No meio de tantos, só um é legítimo, o original, aquele que era anunciado por Yahushua em Seu ministério há 2000 anos atrás (Mt 9.35), e continua sendo pregado até hoje por um remanescente fiel a Ele.
Este é o Evangelho do Reino.
Yahushua disse que quando este Evangelho fosse pregado em todo o mundo, o mundo estaria preparado para Seu retorno, e então viria o fim.
No meio de tantos evangelhos, desde a igreja primitiva os apóstolos já advertiam o povo para se acautelar do que era falso, para que não fossem enganados, contaminados ou iludidos e se perdessem da verdade do Reino (Gl 1.6-8).
É triste ver que muitas pessoas que se denominam cristãs ou evangélicas na realidade nunca fizeram parte do Reino, porque creem e vivem um evangelho falso, o evangelho do homem.
Para sermos livres do erro e do engano, precisamos conhecer bem o verdadeiro Evangelho, o do Reino, para que toda vez que formos cercados pelo falso evangelho, possamos identifica-lo prontamente, e repudia-lo.
O evangelho do homem tem caractérísticas bem distintas do Evangelho do Reino, vamos a elas:
O evangelho do homem prega todas as promessas e bençaos SEM as condiçoes do reino colocadas por Yahushua para que tais promessas se cumpram.
O Evangelho do Reino prega as promessas, mas advertindo que existem CONDIÇOES para que se cumpram, como: obediencia, renuncia e arrependimento.
O evangelho do homem tem como centro da mensagem a FELICIDADE PESSOAL. É o evangelho onde o homem impoem condiçoes a Yahweh para obedece-lo, há uma inversao de papeis. "se Deus me fizer isso, obedecerei..."
O Evangelho do Reino prega que o homem deve buscar a Yahweh e a Sua justiça, a alegria é somente uma consequencia, mas nunca o centro da busca. Disse-lhe Yahushua: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14:6.
O evangelho do homem é o evangelho da auto-ajuda, é assistencialista. O homem quer saber como será ajudado em suas necessidades, pelos outros homens.
O Evangelho do Reino não é da auto-ajuda e sim da AJUDA DO ALTO. Ensina a estender as maos ao necessitado, mas nunca deixando de ensina-lo a buscar no Reino, em Deus, o socorro, o milagre, o auxilio.
No evangelho do Reino nao há lugar para decepção com homens, pois sabe-se que a ajuda vem do Alto.
O evangelho do homem diz que se voce fizer uma oraçao, ainda que sua vida nao mude, voce é salvo da condenação eterna.
O Evangelho do Reino prega que se voce entregar sua vida a Yahushua, e a partir dessa oraçao voce PRODUZIR FRUTOS DE ARREPENDIMENTO.
A doutrina da regeneraçao não é aprensentada no evangelho do homem.
Mas Yahushua deixou claro que para ver o Reino é NECESSARIO NASCER DE NOVO (Jo 3.3), isso fala de ser uma nova criatura, nao de repetir uma oração sem mudança de vida na sequencia.
A evidencia de que alguem entrou pela porta estreita é uma vida sendo transformada a cada dia.
O evangelho do homem prega uma "conversao sem compromisso", mude de religião e está tudo bem.
O Evangelho do Reino prega uma conversão com condiçoes para que nos tornemos discípulos de Yahushua. Para ser discípulo, Ele é o mestre, e temos que carregar nossa cruz (Lc 14.26-27).
No evangelho do homem a consagraçao é opcional, voce se santifica se quiser, abandona o pecado quando achar que é a hora.
No Evangelho do Reino consagraçao e conversao SAO A MESMA COISA. Não existe uma sem a outra.
O evangelho do homem trata de um reino futuro, por isso o homem nao precisa se preocupar em se santificar hoje.
Não basta recebermos o Evangelho do Reino, o Ap. Paulo nos exorta a nos conservarmos nele (1 Co 15.1-3); pois com o passar do tempo podemos nos distrair, nos corromper, sofrer más influencias, por isso temos que vigiar.
O grande desafio é chegar no final dessa corrida com uma fé pura, fazendo TUDO pelo Evangelho do Reino, para que ao prega-lo, nós mesmos não venhamos a ser reprovados (1 Co 9.23-27).
Que o Senhor renove em ti uma fé pura, e que você seja uma vitrine do Evangelho do Reino neste mundo.
Yahweh te abençoe!
(Sheila Vianna)
(Sheila Vianna)
(Post inspirado em:
"A doutrina esquecida" de Paul Washer e "Modelo" de Joaquim Costa Junior)
"A doutrina esquecida" de Paul Washer e "Modelo" de Joaquim Costa Junior)
Nenhum comentário:
Postar um comentário