Primeiro gostaria de emitir minha opinião de que eu acho que é uma grande mentira ele dizer que já foi consultado por 1.700 pastores e que ajudou espirtualmente estes lideres religiosos. E deixar bem claro que a biblia condena tal prática de feitiçaria ou aqueles que vão consultá-los. Mas que algum pseudo-pastor desavisado foi pedir ajuda a ele, sinceramente eu não duvido. E há até um video mostrando o fato que achei por bem não postar pois sei que não ia acrescentar em nada. Mas quero depois colocar um estudo a respeito da feitiçaria e o que diz a palavra de Yahweh.

Em Gana, seu país natal, Nana Kwaku, 39 anos, é uma celebridade. Casado pela terceira vez, já tem 14 filhos (nove deles são adotados). Coordena um verdadeiro império religioso, formado por uma rede de templos e uma escola de feiticeiros, além de casas, carros e uma fazenda de gado em seu nome. Ele aparece regularmente em programas televisivos em seu país e vários de seus eventos reúnem uma multidão de pessoas que procuram pela “benção”. Já fez suas cerimônias em vários países do mundo, especialmente onde há imigrantes ganeses.


Em Gana, 71% dos 25 milhões de habitantes se identificam como cristãos, enquanto apenas 5% dizem seguir a religião tradicional, indica o Censo de 2010. Contudo, Kwabena Asamoah-Gyadu, professor do Cristianismo Africano no Trinity Theological Seminary, de Acra, capital de Gana, disse que esses números não correspondem à verdade, pois a maioria das pessoas tem vergonha de admitirem que recorrem regularmente à feitiçaria.

Bonsam afirma estar farto de ser atacado publicamente por muitas pessoas que o procuraram em segredo. Segundo ele, já “ajudou” mais de 1700 pastores africanos com feitiços para que suas igrejas crescessem. Em 2 de abril de 2008, em um famoso episódio que chamou a atenção da mídia em Gana, Nana Kwaku invadiu a igreja de Collins Agyei Yeboah, um conhecido pastor pentecostal da cidade de Kato. Acompanhado por policiais e repórteres, ele acusou o pastor de pedir ajuda dos deuses, mas não pagar pelo serviço. Yeboah foi constrangido diante dos fieis a devolver um ídolo que lhe fora dado pelo feiticeiro. No vídeo gravado na ocasião, é possível ver o pastor se defendendo, mas acaba sendo levado pela polícia. Aparece dizendo que realmente tinha consultado Bonsam, mas nunca recebeu os poderes que lhe foram prometidos. No final, acaba devolvendo o ídolo.
Desde então, pastores pentecostais em Gana passaram a desafiá-lo regularmente para “batalhas espirituais” para provar quem possui o maior poder, mas os resultados não são visíveis. Curiosamente, com isso a popularidade de Bonsam “explodiu”, e ele passou a ser procurado constantemente por empresários e políticos de Gana e dos países vizinhos. A multidão que visita seu templo, que tem 18 salas, paga uma “oferta de gratidão” equivalente a dez reais, mais os custos do “ritual”. Ali são realizados sacrifícios de animais, e “poções” são preparadas e distribuídas. Supostamente elas ajudarão as pessoas a conseguirem o que desejam. Com informações de NY Times, My Zimbabwe e Sahara Reporters.
“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”(Deuterenômio 18:9-13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário