qual é composta de seres humanos verdadeiramente convertidos e entregues, vindos de todos os tempos, povos, tribos, nações e línguas. É porque ainda não somos capazes de escrutinar os acontecimentos históricos e neles ver o poder do Santo de Israel, O qual anunciou previamente aos Seus profetas todas as coisas que haveriam de suceder…e sucederam, no seu tempo próprio, o tempo determinado pelo Adonai YHWH.
É porque ainda não confiamos que tudo o que está para suceder nos dias vindouros e que foi profetizado e anunciado pelos santos profetas, vai mesmo suceder. O tempo da vinda do Rei e Sumo Sacerdote está muito perto. Ora vem, Adonai Yeshua. Haja paz sobre Jerusalém.
Não nos esqueçamos disto: se o nosso coração/mente e confiança não estiverem estribados nas palavras e nas promessas de vida eterna dadas por YHWH, então Ele não estará conosco quando os dias de aflição vierem sobre toda a humanidade.
Lembremos as palavras do profeta para esses dias: Malaquias 3:16-18 – “Então aqueles que temeram a YHWH falaram frequentemente um ao outro; e YHWH atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram a YHWH, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz YHWH dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Elohim, e o que não o serve”. Salmo 58:11 – “Então dirá o homem: Deveras há uma recompensa para o justo; deveras há um Elohim que julga na terra”.
Os dias de angústia das nações já estão à vista…estamos a vivê-los hoje mesmo. Só os que têm o seu entendimento obscurecido pelo adversário dos humanos é que não são capazes de reconhecer os sinais de perturbação. Estes são os dias e sinais que foram há muito anunciados pelos profetas e pela boca do filho do Elohim de Israel, em partes de Mateus 24. Acordemos enquanto é tempo e busquemos a YHWH, porque Ele é Poderoso e Misericordioso para com todos os que O buscam com sinceridade de coração e com rogos e que procuram servi-Lo de acordo com os Seus preceitos, a Sua Lei/Torá. Daniel 12:1, 3 – “E naquele tempo [nos dias da angústia e da tribulação de Jacob] se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro… Os que forem sábios [que vivem conforme aos preceitos eternos], pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça [a Lei/Torá], como as estrelas sempre e eternamente”.
Sim, porque o juízo de YHWH virá e será derramado sobre toda a humanidade. Quando Yeshua, O Rei, vier, ele separará as ovelhas dos bodes. Estes estarão destinados à destruição. Os que preferem viver em injustiça (os bodes) serão destinados ao desprezo e destruição; mas os servos fiéis e obedientes, cuja confiança está posta no Adonai YHWH e no poder resgatador do sangue de Seu filho, esses herdarão a vida eterna. Haverá castigo eterno para uns e recompensa eterna para outros. Mateus 25:46 – “E irão estes [os bodes] para o tormento eterno [aniquilimamento no lago de fogo], mas os justos [as ovelhas] para a vida eterna”.
É isto difícil de entender? É isto difícil de crer?
Provérbios 19:21 – “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho de YHWH permanecerá”.
Coloquemos pois a nossa confiança, esperança e fé em todas as palavras do Eterno e deixemos que seja Ele a conduzir as nossas vidas durante o tempo da nossa peregrinação, de acordo com o Seu santo conselho/instrução/ensino/Lei/Torá.
AlleluYAH
Vitor Quinta
Nenhum comentário:
Postar um comentário